REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Da pressa e de outros vícios virtuais - Carlos Vogt
Reportagens
Sob a velocidade do capital
Carolina Justo
Comunicação à velocidade da luz
Fabio Reynol
No ritmo das máquinas
Daniela Lot
A pressa de chegar
Rodrigo Cunha
E a comida? Chegou de moto!
Adriana Lima
Artigos
Esticando o tempo e voltando ao passado
Roberto Belisário
Fotografia, cinema e velocidade
Pedro Peixoto Ferreira e Márcio Barreto
Tempo livre, lazer e as transformações socioculturais
Maria Izabel de Souza Lopes
A doença da pressa
Lucia Novaes
Velocidade não é tudo para recordista vencer
Luis Eduardo Viveiros de Castro
Resenha
Corra Lola, corra
Susana Dias
Entrevista
Vernor Vinge
Entrevistado por Por Cristina Caldas
Poema
Velox
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Velocidade não é tudo para recordista vencer
Por Luis Eduardo Viveiros de Castro
10/11/2007

No treinamento esportivo temos constantemente a busca pelo desenvolvimento de qualidades físicas para obtenção dos melhores resultados. Entre outras qualidades desejadas, podemos destacar a força, associada ao desenvolvimento da potência e logo da velocidade, através da regulação do sistema neuromuscular, além do conhecimento técnico e tático específico de cada modalidade.


Fernando Scherer foi o primeiro brasileiro a quebrar quatro recordes
pan-americanos em uma única edição dos jogos, em 1999
Crédito: COB

A velocidade pode ser entendida como a capacidade de realizar movimentos no menor intervalo de tempo, dividida em ações cíclicas (contínuas), comuns em esportes individuais, e acíclicas (fracionadas), comuns em esportes coletivos. Essas ações são subdivididas em fases, como a aceleração, velocidade máxima e a resistência para manutenção da atividade (Weineck 1999).

Entretanto, apesar da constante busca pelo desenvolvimento da velocidade no esporte, na tentativa em diminuir marcas e assumir novos recordes, torna-se também importante perceber o momento em que essa velocidade deva ser aplicada. Ou seja, não só o desenvolvimento da máxima velocidade, mas o controle da mesma em seu ponto ótimo. Caso contrário, pode-se observar a perda de precisão do movimento, variável também importante ao esporte (Tani 1999).

Neste sentido, a velocidade de movimento é dependente de respostas eferentes do sistema nervoso através de seus padrões de freqüência e duração de estímulos transmitidos ao sistema muscular, que elaboram a qualidade e quantidade de movimento disponível em um espaço de tempo, chamado de tempo de movimento e tempo de reação (Chagas 2005). O tempo de movimento está direcionado entre o início do estímulo ao final de movimento. Já o tempo de reação, bastante utilizado como forma de avaliar o desempenho de atletas que utilizam para o sucesso de sua modalidade a interpretação de intervalos curtos de tempo, diz respeito ao início do estímulo e a primeira resposta motora específica.

Groves (1973), por exemplo, pesquisou a resposta da saída de bloco em nadadores, mostrando ser uma ferramenta importante para identificação genética e da capacidade neural do atleta, não conseguindo, porém, relacionar o tempo do movimento com o de reação. Possivelmente, esses achados corroboram com a idéia de diferentes massas musculares, unidades motoras e articulações a serem utilizadas para cada uma das fases do movimento, acreditando, ainda, que um movimento seja único e não possa ser repetido. Quando observamos o movimento de um atleta sendo realizado em velocidade, pensamos que o mesmo padrão de movimento é, constantemente, desenvolvido. Quando notamos os detalhes, verificamos existir diferenças em um mesmo movimento. Essas pequenas variações em realidade são adaptações feitas pelo próprio atleta a novas situações motoras, dessa forma o atleta pode garantir não somente a velocidade, mas o sucesso de suas habilidades motoras através dessas adaptações.

Dessa forma, mais do que somente o desenvolvimento da máxima velocidade, talvez o grande diferencial de um atleta recordista seja sua condição de responder rapidamente a novas solicitações. Isto é, o quanto ele consegue criar ou improvisar a uma nova solicitação motora a favor do desenvolvimento de sua performance.

Podemos assim concluir que, para o treinamento de atletas de alto rendimento, é necessário achar, na curva do treino, o ponto onde existe a melhor relação entre a velocidade e o sucesso do movimento. Ou seja, busca-se uma integração entre o sistema perceptivo e a velocidade do movimento relacionado à habilidade motora do atleta. Importante ainda destacar que, apesar do conteúdo genético da cada atleta, o treinamento, quando iniciado ainda em criança visando não à competição, mas a melhoria da habilidade motora, permitirá no futuro que essas adaptações ocorram de maneira facilitada.

Luis Eduardo Viveiros de Castro é coordenador da Área de Ciência do Departamento Técnico do Comitê Olímpico Brasileiro e mestre na área de fisiologia do exercício

Referências bibliográficas

Chagas MH, Leite CMF, Ugrinowitschi H, Benda RN, Menzel HJ, Souza PRC, Moreira EA. Associação entre o tempo de reação e movimento em jogadores de futsal. Ver Brás Educ Fís Esp, V19, N4, pp 269, 2005.
Groves R. Relationship of reaction time and movement time in a motor skill. Perceptual and Motor Skills, Missoula, V36, pp 453, 1973.
Tani G. O conceito de prática na aquisição de habilidades motoras. In R.J. Krebs, F. Copetti, T.S Beltrame & M. Ustra, 1999.
Weineck J. Treinamento ideal. 9.ed. São Paulo, Ed Manole, 1999.