REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Exames nacionais de avaliação do ensino - Carlos Vogt
Reportagens
Por que avaliar?
Simone Caixeta de Andrade e Tatiana Venancio
O que nos mostram as avaliações em ciências: o triste cenário brasileiro
Cassiana Purcino Perez
Avaliação do ensino médio deve passar por mudanças
Patrícia Santos
Rankings universitários internacionais: polêmica sob medida
Roberto Takata
Especificidades da avaliação no ensino a distância
Kátia Kishi e Juliana Passos
Artigos
Tendências e abordagens teóricas das pesquisas sobre o Enem*
Fabíola Matte Bergamin e Maria Fernanda Alves Garcia Montero
Vale a pena prestar atenção nos rankings internacionais?
Renato H. L. Pedrosa
Avaliação no ensino superior: origens e dilemas na experiência internacional e brasileira
Elizabeth Balbachevsky
Do acesso ao sucesso (e depois)
Ana Maria Carneiro
Os processos de avaliação no Brasil: o que foi proposto e o que ocorre de fato
Roberta Muriel Cardoso e José Dias Sobrinho
Resenha
Desafios da avaliação educacional
Ana Paula Zaguetto
Entrevista
Robert E. Verhine
Entrevistado por Carolina Medeiros
Poema
Utopia
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Reportagem
Por que avaliar?
Por Simone Caixeta de Andrade e Tatiana Venancio
10/02/2015
Desde os primeiros anos da educação básica, as chamadas avaliações externas são aplicadas para testar os conhecimentos dos estudantes, principalmente em língua portuguesa e matemática. Tais provas têm como objetivo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a realização de diagnósticos do sistema educacional brasileiro e de desempenho dos estudantes, fornecendo dados sobre a qualidade do ensino no país. Há eficácia em tais medidas? Até que ponto tais objetivos são alcançados?

Avaliações e indicadores
As avaliações são necessárias especialmente quando é considerado algum tipo de mudança no ensino, e elas fazem parte do processo de educação, estabelecendo metas, afetando decisões sobre o currículo e formas de investimento. Em 2010, foi apresentado o Plano Nacional de Educação (PNE) com vinte metas para a próxima década. Segundo o documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), o PNE “deve ser a base para a elaboração dos planos estaduais, distrital e municipais, que, ao serem aprovados em lei, devem prever recursos orçamentários para a sua execução”. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um “indicador objetivo para a verificação do cumprimento de metas”, é um dos instrumentos previstos no PNE utilizados para avaliar a educação brasileira.

Aplicado pela primeira vez em 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas. O primeiro formato do sistema foi mantido até 1993 e é composto por provas de língua portuguesa, matemática e ciências para alunos das 1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries (na antiga divisão do ensino fundamental) das escolas públicas da rede urbana. Desde então, esse sistema sofreu inúmeras alterações ao longo do tempo: passou a ser aplicado em caráter amostral, foi acrescentada uma amostra da rede privada, a partir de sorteios de escolas e disciplinas foram retiradas e outras adicionadas.

Em 2005, o Saeb foi reestruturado, passando a ser composto por duas avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil. Ambas avaliam os níveis de alfabetização utilizando provas de língua portuguesa e matemática. As provas são complementares, de modo que a Aneb manteve os procedimentos da avaliação amostral das redes públicas e privadas e a Anresc avalia de forma censitária as escolas que atendem aos critérios de quantidade mínima de estudantes na série avaliada, permitindo gerar resultados por escola. São aplicadas no 5º e 9º ano do ensino fundamental. Na edição de 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) passou a compor o Saeb sendo aplicada no 3º ano do ensino fundamental.

Além de todas as avaliações citadas acima, há, ainda, a Avaliação de Alfabetização Infantil, que é chamada de Provinha Brasil, foi implementada em 2012 e é aplicada no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas. Os resultados referentes às taxas de aprovação/reprovação e das notas dos alunos na Prova Brasil são disponibilizados pelo MEC dentro de uma escala de 0 a 10 e constituem o Ideb. Desse modo, as escolas recebem uma classificação, fato que pode estimular a competição entre os agentes da educação.

O grande equívoco do Inep, segundo Luiz Carlos de Freitas, professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi aceitar transformar o Saeb, que era amostral, em um teste censitário, a Prova Brasil. “Nesse momento, ele cedeu às pressões dos reformadores empresariais da educação em sua sanha por julgar e punir as escolas individualmente”, avalia.

No contexto do ensino médio, os estudantes se deparam com mais duas provas: o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Pisa é uma avaliação realizada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que mede o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de leitura, matemática e ciências. A OCDE é uma entidade formada por governos de 30 países e tem como princípios a democracia e a economia de mercado. Países que não são membros da OCDE, como o Brasil, também podem participar do Pisa.

Recentemente, um grupo de 80 pesquisadores de vários países, entre eles Harvey Goldstein, Diane Ravitch, Peter McLaren, Stephen J. Ball e Henry Giroux, reclamou do mecanismo de indução das políticas internacionais e alertou para suas consequências. “Como os países aceitam o Pisa como referência, eles acabam pautando suas avaliações nacionais na mesma ótica das do Pisa. Porém, a OCDE não faz só exames. Ela também recomenda políticas públicas de interesse dos empresários. Portanto, difunde-se a ideia de que se o exame tem credibilidade, logo, as políticas públicas recomendadas conduzirão a melhores posições no Pisa”, afirmam em carta ao diretor do Pisa da OCDE publicada no jornal The Guardian.

Um dos impactos mais visíveis da internacionalização das políticas e práticas educacionais tem sido o aumento de indicadores e formas de avaliação em larga escala da performance dos sistemas de educação. A internacionalização, explica Freitas, da Unicamp, “esconde a difusão de políticas, valores e conceitos em escala mundial”. Há um grande risco de adotar uma modelo internacional que não resolve problemas nacionais. “Como temos a tendência a achar que o que vem de outros países desenvolvidos é melhor do que o que podemos fazer, acabamos assimilando acriticamente.”, esclarece.

Já o Enem, aplicado desde 1998, é o exame mais conhecido dentre os demais. Segundo o Inep, ele foi criado “com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para melhoria da qualidade desse nível escolar”. A partir de 2009, o Enem passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior em universidades federais e também em universidades privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Na opinião de Ocimar Alavarse, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) e professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), o Enem tem uma peculiaridade que o difere das demais provas. Por ser a porta de entrada para inúmeras universidades do país, “há uma cobrança dos alunos para com os educadores para que o conteúdo do Enem seja abordado em sala de aula. Não podemos dizer se é um fato positivo ou negativo, mas não deixa de ser interessante”, observa.

Enquanto a certificação do ensino médio ocorre via Enem, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) certifica o ensino fundamental para residentes no Brasil e no exterior. As habilidades e competências dos alunos da educação superior, por sua vez, é avaliada pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

“Estreitamento curricular” ou a “boa educação”?
Ainda não há um consenso se de fato existe uma política de avaliação educacional eficiente e abrangente dentro do macro universo de diferentes programas de avaliação e indicadores como Saeb, Enem, Enade, Encceja, Sinaes, Prova Brasil e o Ideb. “Em alguns casos, temos acertos ou tentativas de acerto”, pontua Freitas. Ele discute, como exemplo, o caso do Sinaes: “Sua filosofia original era saudável. O que compromete os esforços nessa direção é o fato de se procurar fazer da avaliação um mecanismo de controle e responsabilização verticalizada de pessoas ou instituições. Avaliação de larga escala é feita para avaliar a política pública e não a escola especificamente ou o professor. A avaliação da escola tem que ser feita pela escola e sua comunidade local – interna e externa – envolve responsabilização participativa”, esclarece Freitas.

No entanto, Alavarse, da USP, ressalta que a interpretação dos resultados das avaliações externas possui uma falha grave. “Não há a segurança estatística para discriminar ‘melhores’ e ‘piores’, haja vista o erro de medida que acompanha seus resultados” afirma. Segundo ele, não há uma comissão que avalie o erro amostral, de modo que os resultados não poderiam ser tratados da maneira como são. Alavarse explica que a repercussão dos resultados das avaliações externas possui duas vertentes. “Diante de tais avaliações, encontramos, com muita frequência, dirigentes educacionais – secretários e ministros – que se entusiasmam com elas; por exemplo, encantados com a suposta precisão que seus números – os resultados – teriam e a capacidade de revelar a ‘verdade’ de suas redes e escolas. Mas há, também, um tipo de oposição às avaliações externas que as recusa completamente, como se elas fossem o sinônimo de um ‘mal’, como se fossem intrinsecamente desprovidas de qualquer significado ou importância, como se elas não tivessem nenhuma validade e fossem desprovidas de qualquer consistência”.

Independentemente do tipo de exame ou prova, não há meios de avaliar tudo o que é estudado nas escolas, o que obriga os avaliadores a fazer amostragens ou a medir o que Freitas chama de “traços latentes”, como habilidades ou competências. “Tudo isso envolve escolhas. Quem faz tais escolhas? Os elaboradores – terceirizados – de testes, a partir de um ‘comitê’ de apoio, ou como logo ocorrerá no Brasil, copiando o que ocorre hoje nos Estados Unidos, a partir de um currículo nacional comum. Mas os exames não podem incluir todo o currículo, pois seria muito caro e tornaria o teste muito longo”, esclarece.

Outra falha grave apontada por Freitas é a escolha de médias como referência, apoiadas usualmente em duas disciplinas: português e matemática. “Através de duas disciplinas, julgamos todo o trabalho da escola. Isso provoca um estreitamento curricular na sala de aula, pois os professores tendem a usar o tempo de outras disciplinas para apoiar o desenvolvimento dos alunos nas disciplinas que caem no exame. Com isso, mais treinam os alunos a fazer os testes do que de fato ensinam”, critica Freitas. “Um dos efeitos negativos dos testes é que eles eliminaram a discussão sobre o que entendermos ser uma ‘boa educação’. Eles colocaram no lugar da discussão as médias dos estudantes como sendo o mesmo que uma ‘boa educação’. Isso é falso. Produz uma corrida aos números”, critica Freitas.

Não são apenas pesquisadores brasileiros que apontam um desequilíbrio entre componentes curriculares obrigatórios – e efetivamente estudados – e o que se entende por “boa educação”. Gert Biesta, professor da Brunel University London e membro do Comitê de Educação da Holanda, afirmou, em palestra intitulada “Good education in an age of measurement”, que o fenômeno global das mensurações na área da educação e aprendizado tem se tornado uma “indústria global”. Ele chamou a atenção para a necessidade de se reconectar as políticas educacionais com a questão do propósito da educação. Uma tradução do artigo resultante dessa palestra foi publicada na revista brasileira Cadernos de Pesquisa. No texto, Biesta diz acreditar que a boa educação “é uma questão composta,” e que “precisamos distinguir entre as formas pelas quais a educação pode contribuir para a qualificação, para a socialização e para a subjetivação. Não queria sugerir que é sempre fácil fazer isso e menos ainda que, uma vez articuladas nossas visões sobre para que serve a educação, é fácil medir todos os aspectos. Mas se não formos explícitos sobre nossas visões acerca dos objetivos e fins da educação – se não atacarmos as perguntas quanto ao que constitui uma boa educação –, corremos o risco de as estatísticas e os rankings tomarem essas decisões por nós”.

Desde 2011, escolas públicas do estado de Goiás apresentam uma placa nos portões de entrada, com os resultados do Ideb. “Essa ideia de que a pressão da sociedade sobre a escola melhora os índices é muito recorrente na lógica empresarial. De fato, esses processos de meritocracia e testagem conduzem à privatização da educação”, explica Freitas. Do lado oposto da discussão, há países que não usam testes durante a educação básica.

Em uma reportagem do New York Times, são citados os exemplos da Escócia e dos Estados Unidos, que têm buscado um caminho diferente do excesso de avaliações. Segundo explica o ministro escocês de Educação na reportagem, criou-se uma situação contraditória, com abundância de testes e escassez de atenção sobre o que era ensinado. Freitas explica que essa também era a situação dos Estados Unidos. “Depois de um excesso de testes nos últimos 20 anos, (o país) tem duas propostas de lei no Congresso para reduzir o número de avaliações a que seus estudantes estão sendo submetidos. Uma das leis restringe as avaliações a uma a cada três anos. O debate está fervendo. Por aqui, a tendência é aumentar”.

A Finlândia é citada por Freitas como um bom exemplo de política pública educacional. “Não para ser copiada, mas para ajudar a refletir. Não é só avaliar e a educação melhora. Há necessidade de um conjunto de medidas que vão desde a formulação de uma política de formação de professores (que não temos), até a fixação de uma carreira atrativa (não baseada em bônus) e rever a própria organização da escola, massificando seu número, reduzindo ao mesmo tempo o número de alunos por sala de aula (daí porque é preciso massificar escolas) e, claro, criando um sistema de avaliação que dê transparência à ação da escola, mas que mobilize as forças positivas das escolas localmente para se debruçar sobre seus problemas e pensar como equacioná-los demandando tanto do poder público como de si mesmas. Infelizmente, caminhamos, com a orientação do Ministério da Educação atual, para mais uma década perdida. Teremos o aprofundamento das políticas de avaliação acompanhadas da importação da lógica dos negócios para dentro da educação.”, analisa Freitas.

Abrir uma clareira para arejar
O cientista social Donald Campbell afirmou, em artigo publicado em 1976, que “se você associa um indicador a recompensas ou consequências determinadas, vai gerar provavelmente uma corrupção do próprio indicador”. A lei de Campbell, segundo explica Freitas, “se aplica a toda avaliação que seja feita nos termos que ela define. O Ideb é uma delas. E à medida que o governo associar cada vez mais, como pretende fazer, repasse de recursos técnicos e financeiros aos resultados dessa avaliação, ela, que já não é robusta, se corromperá ainda mais”.

Alavarse salienta ainda a importância de se relativizar a ligação entre bons resultados em tais provas e melhor qualidade de ensino. “Qualidade está vinculada, também, à igualdade de oportunidades, que para determinadas etapas e determinados grupos sociais ainda se coloca como um desafio candente. Atentemos que, rigorosamente, o acesso não está garantido plenamente nem mesmo no ensino fundamental, pois no Brasil, já chegamos a 98%, que não é 100%, destacando que, em nosso país, qualquer percentual significa muita gente em termos absolutos, e nesse caso é da ordem de mais de 800 mil crianças”.

Desse modo, apesar do principal objetivo da elaboração das avaliações externas ser a gestão de ações para melhoria e avanço nos processos de ensino-aprendizagem e reformulação das políticas públicas educacionais, nota-se maior preocupação com a aquisição de dados e informações sobre a educação nacional e a observação do desempenho dos alunos e das escolas sem que isso seja revertido para os devidos fins. Para Alavarse, é necessário que se conheça e se utilize da melhor forma os resultados das avaliações externas nas salas de aula para que efetivamente sejam associados às transformações que são necessárias para melhorar a qualidade da escola pública.

Segundo Freitas, para fugir à lei de Campbell, deve-se esperar que mudanças nos sistemas de avaliações municipais, estaduais e nacionais proporcionem uma melhor abrangência e aplicação dos resultados. “Para poder construir o correto, é preciso parar de fazer o errado. Abrir uma clareira, arejar e estimular boas ideias que estão nas escolas e nas redes de ensino, mas que ficam soterradas nesta avalanche de medidas imediatistas baseadas na elevação de médias de alunos”, sugere.