REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
A paternidade de Dom Casmurro - Carlos Vogt
Reportagens
Guarda compartilhada: uma nova lei, divergências antigas
Carolina Medeiros
Filhos sem pai: a ausência presente
Roberto Takata
Dois pais e duas mães
Fernanda Domiciano e Kátia Kishi
Novos pais: eles estão mais participativos na criação dos filhos
Patrícia Santos
Avanços científicos trazem novos olhares sobre a paternidade
Chris Bueno e Fernanda Grael
Artigos
Cuidado parental: como as diferentes espécies cuidam de seus filhotes*
Alice Dantas Brites
Síndrome da alienação parental: o direito e a psicologia*
Marina Moreira
Percepções do adolescente frente ao novo papel de pai
Pâmela Leites de Souza; Sonia Maria Könzgen Meincke; Ana Cândida Lopes Corrêa; Camila Neumaier Alves; Marilu Correa Soares; Eda Schwartz.
O pai em foco: um olhar a partir da psicologia evolucionista
Mauro Luís Vieira e Carina Nunes Bossardi
Envolvimento paterno: algumas considerações
Sara Maria Cunha Bitencourt Santos e Lúcia Vaz de Campos Moreira
Paternidade e masculinidade
Paulo Roberto Ceccarelli
Resenha
Pais que padecem no paraíso
Janaína Quitério
Entrevista
Jorge Lyra
Entrevistado por Ana Paula Zaguetto
Poema
Momento político
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Cuidado parental: como as diferentes espécies cuidam de seus filhotes*
Por Alice Dantas Brites
10/05/2015
* Texto originalmente publicado em Página 3 Pedagogia & Educação, em 25/06/2007

Todo comportamento, materno ou paterno, de cuidado com a prole, até que ela alcance a independência física, é chamado de cuidado parental. O cuidado parental aumenta a probabilidade de sobrevivência dos filhotes e, consequentemente, aumenta o sucesso reprodutivo da espécie.

O cuidado parental pode ter início antes mesmo do nascimento da prole. É o caso do preparo de ninhos, tocas e outros abrigos para receber os filhotes ou ovos.

Muitos pássaros incubam seus ovos sentando sobre eles ou mantendo-os entre os pés, para protegê-los do frio e garantir que os embriões permaneçam aquecidos. Outras aves, como algumas espécies de patos, cujo embrião é sensível a altas temperaturas, protegem os ovos do calor cobrindo os ninhos com penas, folhas secas ou gravetos.

Tipos de acasalamento

Após o nascimento, alguns dos cuidados incluem alimentação, abrigo e proteção contra predadores. Esse tipo de comportamento pode ser realizado apenas pela fêmea, apenas pelo macho, ou por ambos. Acredita-se que as diferenças entre as formas de cuidados parentais possam estar relacionadas ao sistema de acasalamento de cada espécie. Os sistemas de acasalamento são divididos em quatro tipos principais:

  • Monogamia: o macho e a fêmea formam um casal unido, sendo que a união pode ser por toda a vida ou apenas durante o período reprodutivo.

  • Poliginia: o macho se acasala com diversas fêmeas, enquanto as fêmeas cruzam com apenas um macho.

  • Poliandria: a fêmea pode cruzar com diversos machos, enquanto os machos se associam a uma única fêmea.

  • Poligamia: tanto o macho como a fêmea se acasalam diversas vezes e com diferentes parceiros.

Cuidando da prole

Na monogamia, geralmente, tanto o pai como a mãe cuidam da prole (cuidado biparental); este sistema é muito comum entre as aves. Na poliginia, o cuidado parental costuma ser realizado pela fêmea; este é o caso da maioria das espécies de mamíferos.

No sistema de poliandria, é comum que apenas os machos apresentem comportamentos de cuidados com os descendentes; este é o caso dos cavalos-marinhos e dos pantopodas (pequenos artrópodes marinhos também conhecidos como aranhas-do-mar).

Na poligamia, qualquer um dos sexos pode realizar o cuidado parental, sendo também comum a ausência desse tipo de comportamento. Este é o caso da maioria das espécies de peixes.

Saguis

É bom lembrar que as associações entre sistema de acasalamento e forma de cuidado com a prole não são regras fixas, e que, na natureza, sempre existem exceções. Um exemplo são os saguis, que, embora sejam mamíferos, apresentam cuidado biparental. Entre estes pequenos primatas, a fêmea alimenta os filhotes enquanto cabe ao macho carregá-los, transportando-os pelas árvores.

Cavalos-marinhos

Os cavalos-marinhos são um exemplo de espécie de peixe monogâmica e com cuidado parental por parte dos machos. Nestes animais, os casais permanecem unidos ao longo de toda a estação reprodutiva. Durante o acasalamento, a fêmea introduz seu órgão ovopositor no interior de uma pequena bolsa, situada no abdome do macho, e deposita seus óvulos. Dentro da bolsa são liberados os espermatozoides e a fecundação ocorre.

É dito, popularmente, que nessa espécie são os machos que engravidam! Essa bolsa do macho é similar ao útero de uma fêmea de mamífero e contém um fluido que fornece nutrientes e oxigênio aos ovos. No decorrer da gestação, a composição do líquido vai se tornando cada vez mais parecida com a composição da água do mar e, assim, evita a possibilidade de um choque osmótico durante o nascimento da prole. O período de maturação dos ovos é de duas a quatro semanas. Em seguida, o macho "dá a luz" a dezenas de filhotes. Após o nascimento, não há mais nenhum tipo de cuidado parental.

Entre artrópodes, geralmente, não se observa cuidado parental; porém, entre os pantopodas (aranhas-do-mar), os machos carregam os ovos fertilizados numa estrutura localizada sob suas pernas, transportando-os e protegendo-os até a sua eclosão.

Sobrevivência e reprodução

Algumas hipóteses já foram levantadas como explicação a respeito das diferentes estratégias de cuidados com a prole. Uma explicação para a monogamia e o cuidado biparental das aves é a capacidade de alimentar em dobro os filhotes no ninho, aumentando sua chance de sobrevivência.

A predominância, nos mamíferos, do cuidado da prole apenas por parte da mãe talvez possa ser explicada pelo longo período de gestação dos filhotes no corpo da mãe e pela lactação após o nascimento. Dessa forma, os cuidados que o macho pode fornecer são escassos, e este acaba por abandonar a parceira em busca de novas oportunidades de acasalamento.

Teoricamente, quanto maior o período durante o qual os pais cuidam de seus filhotes, maior a chance destes sobreviverem. Porém, quanto maior o tempo de cuidado parental, menor o período no qual os pais se veem livres para procurar novos parceiros e gerar novos descendentes. Assim, acredita-se que, ao longo da evolução, tenham sido favorecidos aqueles comportamentos que apresentam um balanço ideal entre o sucesso de sobrevivência da prole e o sucesso reprodutivo dos pais, maximizando a dispersão da espécie.


Alice Dantas Brites é graduada em ciências biológicas pela Universidade de São Paulo e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental na mesma instituição.