REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Casa grande sem senzala? - Carlos Vogt
Reportagens
Brasil e Estados Unidos: até onde vai a união?
Fábio Reynol
Novas fronteiras agrícolas da cana
André Gardini
Combustível para crescimento e problemas sociais
Marta Kanashiro e Fabio Reynol
Tecnologia pode dobrar produção
Rodrigo Cunha
O Proálcool renasce
Luiza Bragion
Artigos
Novo ciclo do Proálcool: problemas derivados do aumento da produção do etanol
Alceu de Arruda Veiga Filho
A agroindústria canavieira de São Paulo e do Brasil: heranças a serem abandonadas
Pedro Ramos
O mercado de trabalho assalariado na cultura da cana-de-açúcar
Otavio Valentim Balsadi
Melhoramento da cana-de-açúcar: marco sucro-alcooleiro no Brasil
Roberto Cesnik
Seqüestro de carbono, cana-de-açúcar e o efeito Cinderela
Marcos Buckeridge
Etanol: riqueza nacional adormecida
Mirna Ivonne Gaya Scandiffio e André Tosi Furtado
Resenha
Nordeste
por Carolina Cantarino
Entrevista
Bautista Vidal
Entrevistado por por Susana Dias
Poema
Equilíbrio
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Etanol: riqueza nacional adormecida
Por Mirna Ivonne Gaya Scandiffio e André Tosi Furtado
10/04/2007

O último relatório do IPCC (International Pannel for Climate Change) apresenta os preocupantes problemas que a humanidade deverá enfrentar ainda neste século devido ao aquecimento global. E isto se deve, em grande parte, ao crescente aumento das emissões de CO2, CH4 e N2O provenientes, principalmente, do consumo de energias fósseis e da queima de florestas.

Há um grande consenso entre os especialistas que o uso da biomassa é uma das principais soluções, no curto, médio e longo prazo, para minimizar o impacto extremamente negativo dos gases de efeito estufa. A matriz energética do Brasil detém o maior percentual de uso de fontes de energia renovável do mundo, com uma participação de 44,5% do consumo de energia, enquanto a média mundial é de 13,1%. Se a comparação for com os países integrantes da OCDE (Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico) a diferença é ainda maior, uma vez que apenas 6,1% da oferta interna de energia desses países provêm de fontes renováveis.

No que diz respeito ao setor de transportes, o Brasil é o país que mais utiliza biomassa na produção de combustíveis líquidos. Embora seu uso tenha se iniciado na década de trinta do século passado, foi, em 1975, com o Programa Nacional do Álcool – o Proálcool , que o país apresentou ao mundo o único programa consistente de substituição da gasolina, como resposta às crises de petróleo de 1973 e de 1979.

A produção de álcool combustível atravessou diversas situações após quase trinta e dois anos de implantação do Proálcool. Nos primeiros dez anos, vivenciou-se um total sucesso, com a produção de álcool etílico saltando de 611 mil m3, na safra 1975/76, para 11,8 milhões m3 na safra 1985/86. Na primeira safra, o álcool anidro representava 79% do total da produção de etanol, invertendo-se, após dez anos, o percentual para o álcool hidratado, 77,3%, graças à rápida penetração dos carros movidos 100% a álcool (hidratado) a partir do início dos anos 80.

Nos quinze anos subseqüentes, o país assistiria ao progressivo declínio do Programa, com a queda das vendas de carros a álcool e da produção de álcool hidratado. No entanto, esse declínio não significou a estagnação da agro-indústria da cana-de-açúcar. Esta prosseguiu expandindo-se por conta das exportações de açúcar e da introdução de constantes melhoras em suas técnicas de produção, que minimizaram seus custos de produção. Em 2003, novas perspectivas surgiram para o uso de álcool hidratado, com a introdução de uma nova tecnologia para a frota de veículos leves, os carros flex fuel, capazes de aceitar qualquer grau de mistura de etanol ou de gasolina.

Com a introdução dessa nova tecnologia, é de se esperar que a demanda de álcool hidratado no mercado interno continue aumentando, não colocando em risco a infra-estrutura de distribuição do país, que conta hoje com cerca de 30 mil postos de abastecimento do combustível renovável.

A seguir, apresenta-se uma projeção do crescimento da frota nacional de veículos leves, da demanda de combustíveis, com foco no álcool carburante.

Mercado interno

Elaborou-se uma projeção da evolução da frota de veículos leves para 2025, apresentada na tabela abaixo, com base nas seguintes premissas:

  • A frota de veículos leves cresce 4% ao ano, acompanhando a evolução do PIB do país.
  • As vendas de veículos leves aumentam 5% ao ano.
  • Os carros flex representam 85% das vendas de veículos leves até 2025
  • A taxa de sucateamento dos carros flex é de 3,5% nos cinco primeiros anos; 5% de 2007 a 2012 e 10% até 2025
  • A venda de carros que utilizam gás natural veicular (GNV) é de 200 mil unidades/ano e a taxa de sucateamento desses veículos é de 7% até 2012 e 10% até 2025.

tabela

Com cerca de 21 milhões de unidades, a participação dos carros flex no total da frota nacional de veículos leves representa 45% em 2025.

Quanto à demanda de combustível, especificamente de álcool combustível, partiu-se das seguintes premissas:

  • Um litro de álcool hidratado equivale a 0,7 litro de gasolina, o que corresponde ao atual rendimento dos carros flex fuel
  • Um litro de gasolina contém 0,25 litro de álcool anidro
  • Oitenta por cento dos carros flex utilizam álcool hidratado

O consumo de álcool combustível, somadas as necessidades de álcool anidro e hidratado em 2025, é de 43,9 milhões m3, conforme apresentado na tabela abaixo.

Veículo Gasolina (106 m³) Álcool Anidro (106 m³) Álcool Hidratado (106 m³)
Gasolina 24,5 8,2 0,0
100% álcool 0,0 0,0 0,9
Flex fuel 4,4 1,5 33,4
TOTAL 28,9 9,6 34,3

Mercado externo

Interessados em uma abordagem prospectiva, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos-CGEE do Ministério de Ciência e Tecnologia-MCT, solicitou, no início de 2005, à equipe do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe), da Unicamp, coordenada pelo professor Rogério Cerqueira Leite um estudo sobre as “possibilidades e os impactos da produção de grandes quantidades de etanol visando à substituição parcial da gasolina do mundo” em um espaço temporal de vinte anos.

Nascia então o Projeto Etanol que, na sua primeira fase, tinha como meta estudar a viabilidade da expansão da produção de etanol para exportar cerca de seis vezes a produção atual, o que significaria substituir 5% da demanda mundial de gasolina em 2025. Para alcançar essa meta, estabeleceram-se as principais premissas do estudo:

  • Expansão da produção de cana-de-açúcar em áreas não ocupadas por florestas (Amazônia e Mata Atlântica) ou em reservas ambientais e terras indígenas
  • Desconcentração da produção de cana-de-açúcar e de etanol

Para conhecer o potencial de expansão da produção de cana-de-açúcar no país, o Projeto Etanol contratou especialistas que elaboraram, em função do solo e do clima, um mapa das áreas potenciais para a cultura da cana, com e sem irrigação, excluindo-se aquelas com restrição ambiental e com declividade acima de 12%, em decorrência da meta 100% de mecanização na colheita. O estudo utilizou o mapa das terras com potencial para produção de cana-de-açúcar sem irrigação, ao qual foram acrescentadas as reservas ambientais, tais como reservas indígenas, parques ecológicos, militares e outras, conforme apresentado na Figura 1.

figura 1

FIGURA 1: POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE CANA DE AÇÚCAR NO BRASIL – SEM IRRIGAÇÃO

Atualmente, a produção de cana-de-açúcar e etanol está excessivamente concentrada na região Sudeste do país. Acredita-se que a desconcentração, visando minimizar as diferenças regionais, seja possível se forem empreendidas ações de planejamento e de pesquisa em áreas que hoje detêm potencial quanto ao solo, clima e declividade, mas que carecem de tecnologias específicas, como, por exemplo, variedades adaptadas de cana-de-açúcar.

A primeira fase do estudo, concluída em dezembro de 2005, selecionou doze áreas com potencial para produção de cana-de-açúcar. Definiu-se uma destilaria “padrão” e a formação de clusters, o que viabiliza a infra-estrutura necessária para o escoamento de grandes quantidades de etanol. O estudo incluiu os impactos sociais e econômicos, considerando-se a geração de energia elétrica disponível através da co-geração.

O estudo prosseguiu com a fase dois, que foi concluída em março de 2007. Nesta fase, duplicou-se a meta de produção de etanol para substituir 10% da demanda mundial de gasolina, também em 2025. Para isto, o Projeto Etanol selecionou mais cinco novas áreas e projetou uma destilaria “modelo” que maximizasse os ganhos na área agrícola e industrial, além de abordar alternativas para o escoamento do álcool das áreas produtoras até os principais portos do país.

Na área agrícola, destacam-se os estudos de melhoramento genético da cana-de-açúcar, de colheita e plantio mecanizado, técnicas de fertilização, tratos culturais e outros. Entre as novas tecnologias estudadas, na área industrial, merece destaque a introdução da hidrólise ácida e enzimática com o uso do bagaço e da palha.

A cana-de-açúcar ocupa atualmente cerca de seis milhões de hectares do país, sendo que praticamente a metade é destinada à produção de etanol. Quanto ao uso da terra, o estudo identificou 53 milhões de hectares com potencial alto e médio para a produção de cana-de-açúcar. Para atingir a meta de 205 milhões de m3, seriam necessários cerca de 40 milhões de hectares, se forem mantidos os parâmetros atuais de produtividade, e sem considerar avanços tecnológicos na área agrícola e industrial.

A segunda fase do Projeto Etanol dinamizou a demanda de terras de cana-de-açúcar, considerando também a necessidade de atender ao mercado interno de etanol e aos mercados interno e externo de açúcar.

Prosseguindo com a visão de longo prazo, a terceira fase do Projeto Etanol, que deverá ser concluída este ano, contempla estudos de sustentabilidade, no que diz respeito à manutenção e melhorias na produção de etanol na área agrícola e industrial bem como os requisitos de excelência no uso do solo, diminuição e controle de água, tratamento do vinhoto e outros. Essa fase contempla ainda estudos sobre a legislação de possíveis países compradores e do marco regulatório nacional.

O Projeto Etanol busca garantir a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva e de escoamento, contemplando o desenvolvimento das comunidades locais, com educação, saúde, emprego, além de prever um sistema de produção ecologicamente sustentável. Para isso é indispensável a atuação do Estado como órgão coordenador desse desenvolvimento, integrando o setor público e privado.

Com a implantação de um projeto dessa magnitude, o Brasil manteria e ampliaria sua posição de país líder de fontes renováveis de energia de modo competitivo e sustentável. Contribuiria ainda com a redução de gases de efeito estufa, principalmente o CO2, através da substituição do uso de combustíveis fósseis pelo uso de etanol proveniente de biomassa.

Mirna Ivonne Gaya Scandiffio é pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe), da Unicamp e André Tosi Furtado é professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica, do Instituto de Geociências, da Unicamp.