Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Eventos
Outubro

Novembro
Dezembro

Divulgue
seu evento


 


Rótulos ambientais ainda representam barreiras
para comércio agrícola
no Brasil

No inicio da década de 1990, as iniciativas de criação de rótulos ambientais aumentaram em todo mundo. Esses "rótulos verdes", concedidos através de normas, a maioria delas da série ISO 14000, são hoje exigidos por diversos países para importar produtos agrícolas e industrializados, o que representa uma barreira para o comércio de produtos agrícolas em países como o Brasil, que tem pouca certificação ambiental. Essas normas ambientais são feitas através de parâmetros de avaliação dos impactos ambientais de produtos e processos de produção. Uma das principais metodologias utilizadas para fazer essa avaliação é a chamada Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que será tema do Seminário Internacional sobre Aplicações do Ciclo de Vida que acontecerá no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas (SP), no próximo dia 20.

De acordo com Leda Coltro, pesquisadora do Ital e uma das organizadoras do evento, existe uma grande expectativa sobre as discussões planejadas para o evento sobre a relação entre a avaliação de impactos ambientais, certificações e o mercado. Participarão do seminário o presidente do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil, Haroldo Mattos de Lemos, além de vários pesquisadores e representantes de empresas multinacionais que aplicam a ACV.

O método de ACV foi criado dentro de uma filosofia de ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável, que procura equilibrar a visão de preservação ambiental com a necessidade de desenvolvimento tecnológico. A principal meta é transformar os fluxos de materiais unidimensionais em ciclos ecológicos que levem em conta todo processo desde a captação da matéria prima até o descarte. Assim, o processo de produção incorpora noções como reciclagem e reaproveitamento e não apenas produção e descarte. "É importante não apenas rever alguns pontos críticos do processo produtivo, mas também, usar a ACV pensando em desenvolver produtos com impacto ambiental menor", salienta Coltro.

A ACV também é aplicada no processo de reciclagem, buscando o chamado "ponto ótimo". Segundo a pesquisadora, a maioria das pesquisas realizadas tem demonstrado que a reciclagem diminui o consumo de recurso e emissões, reduzindo assim, o impacto ambiental dos produtos e gerando economia para as empresas. No entanto, o processo de reciclagem possui uma logística de transporte e necessidade de limpeza das embalagens, o que pode tornar a reciclagem uma alternativa ambientalmente e/ou economicamente menos favorável se a recicladora estiver muito distante do local de coleta do material a ser reciclado. O "ponto ótimo" é justamente o ponto encontrado por meio da análise do processo de reciclagem e do aprimoramento dos métodos usados, em que existe o máximo de economia de recursos. "Para fazer ACV é importante analisar cada realidade. Não adianta utilizar bancos de dados de outros países e aplicar aqui, é preciso olhar para a produção de energia, o transporte e a disponibilidade de água em cada caso", esclarece.

A pesquisadora explica que a ACV é feita levando em conta as diversas etapas do processo de produção de todos os componentes utilizados para se chegar a um produto final e permite detectar os pontos críticos de um sistema e propor melhorias. "A Avaliação considera o consumo de energia e recursos naturais desde a extração da matéria-prima até o descarte final do produto", explica.

No setor de alimentos, os principais pontos críticos apontados pela pesquisadora são o transporte e a utilização de embalagens inadequadas que provocam uma perda acentuada dos alimentos produzidos. "Os investimentos em embalagens evitariam, nesse caso, muito do custo econômico e ambiental que a perda dos alimentos acarreta", conclui.

A pesquisadora coordena no Ital um projeto de ACV voltado para a produção de suco laranja e café, apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), cujo objetivo é construir uma base de dados sobre esses dois produtos para facilitar a obtenção da rotulagem ambiental e aumentar a exportação. "Com esse projeto de ACV do suco de laranja e do café estamos procurando traçar o perfil ambiental desses produtos importantes da pauta de exportação brasileira", conclui Coltro.

Atualizado em 18/10/04
http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2001
SBPC/Labjor

Brasil