REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
A casa alsaciana - Carlos Vogt
Reportagens
Novos medicamentos, novos tratamentos, novas abordagens
Patrícia Mariuzzo e Murilo Alves Pereira
A versão biológica da dor
Susana Dias
Em busca de um padrão de medida
Marta Kanashiro
O piercing e a cruz: a dor que não se evita
Yurij Castelfranchi
Dar à luz sem sentir dor
Carolina Cantarino
Artigos
Dor e linguagem: em torno de Wittgenstein
Jaime Ginzburg
Dor crônica, sofrimento que pode ser tratado
Jaime Olavo Márquez
Trabalho, adoecimento e sofrimento
Álvaro Roberto Crespo Merlo
Conseqüências da dor repetida ou persistente no período neonatal
Ruth Guinsburg, Ana Teresa Stochero Leslie e Luciene Covolan
Tratamento alternativo e complementar e dor
Li Shih Min
Homens e mulheres: manual do usuário
Jerry Borges
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional
Sebastião Carlos da Silva Junior
Resenha
Por dentro da enxaqueca
Fábio Reynol
Entrevista
Gabriela Lauretti
Entrevistado por por Rodrigo Cunha
Poema
Dúvida unânime
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Entrevistas
Gabriela Lauretti
Médica paulista fala sobre pesquisas recentes ligadas aos estudos da dor, sobre usos de medicamentos como analgésicos e sobre a polêmica em torno da possibilidade de uso da maconha para o alívio da dor.
por Rodrigo Cunha
09/05/2007

A dor pode acontecer de diversas formas. "Dor visceral, somática, neuropática. Freqüentemente o paciente apresenta mais de um tipo de dor. Dificilmente um único fármaco vai oferecer analgesia ampla e total ao paciente. Precisa haver combinação de fármacos distintos, com mecanismos de ação diferentes para o tratamento da dor em um paciente”. Graduada pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP), onde atualmente leciona, a anestesiologista Gabriela Rocha Lauretti fez especialização em dor e mestrado na Universidade de Manchester, na Inglaterra, antes de retornar à USP para desenvolver o doutorado e a livre-docência. No Hospital das Clínicas da universidade, ela é responsável pela Clínica para o Tratamento da Dor, trabalhando com temas como dor aguda pós-operatória e avaliação de diferentes medicamentos para o controle da dor. Além do trabalho na USP, Lauretti é professora colaboradora da Wake Forest University e da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e do Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, onde cuida da Estruturação do Serviço de Dor. Ela foi mentora, em 2004, do projeto Ribeirão sem Dor e da criação do Hospital da Dor de Ribeirão Preto, centro de excelência para o tratamento da dor.


ComCiência – Em fevereiro deste ano, pesquisadores da Harvard Medical School publicaram em um boletim da American Medical Association os resultados de um estudo em que associam o uso de analgésicos como a aspirina ou a dipirona, amplamente usados tanto para o alívio de simples dores de cabeça quanto na prevenção de infartos, ao risco de desenvolvimento da hipertensão em homens sadios. De que forma a senhora avalia estudos como esse e que balanço faz entre os benefícios e os riscos desses medicamentos de consumo expressivo?
Gabriela Rocha Lauretti – O interesse sobre este assunto iniciou em 2001, quando Kathryn Rexrode e colaboradores da Divisão de Medicina Preventiva, em Boston, nos Estados Unidos avaliaram de forma retrospectiva a ligação entre uso de analgésicos como a aspirina, o paracetamol entre outros, em relação ao risco de desenvolver disfunção renal. Segundo esses autores, esse risco não foi significante. A respeito do risco de desenvolver hipertensão arterial, propriamente dita, em 2002, Gary Curhan e colaboradores da Harvard Medical School, nos Estados Unidos avaliaram de forma prospectiva mais de 80 mil mulheres, as quais utilizavam aspirina, paracetamol, e outros antiinflamatórios. A conclusão dos autores foi que o uso da aspirina não resultou em aumento da probabilidade de desenvolver hipertensão arterial, porém este risco ocorreu com o uso de paracetamol. Estes dados foram posteriormente confirmados por John Forman e colaboradores. Recentemente, o mesmo autor, Forman, que antigamente estava vinculado à Universidade de Boston, e agora encontra-se vinculado à Harvard Medical School, avaliou mais de 16 mil homens durante 4 anos, em relação à ingestão de analgésicos ou antiinflamatórios e o desenvolvimento de hipertensão arterial. Agora, esses autores relatam que o uso de aspirina diariamente, para dor de cabeça, ou outras dores, (e principalmente relacionado ao número de comprimidos ingeridos por dia) está relacionado com maior risco de desenvolver hipertensão arterial.

A respeito do uso de doses pequenas de aspirina para a prevenção de infarto do miocárdio, essas doses pequenas oferecem mais ganhos e segurança para o paciente do que o seu não uso, e os pacientes devem seguir a orientação médica prescrita e manter sua ingestão diariamente. Acredito que o maior problema seja em relação ao uso abusivo de aspirina ou paracetamol, e isto ocorre porque a população se automedica e esses fármacos estão disponíveis em qualquer farmácia. A auto-medicação de analgésicos é que deve ser evitada, e não as prescrições de analgésicos pela classe médica.

Já a relação entre dipirona e hipertensão arterial não foi avaliada até o momento. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, a dipirona não está disponível no mercado, acredito que mais por problema cultural. Por conseguinte, não há nenhum dado sobre o uso de dipirona e o risco de desenvolver hipertensão arterial.

ComCiência – A senhora mencionou a auto-medicação para o combate à dor como um problema a ser evitado, e a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor trata da importância da investigação e combate às causas das dores e da sua relação com aspectos emocionais, com as condições do ambiente físico, com as relações sociais e com a postura e o estilo de vida das pessoas. É complexo pensar em mudança de comportamento em relação à dor?
Lauretti – Mudanças de comportamento sociais são historicamente lentas, pois envolvem interesses diversos como do empregador, do empregado já que a má postura, o esforço repetitivo ou o acidente que podem causar dores ocorrem muitas vezes no local de trabalho e do governo. É um tema prolixo, muito longo, para discussão.

ComCiência – O Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas e a Universidade Federal de São Paulo realizaram um simpósio em 2004, no qual sugeriu-se a reclassificação da Cannabis sativa (maconha), tida como “extremamente perigosa” pela Convenção Única de Entorpecentes de 1961, feita pelas Organizações das Nações Unidas. O objetivo da sugestão é facilitar a descriminalização e possibilitar o avanço das pesquisas sobre usos medicinais da maconha, entre outros, como analgésico. O que as pesquisas já revelaram sobre o potencial dos compostos dessa planta e qual a perspectiva para que algum princípio ativo seja sintetizado, produzido e comercializado legalmente?
Lauretti – As posições sobre o uso da maconha como droga legal no tratamento da dor são divergentes. Eu, pessoalmente, sou contra o uso da maconha em si, porém não de seus derivados ou outros fármacos que possuam mecanismo de ação semelhante. Existem outros analgésicos como o paracetamol, que é um precursor canabinóide interno, e se liga nos mesmos receptores da maconha, e que vem sendo amplamente utilizado nos últimos 100 anos sem que seu mecanismo de ação fosse totalmente esclarecido, e que é legalizado. Isso não assusta, pois a própria morfina, que hoje é o analgésico padrão de comparação, foi utilizada por mais de 5 mil anos sem que seu mecanismo de ação fosse esclarecido. O que tem que ser considerado no tratamento da dor é que ela apresenta diversas características, como dor visceral, somática, neuropática, e freqüentemente o paciente apresenta mais de um tipo de dor. O detalhe é que cada subtipo de dor deve ser tratado. Dificilmente um único fármaco vai oferecer analgesia ampla e total ao paciente. Precisa haver combinação de fármacos distintos, com mecanismos de ação diferentes para o tratamento da dor em um paciente. Depende do caso. O uso da marijuana para o tratamento da dor seria o uso de apenas mais um fármaco, que não seria milagroso, e talvez fosse até ineficaz. Vamos supor que houvesse com o uso de maconha uma analgesia discreta ou mesmo moderada, porém o grau de “conforto”, “desligamento do meio ambiente” seria mais proeminente que a própria analgesia. Ora, o interesse não é “desligar” o paciente, e sim oferecer analgesia adequada e manter o paciente integrado com a família e com outros ambientes de trabalho ou social. “Desligar” o paciente e ele permanecer com os circuitos da dor ativados resulta em liberação aumentada de hormônios do estresse, o que levaria – falando de modo simplista – a um excesso de trabalho de todos os sistemas do organismo, ou seja, haveria aumento da pressão arterial, sobrecarga cardíaca, diminuição da ventilação pulmonar, entre outras coisas.

ComCiência – Em um dos editoriais publicados no boletim mensal do site Dor On Line, afirma-se que “nós humanizamos os animais quando referimos que eles sentem dor”. A sensação de dor, então, estaria mais associada à percepção e consciência de uma experiência sensorial e emocional desagradável? Como explicar para o público leigo a diferença entre humanos e animais nos processos de transmissão e processamento de experiências sensoriais como uma lesão na perna, por exemplo, que leva tanto os primeiros quanto os últimos a mancar?
Lauretti – Qualquer tecido lesado ou machucado resulta em processo inflamatório imediato no local, o qual tem a finalidade de cicatrizar o tecido e restabelecer a função do membro acometido pela lesão. Simultaneamente, ocorrem mensagens que vão do tecido lesado para a espinha ou medula, as quais são processadas, e que sobem em direção ao cérebro, onde em humanos ocorre ligação com o sistema límbico, localizado na região cerebral anterior, e promove ligação com o aprendizado da dor, ou seja, vincula-se às emoções anteriormente sentidas quando o paciente teve dor. Apesar do animal não ter esta ligação emocional evidente, o mesmo sente dor após lesão do tecido e possui reflexo de fuga e aprendizado para evitar atitudes dolorosas.

ComCiência – Além dos aspectos neurológicos e psicológicos, há também um fator cultural na percepção da dor?
Lauretti – Assim como existe diferença entre os sexos masculino e feminino em relação à percepção, expressão e tolerância à dor, as diferenças étnicas foram descritas por alguns autores dos Estados Unidos, como Eun-Ok Im em estudo de 2006, sobre diferenças na percepção da dor em pacientes com câncer, enquanto outros autores negaram, como Gil Yosipovitch, em estudo de 2004, sobre o impacto de etnia na dor em cirurgias dermatológicas. Ainda não está bem esclarecida na literatura médica a ligação entre o fator cultural e a percepção da dor.

ComCiência – A senhora pode apresentar um breve histórico da evolução dos estudos da dor e do papel da pesquisa brasileira no cenário internacional nessa área?
Lauretti – Essa pergunta demanda uma resposta longa. O certo seria discursar sobre cada área envolvida na dor e suas contribuições. Com certeza, a pesquisa brasileira encontra-se inserida no cenário internacional da evolução do entendimento e pesquisa da dor, tanto na área básica, como na área clínica. Por exemplo, citando nossa instituição, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, estudos sobre processos inflamatórios periféricos e centrais vêm sendo desenvolvidos na área básica, enquanto o uso da terapia multimodal espinhal vem sendo avaliada pelo nosso grupo, na Clínica para o Tratamento da Dor, no Hospital das Clínicas, tanto na dor aguda pós-operatória, como na dor crônica.