REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
A paternidade de Dom Casmurro - Carlos Vogt
Reportagens
Guarda compartilhada: uma nova lei, divergências antigas
Carolina Medeiros
Filhos sem pai: a ausência presente
Roberto Takata
Dois pais e duas mães
Fernanda Domiciano e Kátia Kishi
Novos pais: eles estão mais participativos na criação dos filhos
Patrícia Santos
Avanços científicos trazem novos olhares sobre a paternidade
Chris Bueno e Fernanda Grael
Artigos
Cuidado parental: como as diferentes espécies cuidam de seus filhotes*
Alice Dantas Brites
Síndrome da alienação parental: o direito e a psicologia*
Marina Moreira
Percepções do adolescente frente ao novo papel de pai
Pâmela Leites de Souza; Sonia Maria Könzgen Meincke; Ana Cândida Lopes Corrêa; Camila Neumaier Alves; Marilu Correa Soares; Eda Schwartz.
O pai em foco: um olhar a partir da psicologia evolucionista
Mauro Luís Vieira e Carina Nunes Bossardi
Envolvimento paterno: algumas considerações
Sara Maria Cunha Bitencourt Santos e Lúcia Vaz de Campos Moreira
Paternidade e masculinidade
Paulo Roberto Ceccarelli
Resenha
Pais que padecem no paraíso
Janaína Quitério
Entrevista
Jorge Lyra
Entrevistado por Ana Paula Zaguetto
Poema
Momento político
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
O pai em foco: um olhar a partir da psicologia evolucionista
Por Mauro Luís Vieira e Carina Nunes Bossardi
10/05/2015
Entre a espécie humana, as condições de dependência que o bebê apresenta exigem a presença direta de um adulto que forneça os cuidados necessários para satisfazer as necessidades básicas e garantir sua sobrevivência. Nesse sentido, o cuidado torna-se importante, principalmente durante os primeiros anos de vida da criança. Tanto mães quanto pais poderão desenvolver comportamentos de cuidado com os filhos, e a forma como cada progenitor vai desempenhar suas funções e responsabilidades com as crianças e também com o lar vai depender de fatores biológicos e culturais em constante interação.

Embora, hoje em dia, a criança possa ser cuidada e assistida por diferentes tipos de adultos (pais biológicos, adotivos, parentes, conhecidos, babás, professores e professoras etc), neste artigo, daremos ênfase aos cuidadores biológicos, uma das dimensões da existência humana e que acompanha nossa história filogenética, enquanto espécie. Em função de sermos mamíferos, essa condição teve algumas implicações ao longo da evolução. Por exemplo, a fertilização, a gestação e a amamentação têm consequências sobre o custo e o envolvimento direto com a prole. Hoje em dia existem diferentes possibilidades de criar uma criança, quando a mãe, por diversos motivos, não pode estar presente. No entanto, por mais de 90% de nossa história enquanto espécie, a mãe era a principal figura de cuidado e proteção para a criança. Assim, a mãe participa de forma direta, desde o início da gestação, no momento e após o nascimento da criança. O contato direto do pai com a criança era algo menos frequente. O cuidado era mais indireto. No momento presente, cada vez mais os pais (homens) estão envolvidos com seus filhos (como veremos mais à frente), mas enquanto evolução da espécie, a trajetória teve especificidades que precisam ser compreendidas.

Nesse sentido, é importante entender como foram selecionados os mecanismos adaptativos do cuidado parental no decorrer da evolução do ser humano. Esse conhecimento nos ajuda a compreender as especificidades do cuidado e também nos permite pensar em alternativas de como ajudar as pessoas a cuidar das crianças quando as condições são diferentes em relação à história filogenética. O entendimento do passado só é útil quando nos ajuda a melhorar a qualidade de vida do presente e lançar perspectivas positivas para o futuro de estabelecimento de um ambiente saudável para nossas crianças e famílias.

A psicologia evolucionista traz contribuições para explicar as especificidades existentes entre homens e mulheres e inclui uma compreensão mais abrangente do fenômeno. As especificidades no investimento de pai e mãe são importantes para compreender as diferenças no cuidado materno e paterno, lembrando sempre que tais diferenças irão depender de características biológicas em interação com o contexto cultural, o qual irá influenciar as funções a serem desempenhadas por homem e mulher na formação de uma família e no cuidado com filhos e filhas.

Em se tratando dos fatores biológicos e culturais em constante interação, faz-se necessário indicar algumas importantes mudanças que ocorreram e que estão ainda acontecendo nas configurações familiares, que acabaram por alterar o modelo tradicional de família (em que o pai é identificado como provedor e mãe como responsável pelo cuidado com o lar e com os filhos), para um funcionamento familiar em que pai e mãe passam a dividir ou a compartilhar, de maneira mais evidente, as tarefas domésticas e de cuidados com as crianças.

Pesquisas em sociedades industrializadas com nível elevado de escolarização e urbanização apontam que a intensificação da participação feminina no mercado de trabalho pode ser considerada como influência significativa que contribuiu para a modificação nas funções paternas e maternas. Nesses contextos, a mulher está investindo mais tempo em sua escolaridade e na sua atuação profissional, contribuindo também com a renda familiar. Para o homem, surge a oportunidade de participar ativamente das tarefas de casa e do cuidado com os filhos. Uma maior autonomia e independência por parte das mulheres ocasionou, assim, modificações nas configurações familiares.

A família, responsável pela transmissão de valores, crenças, ideias e significados, tem, portanto, forte influência no comportamento das crianças. As relações estabelecidas no sistema familiar são importantes para a promoção do desenvolvimento infantil. Nesse cenário, torna-se necessário considerar as transformações ocorridas que indicam a coexistência de diferentes tipos de famílias, bem como as interações parentais (pais-crianças) e conjugais (pai-mãe).

Novas configurações familiares se apresentam delineadas, considerando sua pluralidade e diversidade, como, por exemplo, famílias divorciadas, recasadas, adotivas, monoparentais, chefiadas por homens ou mulheres, produções independentes, casais homoafetivos, dentre outras. Tais arranjos familiares atuais se dão dentro de um contexto histórico e cultural que envolve as estruturas socioeconômicas identificadas, como já referidas anteriormente, por acontecimentos que remarcam o papel dos membros da família na sociedade. Embora se reconheça que existam vários tipos de configurações familiares, neste texto, estaremos focando nossa análise em famílias biparentais e heteroafetivas.

No caso do funcionamento familiar, as relações conjugais, ou seja, o relacionamento estabelecido entre homem e mulher que formam um casal e que acabam tornando-se pais e mães, também podem fornecer indícios de como se dá a organização familiar, a divisão dos papéis e funções e das interações de mães e pais com os filhos. Estudos indicam que a qualidade das relações conjugais pode influenciar a maneira como pais e mães interagem com as crianças e desempenham os seus papéis parentais. Relacionamentos positivos e com altos níveis de satisfação dos cônjuges geralmente aparecem associados a pais mais sensíveis e mais envolvidos no cuidado com seus filhos. O contrário também ocorre, sendo que, na presença de conflitos conjugais, as interações parentais tendem a diminuir consideravelmente.

Essas reflexões dão indícios de que para buscar compreender, descrever e analisar a paternidade, é fundamental incluir as diferentes dimensões, sociais, culturais, psicológicas, jurídicas e biológicas. Para tanto, a paternidade tem sido considerada um fenômeno complexo, pois está relacionada a múltiplas variáveis de influência. A seguir serão abordadas algumas dessas dimensões.

A paternidade: caracterização, influências e determinantes

As evidências de que o pai também pode desempenhar um importante papel no desenvolvimento e bem-estar infantil e os indícios de uma maior participação paterna ocasionaram um incremento nas pesquisas envolvendo o pai. Para tanto, o pai começou a ser incluído como sujeito nas investigações.

A intensificação dos estudos envolvendo a paternidade datam mais especificamente da década de 1970. Desde então, estudos internacionais e também nacionais indicam que a participação paterna tem sofrido alterações no decorrer dos anos. Identifica-se um pai mais diretamente envolvido com as crianças e, mais do que isso, ele aparece participando até mesmo em atividades antes nem tanto relacionadas às suas funções, tais como o suporte emocional e o contato mais direto com a criança em termos de interação no dia a dia, disponibilidade e presença para satisfazer as necessidades dos filhos. Além do contato com os filhos, o pai tem sido mais ativo na realização das tarefas domésticas, embora a responsabilidade principal nessa função ainda permaneça com a mãe.

O papel do pai vem sendo então distribuído em: tradicional (provedor), moderno (participa do desenvolvimento acadêmico e moral da criança) ou emergente (divide atividades com a esposa). As funções paternas estão se mesclando e, à medida em que são encontradas famílias em que as divisões de papéis são mais claramente definidas, ou seja, a mãe assume as responsabilidades com os filhos e o pai com o trabalho fora de casa e a garantia do sustento econômico, também existem famílias nas quais a mãe possui considerável jornada de trabalho fora de casa e, consequentemente, o envolvimento do pai com o lar e com os filhos é maior.

Partindo do pressuposto de que a paternidade é um fenômeno complexo, estudos têm procurado identificar as variáveis que exercem influência no comportamento do pai com os filhos, bem como quais determinantes podem servir para explicar a variação no envolvimento paterno em termos de quantidade e qualidade. Resultados de pesquisas parecem mostrar relações significativas entre características pessoais (idade, escolaridade e personalidade do pai), características do ambiente familiar (relação conjugal com a esposa e as características infantis tais como temperamento, idade e sexo dos filhos) e as características do contexto social (representadas mais especificamente pela jornada de trabalho fora de casa de pais e mães).

Houve um aumento, ao longo dos últimos anos, no número de estudos que discutem a temática do envolvimento paterno. Uma das formas utilizadas para contribuir cientificamente com os conhecimentos relativos à paternidade, à relação entre pais e mães e às consequências do envolvimento parental para o desenvolvimento infantil provém de pressupostos evolucionistas, baseados na teoria da evolução das espécies de Charles Darwin.

Investimento parental e especificidades de pai e mãe

O termo "investimento parental" parte de uma compreensão evolucionista e entende o fenômeno das relações de pais e mães com seus filhos de modo mais geral, considerando os aspectos ontogenéticos e filogenéticos em interação. Dessa forma, propõe-se que as atividades ou envolvimento direto e indireto realizado por pai e mãe irão contribuir de forma imediata ou não para a sobrevivência da espécie. Assim, o investimento parental diz respeito ao grau com que cada sexo investe na sua prole, a qualquer investimento que pais (pai e mãe) despendem em favor da prole (filhos) visando aumentar a sobrevivência e, consequentemente, seu sucesso reprodutivo ou a garantia da perpetuação dos seus genes e da sua espécie.

Partindo desse princípio de que o investimento parental identifica diferenças na quantidade e no tipo de investimento que pai e mãe despendem aos filhos, passa-se a compreender, portando, que existirão comportamentos específicos no cuidado. Entende-se que o cuidado parental humano pode ser compreendido por meio de uma interação de fatores biológicos e culturais, nos quais são encontradas diferenças e também similaridades no comportamento maternal e paternal humano. O interesse está em procurar caracterizar como se dá a participação paterna na atualidade. O objetivo é compreender o papel do pai em função das possíveis variáveis que serão úteis para explicar um maior ou menor envolvimento ou participação paterna direta ou indireta.

Com relação à dimensão cultural, pode-se referir o desejo social de igualdade entre as funções maternas e paternas, ou seja, à compreensão de que homens e mulheres devem contribuir igualmente para o bem-estar dos filhos. O novo modelo de paternidade orienta o pai para a divisão de responsabilidades na criação dos filhos. Espera-se que o pai se envolva, juntamente com a mãe, com o cuidado físico diário dos filhos e participe ativamente do seu desenvolvimento. Assim, um bom pai é aquele que cuida, brinca, instrui e demonstra afeto e amizade pelas crianças, o que caracteriza múltiplas funções e uma maior participação e envolvimento, que vai além do brincar.

O pai desempenha um importante papel para o desenvolvimento socioemocional das crianças, sendo que as interações pai-criança promovem o surgimento de competências sociais. Resultados de pesquisas apontam que, embora tenha sido evidenciado um aumento no envolvimento paterno, a mãe continua como a principal responsável pelos cuidados com os filhos, se envolvendo mais do que o pai, em termos gerais e em dimensões específicas. No que se refere às especificidades do envolvimento, enquanto a mãe se envolve mais em cuidados básicos, o pai se revelou mais envolvido em disciplina. O jogo físico paterno (representado pelas atividades de brincadeira) foi a dimensão em que o pai se destacou em relação às funções desempenhadas pela mãe.

As transformações sociais, econômicas e familiares constituem importantes fatores a serem considerados na caracterização da maternidade e da paternidade na família contemporânea. Para isso, estudos atuais incluem os conceitos de coparentalidade e a noção de complementaridade das funções parentais, como essenciais na promoção de um desenvolvimento infantil saudável.

Relações coparentais: papéis que se complementam

Nas famílias, tem sido apontada uma divisão mais igualitária entre as funções; o pai passou a desempenhar funções denominadas coparentais, devido a um maior compartilhamento de funções com a companheira. Nesse sentido, o enfoque está em, ao invés de destacar a influência exercida por cada um dos pais separadamente, enfatizar a influência conjunta de ambos os pais sobre as crianças.

A coparentalidade é um termo que define o envolvimento conjunto e recíproco de ambos os pais na educação, formação e decisões sobre a vida dos seus filhos, ou seja, pai e mãe dividem a liderança e se apoiam nos seus papéis de chefes da família e nos papéis parentais. No contexto atual das sociedades ocidentais, no qual o envolvimento paterno vem sendo cada vez mais valorizado, compreender como a coparentalidade afeta o desenvolvimento humano tornou-se de grande importância, seja para fins teóricos como para intervenções.

A coparentalidade possui, portanto, como principais componentes, o acordo nas práticas parentais, as divisões de trabalho e o suporte recíproco entre a díade (pai-mãe). Ainda a esse respeito, os diferentes papéis parentais desempenhados por pai e mãe podem ser complementares. Partindo da noção de complementaridade dos papéis materno e paterno para o desenvolvimento saudável da criança, enquanto a mãe (cuidadora primária) passa mais tempo com a criança, estando mais responsável pela alimentação, higiene, cuidado e por garantir uma base segura e de afeto com os filhos, o pai ficaria mais direcionado a estabelecer relações afetuosas incentivando a criança a explorar o ambiente e a lidar com diferentes situações.

Nesse sentido, favorecer o envolvimento dos pais na promoção do desenvolvimento dos filhos torna-se um fator importante e, para isso, a união de esforços, pesquisas, áreas de conhecimento e, principalmente, considerando a multiplicidade de métodos e olhares a respeito do fenômeno, contribui para endossar o conhecimento sobre a paternidade.

Por fim, é importante destacar que a cultura não é algo aleatório, mas que muitas vezes tem como base aspectos que foram selecionados ao longo do tempo. Muitos tipos de intervenções acabam não funcionando, pois parte-se do pressuposto de que tudo pode ser transformado e modificado do jeito que desejamos. Precisamos nos tornar conscientes da nossa evolução para sermos mais efetivos em nossas intervenções enquanto sociedade e pessoas. Ou seja, se quisermos avançar em direção ao futuro de um pai mais participativo na família é necessário compreender muito bem como foi nosso passado. Passado não apenas em termos de um período histórico e vinculado à escrita, mas também pré-histórico, que envolve entender os primórdios e a trajetória da história enquanto espécie.


Mauro Luís Vieira é professor titular do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutor em psicologia experimental pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Dalhousie University em Halifax (Canadá) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI – www.nepedi.ufsc.br).

Carina Nunes Bossardi é professora de psicologia na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI-SC), doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC (2011 e 2015, respectivamente) e foi bolsista de doutorado sanduíche pela Capes na Universidade de Montréal, no Canadá. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI).


Referências bibliográficas

Bossardi, C. N. (2015). "Envolvimento e interações paternas com filhos de 4 a 6 anos: relações com os sistemas parental e conjugal". Tese (doutorado em psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Carvalho, A. M. A.; Cavalcanti, V.R.S.; Almeida, M. A. & Bastos, A. C. S. (2008). "Mulheres e cuidado: bases psicobiológicas ou arbitrariedade cultural?". Paidéia, 18(41), 431-444.

Chen, H-H. (2013). "Couple relationship quality, coparenting, and fathering in Taiwan". Early Child Development and Care, 183(6), 827-842.

Feinberg, M. E. (2003). "The internal structure and ecological context of coparenting: a framework for research and intervention". Parenting: Science and Practice, 3(2), 95-131.

Geary, D. C. & Flinn, M. V. (2001). "Evolution of human parental behavior and the human family". Parenting: Science and practice, 1(2), 5-61.

Goetz, E. & Vieira, M. L. (2009). Pai real, pai ideal: o papel paterno no desenvolvimento infantil. Curitiba: Juruá.

Gray, P. B. & Crittenden, A. N. (2014). "Father Darwin: effects of children on men, viewed from an evolutionary perspective". Fathering, 12, 121-142.

Lamb, M. E. (Org.). (1997). The role of the father in child development. New York: John Wiley & Sons.

Newland, L. A.; Coyl-Shepherd, D. D. & Paquette, D. (2013). "Implications of mothering and fathering for children's development". Early Child Development and Care, 183(3–4), 337–342.

Paquette, D. (2004). "Theorizing the father-child relationship: mechanisms and developmental outcomes". Human Development, 47(4), 193-219.

Turcotte, G. & Gaudet, J. (2009). "Conditions favorables et obstacles à l'engagement paternel: un bilan des connaissances". In: D. Dubeau; A. Devault & G. Forget (eds.), La paternité au XXI siècle (pp 39-70). Québec, Canada: Les Presses de l'Université Laval.

Vieira, M. L.; Bossardi, C. N.; Gomes, L. B.; Bolze, S. D. A.; Crepaldi, M. A. & Piccinini, C. A. (2014). "Paternidade no Brasil: revisão sistemática de artigos empíricos". Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66(2), 36-52.