REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Prêmios e premiações - Carlos Vogt
Reportagens
Grandes nomes que fizeram história
Patrícia Santos
Rei da dinamite: “o mercador da morte está morto”
Kátia Kishi
Cientistas e escritoras no Nobel: perfil de um tabu
Gabrielle Adabo e Janaína Quitério
Além do Nobel: outras premiações que permeiam o reconhecimento de um cientista
Roberto Takata
Os percalços do Nobel: deslizes e polêmicas do grande prêmio
Ana Paula Zaguetto e Tatiana Venancio
Artigos
Enrico Fermi: de Roma a Estocolmo, passando por São Paulo e Rio de Janeiro
Francisco Caruso e Adílio Jorge Marques
O Prêmio Nobel da Paz num sistema internacional anárquico
Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
Egas Moniz e os seus colegas do Brasil: a arquitetura de um Prêmio Nobel
Manuel Correia
A Missão Compton de 1941 no Brasil: conquistando brasileiros corações
Indianara Silva e Olival Freire Jr.
O Nobel e alguns “contos de fada”
Gabriel Pugliese
Prêmio Nobel da Economia
Nuno Valério
Resenha
A fábrica de ideias
Simone Caixeta de Andrade
Entrevista
Carlos Navia Ojeda
Entrevistado por Juliana Passos
Poema
Casa Verde
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Entrevistas
Carlos Navia Ojeda
O físico Carlos Navia Ojeda conheceu César Lattes na década de 1960, quando se mudou da Bolívia para o Brasil para cursar mestrado e doutorado na Unicamp. Nesta entrevista, Navia, atualmente professor do Departamento de Física da Universidade Federal Fluminense, relata os incidentes que levaram Lattes a não receber o Nobel, para o qual foi indicado sete vezes, e o mistério da carta deixada por Niehls Bohr sobre Lattes não ter sido laureado. Navia também comenta sobre a relação da política de Ciência e Tecnologia brasileira com o Nobel.
Juliana Passos
10/12/2014

Niehls Bohr escreveu uma carta sobre os motivos de Cesar Lattes não ter ganho o Nobel. Poderia contar essa história?

No livro The history of modern science, sem tradução em português, lançado pela Oxford Companion, está um pouco dessa história e tenho a página digitalizada. No finalzinho da página 462, está um pouco da história da primeira possibilidade de Nobel para Lattes. Após o final da Segunda Guerra Mundial, o professor César Lattes se une a Giueseppe Occhialini para atuar como estagiários no laboratório do professor Cecil Powel na Universidade de Bristol, na Inglaterra. O intuito era aperfeiçoar a detecção de partículas utilizando uma nova emulsão fotográfica produzida pela Ilfor (empresa inglesa dedicada à produção de material especializado para fotografia). Lattes sugeriu que fosse feita a exposição das placas a raios cósmicos. Occhialini levou as placas preparadas por Lattes para os Pirineus e o brasileiro levou outras para os Andes bolivianos. Com a adição de boro na emulsão preparada por Lattes, foi possível demonstrar a existência do meson pi. Em 1950, Powell recebe o Nobel pela descoberta, por ser o líder do projeto. Nem Occhialini, nem Lattes são mencionados. Segundo o livro, Niehls Bohr teria escrito uma carta sobre o assunto em 1952 e que teria permissão para ser aberta 50 anos depois. Na página do Instituto Niehls Bohr, é possível fazer diversas requisições de documentos da correspondência de Bohr, porém, só da parte já digitalizada. A informação obtida no começo de 2013 indica que a referida carta escrita por Bohr está microfilmada, porém ainda não teria sido digitalizada.

Ao deixar a Inglaterra, Lattes vai para Berkeley (na Califórnia, Estados Unidos) para trabalhar com o professor Eugene Gardner e, juntos, eles obtêm a primeira evidência experimental da produção do meson pi no acelerador de partículas, isto é, obtido de forma artificial. No retorno ao Brasil, Lattes assume o posto de professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Porém, um tempo depois, ele se transfere para a Universidade Estadual de Campinas, ajudando a consolidar a sua fundação e o Instituto de Física. A academia sueca escreveu uma carta a Lattes endereçada para a UFRJ pedindo mais informações sobre a descoberta em Berkeley para avaliar uma possibilidade de premiação com o Nobel. Infelizmente, essa correspondência só chega às mãos de Lattes após um ano. Não se sabe se alguém a engavetou propositalmente ou se foi simplesmente um descuido. A falta de uma resposta e especialmente a morte do professor Gardner, nesse período, inviabilizaram essa possibilidade de ele ser premiado.

O senhor conviveu com César Lattes? Como foi a reação dele após esses incidentes?

Quando vim da Bolívia para o Brasil, fui muito bem recebido pelo professor Lattes. Ele costumava tratar muito bem os estudantes estrangeiros. Também era conhecido pelo gênio difícil e lembro de dois casos de professores que discordaram dele e acabaram saindo do grupo, pois a permanência deles ficou muito difícil. Sobre sua reação por não ter ganhado o Prêmio Nobel, imagino que ficou muito chateado. Principalmente, dessa segunda vez por não ter recebido a carta a tempo.

Qual o legado para ciência latino-americana deixada por Lattes?

O legado é muito valioso, Lattes é um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Ajudou a consolidar a Universidade Estadual de Campinas e é também um dos fundadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele deu uma contribuição muito grande à pesquisa científica na América Latina, em especial, com a fundação do Laboratório de Física Cósmica na Bolívia.

A maioria dos vencedores do Nobel está na Europa e nos Estados Unidos. Ganhar o Nobel está relacionado a uma determinada política de educação e investimento em C&T?

Eu acho que tem que ter um pouco de política. Dificilmente tem um país de terceiro mundo (entre os premiados). A exceção é a Índia, com dois prêmios Nobel. Por outro lado, não vejo grandes experimentos na América Latina, isto é, projetos genuinamente latinos. Porém, já existem planos, como o Projeto Andes (para construção de um acelerador de partículas entre a Argentina e o Chile). O Brasil tem uma participação importante em grandes projetos internacionais, tais com o Projeto Auger (um observatório de raios cósmicos idealizado pelo físico norte-americano James Cronin, ganhador do Nobel em 1980). Entretanto, em alguns casos, é apenas uma participação coadjuvante nas pesquisas. Temos que tentar de ser o ator principal. Por exemplo, existe a possibilidade do Brasil se tornar membro efetivo do Cern – Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, responsável pelo Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), mas isso depende da votação dos deputados para aprovar uma verba de US$ 15 milhões anuais. Acho que o Brasil pode fazer isso e, assim, termos uma participação mais efetiva no Cern, mas depende da Câmara dos Deputados e não sabemos quando isso irá sair. A situação é parecida com a participação brasileira nos projetos da ESA (Agência Espacial Europeia).

Quais são as possibilidades, hoje, de um Nobel para o Brasil?

Posso estar cometendo injustiças, me limitarei a dar a minha opinião na minha área, a física de partículas, e não vejo possibilidades de Nobel nessa área. Acho que o país precisa de mais investimentos não apenas em ciência aplicada, mas também é necessário investir em ciência pura. Os grandes laboratórios que temos são multiusuários, de uso compartilhado. Em geral, essa modalidade prioriza a ciência aplicada, a tecnologia de ponta, o que é muito bom, mas falta ciência básica. A história da humanidade mostra que grandes descobertas foram feitas através da ciência básica.

No campo da astronomia, fala-se numa corrida, visando o Nobel, para o grupo que trouxer evidências sobre o que é a matéria escura. O senhor acredita que isso possa prejudicar o compartilhamento de dados nesse campo?

Concordo que o próximo Nobel esteja provavelmente aí. Atualmente, existem cerca de 80 laboratórios procurando uma resposta para essa questão. Entre alguns “grandes” pesquisadores, existe a chamada “febre de Estolcomo”, pois ganhar o Prêmio Nobel significa muita projeção e prestígio. No entanto, não acredito que isso atrapalhe significativamente na colaboração entre pesquisadores. Essa corrida também leva à super exploração de descobertas, como a suposta primeira evidência da inflação cósmica do Universo após o Big Bang, anunciada por pesquisadores do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (dos Estados Unidos), em abril deste ano. Todo mundo, tanto a mídia quanto uma parte da comunidade de pesquisadores, acreditava que isso traria o Nobel para a equipe – inclusive se cogitaram alguns nomes –, mas agora há evidências mais fortes trazidas pelo satélite Max Planck, da Agência Espacial Europeia, de que os dados coletados na verdade seriam devidos à poeira cósmica.