REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Editorial
Agroecologia e meio ambiente* - Calos Vogt
Plantas não convencionais são utilizadas como alternativa na alimentação
Juan Mattheus
Dedicada à alimentação, 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia faz pulsar a agroecologia
Erik Nardini Medina
O caminho para fiscalização e certificação
Carolina Medeiros
Conceito em disputa, agroecologia atribui pesos equivalentes aos aspectos econômicos, sociais e ambientais da produção
Gustavo Almeida e Tássia Biazon
Movimento ambicioso, agroecologia depende de novo mercado consumidor
Tamires Salazar
Sem mulheres existe agroecologia?*
Márcia Maria Tait Lima e Vanessa Brito de Jesus
Somos uma gente que semeia e cria. Palavras sobre as culturas e os saberes da gente do campo*
Carlos Rodrigues Brandão
A contribuição das ciências e do movimento social para a agroecologia no Brasil
Lucimar Santiago de Abreu, Stéphane Bellon e Tércia Zavaglia Torres
Propondo uma outra agricultura: a agroecologia como caminho
Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco
Panorama dos cursos e da pesquisa em agroecologia no Brasil
Luciana Miyoko Massukado e João Vitor Balla
A fotografia triste do território onde a agroecologia não está
Juliana Schober Gonçalves Lima
As sementes
Patricia Santos
Marcos Sorrentino
Entrevistado por Juliana Schober Gonçalves Lima
Excelência
Plantas não convencionais são utilizadas como alternativa na alimentação
Por Juan Mattheus
10/10/2016

Você possivelmente já deve ter ouvido falar de plantas como taioba, serralha, onze horas e, um dos símbolos da Amazônia, a vitória-régia, certo? Elas podem ser consideradas o que pesquisadores chamam de plantas alimentícias não-convencionais, ou melhor, as pancs.

Dentre os pesquisadores das pancs está o biólogo do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Valdely Kinnup, que desde a infância as consome e que tem na família uma tradição na agricultura. Kinnup conta que o pai sempre teve grande conhecimento da flora local (na região Sudeste) e que, sempre que possível, trazia algum tipo diferente de planta para comer ou tratar enfermidades.

“Um exemplo de uma planta que consumo desde criança, é a serralha, bastante comum em Campinas. Em um evento de agricultura orgânica que participei, preparei uma salada de serralha e as pessoas adoraram, simplesmente pelo fato de eu picar e esfregá-la com a mão para tirar o gosto amargo. É bastante comum no Sudeste, mas quase não é consumida”, explica Kinnup.

Sobre a descoberta de novas espécies de pancs, o engenheiro agrônomo Harri Lorenzi afirma que a lista aumenta, pois todos os dias se está fazendo análises bromatológicas, químicas, nutricionais. "Hoje, essa lista já pode chegar acima de 900 espécies, que podem ser consideradas comestíveis e aproveitáveis para consumo humano”, explica.

Livro de receita não convencional

Do interesse dos dois pesquisadores surgiu o livro Plantas alimentícias não convencionais no Brasil. O livro traz 1.053 receitas ilustradas e foi escrito em parceria de Kinnup com Harri Lorenzi, que é diretor do Instituto Plantarum. O instituto Plantarum é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira, localizado em Nova Odessa, interior de São Paulo.

As receitas do livro são criações nossas. É fruto de um trabalho de etnobotânica econômica de 50, 100 e, até mesmo, de duzentos anos atrás. As informações nós trouxemos a partir de literatura, de trabalhos clássicos muito antigos, baseados em registros de naturalistas que passaram por aqui nos séculos XVII e XVIII”, explica Kinnup.

Como exemplo de pancs, Kinnup surpreende com os mais variados usos que deu para um dos símbolos do Brasil, a vitória-régia (ou victoria amazônica). “Usam-se as flores para fazer geleia, salada e enfeitar pratos. Outro uso dela é o milho – as sementes que estão dentro de um fruto grande que ela possui, similar ao milho – porque ele estoura e vira uma pipoca. E, claro, se pode se fazer pipoca, é possível fazer farinha, mingau e outros produtos a partir dessas sementes", explica Kinnup.

Tesouro nacional

A biodiversidade brasileira é tema de muitos estudos e admirada pelo mundo, entretanto, pouco é feito para dar o real valor ao que oferece. Em seu artigo "Plantas alimentícias não-convencionais (pancs): uma riqueza negligenciada", Kinnup aborda o potencial alimentício do país. "Quais são as espécies de frutas e hortaliças nativas produzidas em larga escala? Quais passaram por pesquisas? Existem programas governamentais efetivos que incentivem ou, ao menos, não criem empecilhos para o cultivo e manejo de espécies alimentares nativas? Essas são apenas algumas questões inquietantes referentes à forma mais básica de uso, a alimentação", questiona o pesquisador.

A ideia das pancs é trazer a diversificação no consumo de verduras e legumes, ou seja, deixar de importar produtos caros como o aspargo, do Chile e da França, ou mesmo legumes não comuns na Amazônia, como brócolis e couve-flor, que chegam com preços altos ao mercado.

Para o coautor do livro, Harri Lorenzi, nos últimos 40 anos, o cardápio das pessoas vem se restringindo a um pequeno número de plantas. "A cada dia, menos plantas são ofertadas no mercado, isso é péssimo, pois estamos limitando a quantidade de nutrientes que o nosso organismo pode aproveitar. Uma das razões para escrever o livro foi mostrar que muitas outras plantas podem ser consumidas sem risco".

Lorenzi ainda complementa dizendo que nem todas as pancs precisam ser cultivadas. Na verdade, o grande interesse é que são plantas espontâneas, urbanas. "As pancs não são um novo grupo que se pensa em cultivar – lógico que algumas podem ser cultivadas – mas o grande lance de serem úteis, é que já estão disponíveis. O mais importante não é colhê-las, e sim conhecê-las, para não cometer erros e consumir coisas inadequadas”, explica Lorenzi.

Resgate do conhecimento tradicional

Desde de 2011, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), implementa trabalhos de difusão do conhecimento das pancs. Esse trabalho é realizado na região do Vale do Paraíba, abrangendo 39 municípios paulistas, onde predominam pequenas e médias propriedades agrícolas, com características de agricultura familiar. Nesses locais são realizadas visitas técnicas, que possuem como foco o sistema de produção agroecológico. Práticas ecológicas de manejo do solo como cultivo mínimo, consórcios, adubação verde, compostagem e plantas companheiras são repassadas aos participantes.

Parcerias com universidades, escolas municipais e colégios técnicos são realizadas, estudantes fazem estágios e vivências na unidade, sendo abordados desde aspectos botânicos e técnicos de cultivo das hortaliças, produção de substratos orgânicos e mudas, identificação de pragas e doenças, a preparo de caldas alternativas e biofertilizantes.

Os projetos têm o objetivo de promover políticas públicas focadas na pesquisa participativa agrícola e desenvolver novos modelos de sistemas de produção de base agroecológica, considerando as especificidades regionais. A intenção é estimular as famílias rurais a permanecerem no campo, com qualidade e respeito ao seu conhecimento, com geração de renda e produção diferenciada.