REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
O golpismo e a cultura política brasileira - Carlos Vogt
Reportagens
Ditadura versus democracia
Carolina Medeiros
As muitas reformas políticas
Ana Paula Zaguetto
A participação cidadã, da internet para ruas e câmaras
Patrícia Santos
Participação política de jovens e adultos: uma nova cultura?
Janaína Quitério e Valdir Lamim-Guedes
Imprensa e política, sucessão de tragédias e glórias
Adriana Menezes
Artigos
A cultura política brasileira e o desafio à democracia
Rodrigo Patto Sá Motta
A ditadura militar revisitada: literatura, teatro e cinema
Francisco Foot Hardman e Alcir Pécora
Partidos e ideologia no Brasil: entre definições imprecisas e classificações estáveis
Gabriela da Silva Tarouco e Rafael Machado Madeira
Jovens em três tempos: mobilizações no Brasil ontem e hoje
Paulo Cesar Rodrigues Carrano
Redes sociais e consumo de notícias: os prejuízos de sistemas centralizados e obscuros
Rafael Evangelista
Sagan, pensamento científico e cultura democrática
Danilo Albergaria
Resenha
Por trás dos holofotes
Kátia Kishi
Entrevista
Paulo Markun
Entrevistado por Roberto Takata
Poema
Pangloss revisitado
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Reportagem
Imprensa e política, sucessão de tragédias e glórias
Por Adriana Menezes
10/04/2015

Uma relação tensa que nunca vai se romper. Assim pode ser definido o "casamento" entre imprensa e política, nas palavras do jornalista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Eugênio Bucci. Também com poucos caracteres, o jornalista Alberto Dines, coordenador do Observatório da Imprensa (on-line e pela TV) e pesquisador sênior do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, escreve seu lead sobre este mesmo relacionamento nos últimos dois séculos no Brasil: “A história política do Brasil se confunde com a história militar e ambas atropelam a história da imprensa.” Para Dines, este entrelaçamento da história política, militar e da imprensa brasileira “talvez” tenha sido interrompido somente a partir da década de 1980 com a redemocratização.

Entre 1889 a 1964, período entre a Proclamação da República e o Golpe de 64, ocorreram no Brasil 12 motins, sobre os quais a imprensa sempre se posicionou. Mas sua participação na década de 1960 foi além do posicionamento: pela primeira vez ela conspirou. Na série de quatro vídeos-documentários produzidos em 2014 pelo Observatório da Imprensa, Chumbo quente - 50 anos do golpe de 64, Dines apresenta, com documentos e entrevistas, os fatos de um período ainda pouco revelado da história do Brasil. Entre as suas fontes, estão pesquisadores e colegas jornalistas que viveram com ele a realidade da ditadura militar.

“Diferente de golpes anteriores, o de 64 ocorreu em plena era da informação – ou da desinformação. Foi um golpe preparado e apoiado majoritariamente pela imprensa, logo depois transformada em sua vítima e dócil escrava”, narra Alberto Dines, autor de mais de 15 livros e responsável pela direção e lançamento de importantes revistas e jornais no Brasil e em Portugal entre as décadas de 60 e 90; foi também professor visitante da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, em Nova York (EUA).


Sem debate e profundidade

Entrevistado pela ComCiência por telefone, Dines responde paciente e didaticamente sobre o paralelo entre a imprensa de 64 e a de hoje no Brasil, mas deixa bem claro já no início: “Você cria uma semelhança aparente, mas as circunstâncias são diferentes, porque naquele período havia a Guerra Fria, a renúncia de Jânio (Quadros) e a esquerda estava ainda se descobrindo. No cenário de hoje, nós saímos de uma eleição com vitória estreita, que nem foi comemorada”. Para o jornalista, em 64 “a imprensa esqueceu seu papel de moderadora”, enquanto agora ele entende que a imprensa tem tido uma atitude solerte. E critica: “Está faltando espaço para o debate e a reflexão”. Ele aponta como um dos motivos para essa falta de espaço o fato de a imprensa ter virado mídia, uma indústria de entretenimento.

“Essa indústria, com novelas, séries, realities shows, mostra um processo cultural de forma muito simplificada, que emburrece as classes média e média-alta, que hoje leem Veja e O Globo e acham satisfatório. Acho preocupante não ter uma elite pensante. A mídia emburreceu a sociedade brasileira. E as mídias sociais, que só crescem, não se aprofundam. A veemência não é proporcional à profundidade. Isso não é debate”, diz o jornalista.


Um único discurso

A falta de debate também está no posicionamento em bloco dos principais veículos de comunicação do Brasil, segundo o jornalista. “Entre os jornais de maior ressonância, nós temos hoje Folha de S. Paulo e O Globo, que são sócios no jornal Valor. Isso cria uma situação constrangedora do ponto de vista político-institucional. Quando temos jornais com diferentes posições, há uma despolarização. Na imprensa hoje parece que há um Tratado de Tordesilhas. Eles se bicam, mas não se mordem, não divergem. Isso é uma situação terrível para a sociedade, para a imprensa e para a política brasileira, porque na verdade temos um grupo só, que diz a mesma coisa, e ajuda a orientar a insatisfação”, declara Alberto Dines.

Dines, no entanto, não acredita que a imprensa é a única força uníssona a orientar ou a empurrar as pessoas para as ruas por fatores artificiais. “Outro dado importante é o papel político das religiões, que mexem com as massas não muito esclarecidas”. Para Dines, a cobertura da imprensa para as recentes manifestações de rua, como a que aconteceu no dia 15 de março deste ano em todo o Brasil, foi bem feita, com divergência apenas com relação a números de participantes. “Houve uma manifestação contra o governo, não há a menor dúvida, e o governo tem sido elogiado por aceitar essas críticas. Mas não acho que a mídia contribuiu para isso. Eu acho que ela tem sido solerte”, avalia.

 

Equívoco da imprensa

Na série Chumbo quente – 50 anos do golpe de 64, Dines lembra da atitude recente do jornal O Globo, em 2014, de fazer uma autocrítica do seu posicionamento político na década de 60. “Quando no ano passado o jornal O Globo surpreendeu ao reconhecer como equivocado o apoio ao golpe de 1964, admitia que grande parte da imprensa brasileira, além de apoiar a derrubada do presidente João Goulart, apoiou a ditadura nela incubada. Gesto ímpar, infelizmente sem seguidores, que, no entanto, poderá inaugurar o capítulo da diversidade na história da nossa imprensa. A unanimidade além de burra foi a causadora dessa tragédia”, narra Dines no documentário, demonstrando sua preocupação com a falta de debate e de posicionamentos políticos diferentes na imprensa atual.

“Onde a imprensa errou? Errou ao adotar o uníssono, errou ao se submeter a um cronograma militar sem deixar abertura para recuos, ajustes e negociações”, narra Dines no vídeo. “A imprensa não se preparou para a democratização. Era a pressa, a preocupação de ocupar os vazios do poder e os interesses corporativos das empresas. Ela entrou e saiu do golpe sem pensar.”

 

Contaminada pelo medo

O historiador Carlos Fico, professor da universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), registrou em seu depoimento em Chumbo quente a sua reflexão sobre a sociedade brasileira de 64 e a semelhança que ele enxerga em relação à atual: “Um jornalista me pediu para eu dizer em uma palavra quais seriam as razões para o golpe. Eu pensei e disse que foi o medo. O medo que existe ainda hoje, que é a expressão do autoritarismo. O medo de perder privilégios. Porque as reformas de (João) Goulart, que a sociedade discutia, tinha tabelamento de aluguéis, reforma universitária para ampliar as vagas no ensino público, medidas que não eram comunistas nem revolucionárias, mas possibilitavam algum desafogo para os pobres e miseráveis. Isso gera um medo tremendo no Brasil. E esse medo ainda existe hoje”. A imprensa foi contaminada pelo medo e até os jornais progressistas acabaram entrando no processo golpista. Havia muito medo de que as reformas fossem implementadas e que mudassem completamente o Brasil.

No mesmo documentário, o jornalista Milton Temer, contemporâneo de Dines, declara em sua entrevista que: “a mídia não tem só um papel de observador e registrar a história, principalmente nos grandes momentos, porque ela desempenha um papel fundamental sobre o senso comum, que é a maior parte da população. São aqueles que não estão no comício, não estão na militância, mas são aqueles que constituem a massa crítica eleitoral e a massa crítica da base social”.

 

Melhores coberturas

O professor e jornalista Eugênio Bucci acredita que a expansão dos meios de comunicação coincide com a expansão da esfera pública, o ambiente gerado pelos debates públicos em torno dos assuntos de interesse comum. “Isso significa que o raio de alcance dos veículos de imprensa coincide com o raio de abrangência das comunidades que participam da vida política de uma sociedade. Ou, em outras palavras, a população que participa de um jeito ou de outro da interação e da interatividade proporcionada pela comunicação social é a mesma população que participa dos rituais da democracia, das eleições, dos protestos, das mobilizações. A base social de uma coisa e outra é exatamente a mesma”.

Autor de livros sobre ética no jornalismo, com passagens pelos principais jornais e revistas do Brasil e prêmios nacionais e internacionais por sua atuação como presidente da Radiobrás entre 2003 e 2007, Bucci avalia a cobertura política pela imprensa de hoje, especialmente das eleições, como a melhor dos últimos tempos, “nunca foi tão boa”. “Basta compararmos a cobertura da eleição atual (de 2014, na disputa eleitoral presidencial entre os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves) com a cobertura das eleições de vinte ou trinta anos atrás (de 1989, entre os candidatos à presidência Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Melo, a primeira eleição direta após 29 anos no Brasil). Na Globo, por exemplo, os níveis de equilíbrio e de equanimidade melhoraram bastante. Mas ainda temos muito a melhorar.”

 

Mídias sociais

Mas Bucci também chama a atenção para o uso errado da palavra "mídia". “É um nome genérico vindo da pronúncia em inglês da palavra latina ‘media’, plural de ‘meio’, que se dá à indústria da comunicação vista de um modo um tanto grosseiro e apressado. Usamos mídia como sinônimo de imprensa, o que é de um barbarismo indescritível. A imprensa reflete mais diretamente a reunião dos cidadãos em público. A ‘mídia’ é uma indústria, um mercado, um aglomerado de meios e linguagens múltiplas, com modelos de negócio muito diversificados. Mídia incluiu outdoors, games, indústria fonográfica, cinema e sites de pornografia. Imprensa é outro universo”. E complementa: “Existe mídia sob uma ditadura, por exemplo. Mas a imprensa na ditadura tende a ser tutelada, asfixiada, domesticada”.

Sobre a relação entre imprensa e política, Bucci entende que a primeira não pode existir sem a segunda. “A política tende ao poder. A imprensa critica o poder e, nessa perspectiva, capacita os cidadãos a delegarem o poder e também a fiscalizá-lo. Como são perspectivas divergentes, as relações entre as duas tende a ser tensa, mas nunca se rompe”, diz o jornalista, para o qual as mídias sociais, para o bem e para o mal, chegaram para ficar. Elas proporcionaram uma enorme ampliação do poder que a vida social sempre teve de pautar as coberturas. “Por meio delas, a instrumentalização da opinião pública por parte do poder econômico também se expandiu. Deram mais vasos comunicantes.”

 

E o jornalista?

Dentro desse contexto, como fica o profissional jornalista? Ele é agente de manobra ou tem conseguido cumprir seu papel jornalístico? Para Bucci, as duas alternativas são verdadeiras. Situações difíceis até hoje são lembradas por jornalistas que viveram a ditadura militar. Alberto Dines lembra quando, em 1973, foi demitido do Jornal do Brasil por “indisciplina” dois meses depois de não obedecer a ordem de omitir na edição do jornal o golpe que acontecera no Chile e o suicídio do presidente Salvador Allende. Na mesma década, o jornalista Cláudio Abramo também foi demitido da Folha de S. Paulo após criar uma página de opinião feita por jornalistas banidos pela censura.

Em seu artigo “A mídia e o golpe militar”, publicado em 2014 no volume 28 de Estudos Avançados, o jornalista Audálio Dantas lembra que um único veículo não aderiu ao golpe de 64, o jornal Última Hora. Os grandes jornais do eixo Rio-São Paulo, no entanto, ampliavam a cada dia o espaço para respaldar o movimento contra o presidente João Goulart. O Globo, O Estado de S. Paulo e Tribuna da Imprensa participavam ativamente da conspiração. Em 2005, quando o próprio Audálio entrevistou o jornalista Ruy Mesquita, diretor do Grupo Estado, ouviu do seu entrevistado a seguinte resposta sobre o apoio dos jornais ao golpe: “Não só apoiamos, como conspiramos”, disse o empresário. Até mesmo jornais de tradição liberal, como o Correio da Manhã, ficaram alinhados ao processo de desestabilização do governo. Nos dias 31 de março e 1º de abril de 64, dois editoriais ficaram famosos, com os títulos: “Basta!” e “Fora!”.

 

A censura

Depois do golpe, com a ditadura instaurada, o que veio a seguir foi o período da censura.  “Havia uma farsa de que a imprensa estava sendo dominada pelos comunistas. E era o contrário. A imprensa estava dominada pela censura”, conta Audálio Dantas. As arbitrariedades, as prisões e as práticas militares, entre elas a tortura, não podiam ser noticiadas. O jornalista Vladimir Herzog, morto nas instalações do DOI-CODI, no quartel-general do II Exército em São Paulo, foi o primeiro entre as vítimas de tortura a não ser sepultado em silêncio. A partir daí, os jornais começaram a noticiar o que acontecia no regime militar.

O jornalista Alberto Dines acredita que nas últimas décadas houve um processo de degradação da imprensa, que perde aos poucos a qualidade. “Mas isso é cíclico, não é definitivo. O mesmo que acontece hoje nos jornais, está acontecendo na literatura”, adverte. “Eu sou otimista e acho que a imprensa bem feita terá sempre o seu lugar. Quando este ciclo se consolidar, vamos ver alteração no quadro e vai melhorar”, conclui Dines, que no dia 7 de abril, Dia do Jornalista, foi ao lançamento do livro Todo aquele imenso mar de liberdade – A dura vida do jornalista Carlos Castello Branco (Record, 437 páginas), do jornalista e escritor Carlos Marchi, que ele recomenda e diz ser leitura obrigatória para os jovens jornalistas: “Carlos Castello Branco*, o Castelinho, foi a demonstração de que os anos de chumbo, apesar da censura e dos horrores da repressão, também ofereceram maravilhosos exemplos de brilho, de lucidez, ironia e integridade. Isso traz um pouco de luz para o jornalismo e os jovens jornalistas”.


Jornalista e escritor, membro da Academia Brasileira de Letras. Natural de Teresina, Piauí, formou-se em direito, em Minas Gerais, em 1943, mas dedicou toda a sua vida ao jornalismo. Iniciou a carreira nos Diários Associados, passando, posteriormente por importantes veículos, como O Jornal, Diário Carioca, revista Cruzeiro e Jornal do Brasil. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de 1976 a 1981, enfrentando os militares, prisão e depoimentos no DOPS. Faleceu em 1993, aos 73 anos.