Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Cadastre-se
Receba semanalmente as manchetes da seção de notícias.
Clique aqui.

Eventos
Junho
Julho

Agosto
Setembro

Divulgue
seu evento

 

Notícias
25/06/04
Biotecnologia
Mapa genético do milho tropical pode auxiliar melhoramento vegetal
A diversidade genética dos cultivares de milho mais utilizados no Brasil foi o foco de pesquisadores do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Unicamp, em parceria com pesquisadores da Esalq, que realizaram um estudo sobre o mapa genético do milho tropical, publicado na revista científica Hereditas. No estudo, foram investigadas as relações de parentesco genético de 96 linhagens de milho tropical por meio de uma técnica de biologia molecular conhecida por AFLP. A técnica permite determinar diferentes características de DNA e marcadores moleculares - que identificam diferentes linhagens. (Leia mais)
24/06/04
Saúde e Trabalho
Ambientes de trabalho quentes aumentam incidência de pedras nos rins
Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Unifesp, os trabalhadores de siderúrgica têm mais chances de desenvolver pedras nos rins do que aqueles que trabalham longe do metal incandescente. A resposta para isso está nas altas temperaturas dos ambientes internos desse tipo de indústria. (Leia mais)
23/06/04
Pecuária
Pesquisa analisa eficiência de ração na alimentação de bovinos
Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), cientes da importância do uso de ração concentrada para a alimentação do gado em confinamento, dos níveis de oferta desse concentrado e de seu custo, demonstraram em pesquisa recente que a eficiência na conversão de ração concentrada em ganho de peso e produção de leite é ainda baixa no Brasil quando comparada a países da América Latina, e que ainda é necessário otimizar essa prática para que apresente resultados positivos. (Leia mais)
22/06/04
Biodiversidade marinha
Falta de conhecimento sobre fauna marinha preocupa pesquisadores
Especialistas no estudo dos peixes (ictiologistas) estão preocupados com a sobrevivência de animais ainda desconhecidos, que habitam as águas brasileiras e adjacências. Como ainda não há um levantamento detalhado sobre a fauna oceânica local, muitas espécies podem estar ameaçadas, entre elas a quimera recém-descoberta no Brasil, batizada de Hydrolagus matallanasi. Considerado um fóssil vivo, o peixe pode ser o elo que faltava na cadeia evolutiva de seu grupo. (Leia mais)
21/06/04
Tecnologia da Informação
Microsoft ameaça processar promotor do software livre no governo brasileiro
No último dia 14, o diretor presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Sérgio Amadeu, recebeu da Microsoft um pedido de explicações, prática que antecede a um processo judicial. Em reportagem da revista Carta Capital, Amadeu teria acusado a empresa de práticas comerciais semelhantes a de traficantes. Seria uma referência à prática da Microsoft de doar seus programas para projetos de inclusão digital, criando um público cativo de pessoas ensinadas a trabalhar com sua linguagem. Dependendo da resposta de Amadeu, a empresa poderá processá-lo, baseando-se na Lei de Imprensa, sob a acusação de difamação. (Leia mais)
21/06/04
História/Música
Interior é berço da tradição de samba paulista
O destino de muitas pesquisas científicas é a prateleira empoeirada das bibliotecas e arquivos. Mas quando o tema é memória, nem sempre é assim. Exemplo disso foi a palestra e roda de samba intitulada O samba paulista e suas estórias, realizada por Olga von Simson, do Centro de Memória Unicamp, e pelo grupo de roda de samba Cupinzeiro, no dia 16, dentro do programa Panorama Musical da Casa do Lago, espaço cultural da Unicamp. A palestra/show teve como objetivo reconstruir a trajetória sócio-histórica e cultural do samba paulista, mostrando suas origens rurais e interioranas e sua gradativa integração ao viver urbano em São Paulo e Campinas. Tudo isso complementado pela execução de sambas tradicionais e novos sambas de raiz nos intervalos da palestra, com acompanhamento das palmas da platéia. (Leia mais)

Leia também no Radar da Ciência:

Globalização, disseminadora de várias doenças

Mudanças marcantes, envolvendo a espécie humana, têm ocorrido nas últimas décadas. Predadores microbiológicos, vírus, bactérias e fungos, com características similares às encontradas anteriormente, estão presentes e participam como fatores que modificam a sobrevivência do indivíduo e o sucesso do aumento populacional. A globalização tem colaborado com a penetração e o alastramento de viroses, como o vírus da imunodeficiência humana, que ainda se mantém como importante causador de doença infecciosa sem cura e desconhecido sob alguns aspectos, apesar dos enormes avanços realizados no campo do diagnóstico molecular, biotecnológico e terapêutico.

Po
r José Pascoal Simonetti

Luciene Zanchetta, Gabriela di Giulio, Margareth Franco,
Solange Henriques, Rafael Evangelista, Patricia Mariuzzo

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br
© 2001
SBPC/Labjor

Brasil 

'