REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
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Ex-aluna do Labjor lança livro sobre divulgação científica para crianças
Por Fernanda Grael
07/08/2015
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Crianças são naturalmente curiosas e se interessam por temas científicos, ainda que não tenham preparo para lidar com todos eles. Foi nesse viés que Christiane Cardoso Bueno, mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Labjor, lançou o livro Divulgando ciências para crianças (Novas Edições Acadêmicas), que analisa matérias jornalísticas sobre ciência publicadas ao público infantil. 

Apesar de as crianças terem um grande contato com a ciência no dia-a-dia pelos jogos de vídeo game, televisão, internet ou escola, o espaço da divulgação científica voltada ao público infantil na mídia ainda é pequeno. Há poucos projetos de estudo a esse respeito em universidades ou centros de pesquisa, explica a autora, que destaca a importância da divulgação científica para os pequenos. “Divulgar ciência para crianças é envolvê-las desde cedo nesse mundo, iniciá-las na leitura da linguagem científica, incentivando-as a refletir, questionar, criticar, permitindo que percebam a ciência como parte de suas vidas – e como algo com o qual também podem interagir ativamente, e não apenas observar a certa distância”, afirma Bueno. 

O livro aborda também a importância dos jogos de imagens, pois normalmente as figuras que são inseridas são cheias de estereótipos, e acabam mais afastando do que aproximando o público infantil dos verdadeiros saberes e fazeres da ciência. Segundo a autora, a criança se sente de fora do processo. “Ela é tratada, muitas vezes, como uma mera espectadora e, por isso, sente que não pode participar, de fato, desse mundo” aponta a autora. 

Existem poucos veículos especializados, mas a ciência aparece, de variados modos, em revistas e suplementos infantis em geral. Para Bueno, essa divulgação científica deve ser consciente e responsável, “no sentido de não subestimar a capacidade das crianças de lidarem com temas complexos de ciência e tecnologia, e não fornecer, simplesmente, informações fragmentadas e descontextualizadas, mas estimulá-las a se envolver desde cedo no debate sobre a ciência, a perguntar, criticar, pesquisar, buscar novos pontos de vista e novas alternativas”. 

O público infantil é ideal para essas experiências educacionais, pois estudos mostram que possui grande capacidade e interesse para lidar com temas de ciência, e o estímulo à aprendizagem é importante desde cedo, pois são as crianças de hoje que se tornarão os cientistas e pesquisadores de amanhã. 


A autora 

Chris Bueno é jornalista especializada em jornalismo científico e cultural, tendo trabalhado em grandes veículos de comunicação. Possui mestrado em Divulgação Científica e Cultural pelo Labjor-Unicamp e também é autora dos livros Divulgação científica: produzindo notícia, produzindo ciência (Editora Saraiva) e A revolução do rock: contracultura, música e sociedade (Editora Scortecci), e também de livros infantis.