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Técnicas de montagem do cinema possibilitam inovações no teatro


No início do século XX, o cineasta russo Serguei Eisenstein fez um estudo que serviu de referencial não só para a montagem de seus filmes, mas influenciou toda a produção cinematográfica subseqüente e até mesmo a linguagem publicitária que vigora até os dias atuais. A análise das técnicas de montagem do autor de filmes clássicos como Outubro e O encouraçado Potenkin foi um dos referenciais que o ator e pesquisador Eduardo Okamoto usou para desenvolver a sua dissertação de mestrado O ator-montador, defendida no último dia 16, no Instituto de Artes da Unicamp, e a sua peça Agora e na hora de nossa hora, que tematiza a problemática das crianças de rua no Brasil.

A pesquisa de campo de Okamoto envolveu o material veiculado na imprensa após a chacina dos menores da praça da Candelária, no Rio de Janeiro, em julho de 1993, e o desenvolvimento de atividades artísticas com menores carentes. O pesquisador explica que a produção de Serguei Eisenstein foi construída a partir do estudo de outro cineasta, Pudovkin Kulechov, seu contemporâneo, cuja pesquisa mais conhecida se consistiu na coleta da opinião sobre a projeção de uma seqüência de imagens.

Kulechov fez uma experiência em que utilizou três seqüências de imagens. Primeiramente, mostrava-se um ator chorando. Em seguida, em cada uma das seqüências, aparecia um prato de sopa, a imagem de uma mulher morta dentro de um caixão e uma criança brincando. Indagados sobre o significado das cenas mostradas, os espectadores afirmaram que estavam impressionados com a capacidade do ator de demonstrar, sucessivamente, o drama de uma situação de fome, a dor pela perda de uma pessoa querida e a ternura pela criança. A partir da exposição das imagens e da opinião das pessoas sobre as seqüências, o cineasta concluiu que a aproximação de duas imagens gera, obrigatoriamente, um terceiro significado sobre aquilo que foi mostrado, mesmo que uma das imagens seja idêntica. "O estudo revelou o potencial do processo de montagem dos filmes para construir significados junto ao público", afirma Okamoto.

A mesma estratégia de seqüência de imagens estudada por Kulechov foi utilizada por Eisenstein no filme O Encouraçado Potenkin. Em uma cena marcante do longa-metragem, por exemplo, o cineasta alterna cenas de barcos de pescadores levando mantimentos aos marinheiros rebelados no encouraçado e imagens de pessoas em um porto, olhando para longe e acenando. O objetivo foi retratar o apoio maciço de uma cidade a marinheiros rebelados em um navio de guerra, porém superando as limitações de recursos técnicos que tornavam impossível filmar a cidade e o navio no mesmo quadro.

Okamoto usou a mesma técnica de repetição de imagens seqüenciadas na montagem de cenas teatrais, aliadas a variações na fala do ator, para transpor aos palcos a situação dramática dos menores de rua no Brasil. "Gestos e ações do personagem eram repetidos com a intencionalidade de gerar uma resposta do público, que é levado a vivenciar de perto algumas das situações cotidianas vividas pelos menores", explica o pesquisador.

O recurso foi complementado pela utilização da "Mímeses Corpórea", técnica de imitação teatral criada pelo Núcleo de Pesquisas Teatrais (conhecido com Lume), da Unicamp. Por meio dela, Okamoto desenvolveu o personagem Pedrinha, um dos sobreviventes da chacina da candelária. "A Mímeses Corpórea ajudou a sintetizar todo o material pesquisado junto aos meninos de rua de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, desde a linguagem utilizada, até as histórias de vida de cada um deles", afirma.

A apresentação de uma peça teatral, juntamente com uma dissertação, como resultado de uma pesquisa de mestrado, representa uma inovação recente no campo das Artes Cênicas. Atualmente, além da Unicamp, somente a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade de Brasília (UnB) adotam tal procedimento.

Atualizado em 22/12/04
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