REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Viagem pelas crônicas - Carlos Vogt
Reportagens
Acervos permitem conhecer viajantes
Patrícia Mariuzzo e Sueli Mello
Von Martius: viajante-naturalista-historiador
Maria Guimarães e Mariella Oliveira
Os caminhos de volta à natureza
Vanessa Sensato e André Gardini
De volta ao Orinoco, seguindo von Humboldt
Yurij Castelfranchi
Viagens, registros e representações
Cauê Nunes
O exótico e o pitoresco nas pinturas
Susana Dias
Artigos
Fazendo história popular através da leitura dos viajantes
José Carlos Barreiro
Uma aventura científica no Brasil: Theodoro Peckolt
Nadja Paraense dos Santos
O Brasil no olhar de William James
Maria Helena Pereira Toledo Machado
Naturalistas e viajantes brasílicos
Clarete Paranhos da Silva
Edward Said e uma perspectiva para a literatura de viagens no Brasil
Alexsander Gebara
Um viajante a serviço da colonização do Grão Pará e Maranhão
Maria Lucia Abaurre Gnerre
Da natureza à representação cartográfica
Márcia Siqueira de Carvalho
Resenha
Do Roraima ao Orinoco
Carol Cantarino
Entrevista
Miriam Lifchitz Moreira Leite
Entrevistado por Simone Pallone
Poema
Habilidade romântica
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Fazendo história popular através da leitura dos viajantes
Por José Carlos Barreiro
10/06/2006

Provavelmente, caro leitor, você já experimentou a sensação de se divertir, mas pouco conhecer ou descobrir com passeios promovidos por pacotes de viagem, tão à moda da próspera atividade turística contemporânea. Isto se deve à perversão do significado original da viagem, vinculada à aquisição de conhecimento e à formação científica e cultural dos indivíduos. Neste sentido, todos os esforços são válidos para a reversão da tendência atual de desconsideração de seu sentido maior. Em sua significação primeira, são bastante ilustrativas certas experiências em períodos anteriores da história, em que a realização de uma viagem, às vezes a lugares remotos e de costumes desconhecidos, ampliava enormemente o universo cultural dos viajantes. É este, por exemplo, o caso do pensador francês Montaigne (1533-1592) que para realizar o desejo de toda uma vida, fez sua primeira viagem ao exterior percorrendo 5000 quilômetros em 17 meses. Montado a cavalo, passou por Roma, pela Alemanha, Áustria e Suíça, juntamente com quatro jovens da nobreza, incluindo seu irmão e doze servos. A viagem ajudou-o a entender que povos e modos de vida diferentes não eram necessariamente piores ou melhores entre si, mas simplesmente diferentes.

Mas essa visão pioneira sobre a diversidade entre povos e culturas nem sempre predominou entre os viajantes da época. Muitas vezes a necessidade de conhecimento aliava-se às pretensões de conquista e dominação de povos. As fantásticas viagens do genovês Cristóvão Colombo (1451-1506), dos portugueses Vasco da Gama (1460-1524) e Afonso Albuquerque (1485-1547) e do espanhol Hernando Cortez (1460-1521) estiveram muito associadas a esses objetivos. A partir da ousadia desses navegadores, as expedições científicas e “civilizadoras” multiplicaram-se por todo o mundo.

Sob vários aspectos o Brasil, que recebeu viajantes estrangeiros desde o século XVI, teve muitas vezes sua identidade cultural obscurecida pelo que eles escreviam e divulgavam, sobretudo, no continente europeu. Foram muitas as visitas dessa natureza recebidas pelo Brasil, facilitadas e intensificadas, a partir de inícios do século XIX pela transferência da corte portuguesa para o Brasil e pela abertura comercial proveniente da queda do monopólio colonial. Alguns desses viajantes eram comerciantes, atraídos pelas possibilidades de lucros como a nova situação do Brasil. Outros eram cientistas ou artistas, apoiados pelo próprio rei D. João VI.

Particularmente dignas de interesse são as descrições que fizeram sobre o conjunto de práticas, ritos, relações de parentesco, costumes, crenças e sociabilidades das populações pobres mestiças, indígenas e negras das várias regiões brasileiras por onde passavam. Porem, muitas vezes em tais narrativas encontra-se uma das formas mais incisivas de se promover a diluição da memória histórica da cultura das classes subalternas. De devoção coletiva de um povo, as crenças e rituais populares que aqui encontravam eram em suas descrições transformadas em coisas para serem vistas e consumidas como mero entretenimento. Não raro, a partir de seu olhar etnocentrista, tratavam o tema com zombaria, desconsiderando o valor e a importância daquelas manifestações.

Ainda assim os relatos de viajantes constituem-se em fontes históricas fundamentais para o conhecimento da cultura, das tradições e da resistência em relação ao modo violento com que a população era tratada nos primórdios da formação do Estado brasileiro. É através do entendimento das dimensões histórico-antropológicas dessas tradições que podemos perceber as diversas formas através das quais o povo se transformava às vezes em co-participante decisivo da nova construção política que se anunciava em nossa sociedade desde fins do século XVIII.

Tais tradições manifestavam-se, dentre outras formas, através de rituais, cujas origens eram de dimensões atlânticas, com contribuições culturais de africanos, indígenas, europeus, que acabaram por ganhar uma conformação própria na Colônia, e depois Estado brasileiro. Este é o caso do ritual da malhação do Judas, relatado por Debret, viajante e artista que veio ao Brasil em 1816, acompanhado da missão francesa. Debret recolhe detalhes preciosos desse ritual caracterizado por componentes culturais e religiosos mais especificamente portugueses. O ritual era encenado com efeito teatral extraordinário, animado por um grupo bastante agitado e barulhento de pessoas, entremeadas por turbilhões de fumaças e petardos detonados. Dois bonecos compunham o cenário central, um representando Judas e outro o Diabo, que servia de carrasco. Sob o ponto de vista de sua cacofonia rude, a Malhação do Judas guardava similaridades com as rough music (expressão de difícil tradução, mas que se referia a música grosseira e barulhenta), tal como as estudou Thompson, normalmente empregadas para dirigir zombarias ou hostilidades contra indivíduos que desrespeitavam certas normas da comunidade, na Inglaterra do século XVIII. Desde a vinda da Corte portuguesa ao Brasil em 1808, as autoridades policiais tentavam impedir os ajuntamentos em torno de desses rituais, temerosas de protestos populares. Zombarias e hostilidades eram impingidas, sobretudo contra personagens importantes do governo, como foi o caso da malhação do Judas do sábado de Aleluia de 1831, em que vários deles foram submetidos a enforcamento ritualizado, dentre os quais o ministro intendente geral e o comandante das forças militares da polícia do Rio de Janeiro.

Um pouco antes, mas nessa mesma conjuntura tensa da crise do sistema colonial e da formação do Estado nacional, uma curiosa manifestação popular é realizada em Pernambuco, provavelmente testemunhada por viajantes e depois reproduzida por folcloristas. Às vésperas da partida de Dom Tomás, quando este deixava em 1798 o governo da capitania, ouvia-se, segundo os relatos, o povo cantar em versos jocosos, o fato de o governador ter sido “chifrado” por sua amante, Dona Brites. Os versos foram cantados quando Dom Tomás partira, e diziam que Dona Brites aparentava chorar de tristeza, mas disfarçadamente sorria. Tão logo Dom Tomás virara as costas ela já estava nos braços de Chiquinho da Ribeira, o arrematante de dízimos do mercado público do bairro Santo Antônio, que Dom Tomás construíra. Não se tem detalhes a respeito dessa zombaria hostil do povo contra seu governador, exceto a de que os versos eram cantados com música inventada pelos próprios manifestantes. Contudo, eram versos fáceis de serem memorizados pela multidão, o que na Inglaterra do mesmo período recebia a denominação de nominy. Não há também informações a respeito do acompanhamento instrumental rude e primitivo que normalmente compunha esse tipo de ritual. Sabendo, contudo, da forma draconiana com que o povo era tratado naquela província, é possível que essa zombaria fosse desencadeada de forma mais ou menos contida, para evitar reprimendas. De qualquer forma, tratava-se de uma manifestação popular que respondeu aos maus tratos e abusos desfechados pelo governador, ridicularizando-o no que havia de mais sagrado numa sociedade de tipo patriarcal: a traição e a infidelidade feminina. Estes eram temas sempre explorados quando a plebe inglesa queria hostilizar seu rei ou alguma outra autoridade importante, caracterizando também os rituais franceses denominados charivari, conforme mostram os estudos de Zemon Davis.

A rua era sempre o cenário principal utilizado pela população para ridicularizar personagens que se destacavam nas fileiras dos infames. O viajante inglês Luccock assistiu e registrou no Rio de Janeiro, rituais cuja estratégia era a de introduzir letra jocosa com o nome do indivíduo visado, em música conhecida, geralmente que se tocava pelas ruas, como por exemplo, a que acompanhava diariamente os militares no Rio de Janeiro, quando marchavam do quartel até o palácio. O ridículo era aplicado de forma tão eficiente que o indivíduo visado às vezes perdia o cargo e tinha que desaparecer. Uma dessas reprimendas foi aplicada em inícios do século XIX a um ilustre membro das elites, como castigo por liderar uma reforma do catolicismo no Brasil, que contrariava os interesses e as crenças populares.

Esses não constituem os únicos exemplos de rituais de protestos que podem ser encontrados na história das classes subalternas e sua co-participação na formação do Estado e da nação no Brasil. Nem mesmo poderíamos dizer que se trata de manifestações desconectadas umas das outras. É plausível concebê-las como parte de uma luta popular contínua contra os desmandos cometidos pelas autoridades contra os pobres da Colônia e contra a forma excludente com que dos acordos entre as elites ia se desenhando o retrato conservador da Independência no Brasil.


José Carlos Barreiro é professor do Departamento de História da Unesp, campus de Assis.


Bibliografia


BARREIRO, J. C. Imaginário e viajantes no Brasil do século XIX: cultura e cotidiano, tradição e resistência. São Paulo, Editora Unesp, 2002.

DAVIS, N. Z. Culturas do povo. Sociedade e Cultura no início da França Moderna: oito ensaios. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1998.

DEBRET, J. B. Viagem pitoresta e histórica ao Brasil. 6a. ed. São Paulo: Martins, Brasília: INL, 1975. 3 vol.

LUCCOCK, J. Notas sobre o Rio de Janeiro e partes meridionais do Brasil. São Paulo: EDUSP, Belo Horizonte: Itatiaia, 1975.

PEREIRA DA COSTA, F. A. Anais pernambucanos. 1795-1817. Recife, Arquivo Público Estadual, 1962.

SILVA, M. (Org.) Dicionário Câmara Cascudo. São Paulo, Perspectiva, 2003.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.