REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
A longa marcha para a imobilidade - Carlos Vogt
Reportagens
A trajetória da solidez de uma ideia em transformação
Rodrigo Cunha
Os caminhos atuais do evolucionismo
Ana Paula Morales
Humano, demasiadamente orgânico?
Danilo Albergaria
A corrente econômica que veio da biologia evolutiva
Fábio Reynol
Alessandro Piolli
Um Darwin “humanizado” circula pelo mundo
Enio Rodrigo
Artigos
Ao redor de Charles Robert Darwin
Dalton de Souza Amorim
O ensino da evolução biológica: um desafio para o século XXI
Rosana Tidon
Eli Vieira
Afinidades entre Karl Marx e Charles Darwin
Igor Zanoni Constant Carneiro Leão
Porque somos como somos? A psicologia evolucionista e a natureza humana*
Maria Emília Yamamoto
A evolução da teoria darwiniana*
Charbel Niño El-Hani
Diogo Meyer
Resenha
Navegar é preciso
Por Vera N. Solferini
Entrevista
Eduardo Rodrigues Cruz
Entrevistado por Por Flavia Natércia
Poema
Roda da fortuna
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Editorial
A longa marcha para a imobilidade
Por Carlos Vogt
10/04/2009

Não se ouvia nenhum rumor de passos nas alamedas. A meia altura de uma árvore indeterminada, um pássaro invisível empenhava-se em que fosse breve o dia, explorando com uma nota prolongada a solidão circundante mas recebia desta uma réplica tão unânime que dir-se-ia que ele acabava de parar para sempre o instante que procurava fazer passar mais depressa.
(Marcel Proust – Em busca do tempo perdido, v. I – No caminho de Swann)

Peter Gay em seu livro Modernism1 escreve que a locomotiva foi considerada, com razão, segundo ele, como fundadora de um novo mundo dominado pela mecanização, acelerando as comunicações com os melhoramentos revolucionários nos correios, nas estradas e demais vias de transportação.

Desse modo, entre as várias características que podem ser atribuídas ao Modernismo, cujas raízes devem ser buscadas no século XIX e no processo de industrialização intenso que consolidou socialmente a burguesia como classe dominante, está, sem dúvida, a da paixão pela velocidade, pelo movimento rápido, pela rapidez da mobilidade.

É interessante notar que, nessa perspectiva, o trem e a locomotiva estão para o mundo moderno, também enquanto símbolos, como as caravelas estão para o mundo dos descobrimentos e da Renascença.

A verdade, que Darwin ajudou a contar de forma definitiva, ao menos até agora, é que o homem nasceu inquieto ou inquietou-se depois do nascimento, tanto do indivíduo, quanto da espécie, neste último caso, desde a mãe África, onde ele surgiu, por diversificações da linhagem do chimpanzé, há cerca de cinco a sete milhões de anos atrás.

De lá para cá deu-se uma grande variedade de ocorrências no seu processo evolutivo, desde o Sahelantropus tchadensis, supostamente o hominídeo mais antigo, até o homo sapiens que, já ereto desde 100 mil anos passados, colonizou todos os continentes, tendo começado a sua imensa peregrinação na Terra há mais de 200 mil anos, quando era ainda Neandertal e por ela se espalhou, então sapiens sapiens, chegando às Américas há cerca de 15 mil anos, com controvérsias entre seus descentes antropólogos e palentólogos quanto às datas de sua chegada cá também no continente mais ao sul.

O fato é que o indivíduo viajou e a espécie também, movimentando-se, por ondas migratórias, uma ou três, três ou mais, por terra e por mar, ao que supõem as hipóteses também em disputa para explicar a origem do homem na América.

Se nascemos sabendo ou se adquirimos a sabedoria do pensamento simbólico depois, por alguma mutação genética, ainda não sabemos, mas temos fé e esperança de que viremos a saber. O que já sabemos, entre tudo o que é sabido, é que o homem continuou a andar, a circular, a voar, a girar, a viajar também pelo ar, a se movimentar: para um lado e para o outro, para cima e para baixo, para o fundo e para o raso, para a superfície e o profundo, para si próprio e para o outro, para deus e para o diabo, para a penitência e o pecado, para a solidão e o convívio, para a cidade e o campo, para a produção e o consumo, para o trabalho e o ócio, para o amor e o ódio, para o não e para o sim, para o talvez sim e talvez não, para o real e sua ilusão.

Movimento, pois, e repouso, como categorias do ser movente e da movimentação do ser mutante. Se a locomotiva é um ícone do Modernismo e a caravela um símbolo do Renascimento, tudo que é pós-industrial e pós-moderno pode ser simbolizado no computador como ícone das tecnologias de informação e comunicação ─ as TICs ─ que aceleraram a velocidade do homem no espaço e no tempo, dotando-o da simultaneidade das imagens e dos simulacros que alboroam os vazios de suas distâncias e o peso de suas aproximações.

O viajante chegou ao porto movimentado de sua imobilidade de onde navega sem sair do lugar e onde se planta deslocando célere e obsessivamente o eixo de sua concentração.

A seleção natural como princípio e processo explicativo da transformação das espécies incorpora o conhecimento e a capacidade que tem o homem de ação e interferência sobre o meio ambiente como um dado do processo seletivo das formas de vida ─ o homem inclusive ─ que, aturdidas, oscilam entre as forças da natureza e a dominação científica e tecnológica que a cultura do conhecimento permite estabelecer, não propriamente sobre elas, mas com elas, em contratos de utilidade social e econômica.

o ponto dessa máxima imobilidade, o mundo se movimenta e o homem evolui também incorporando, na mudança, comportamentos e ações que sua inteligência imprimiu nas máquinas que simulam sua capacidade simbólica e lhe devolvem influências que certamente marcarão os caminhos de suas transformações futuras. Nelas, já se sabe, o presente tenderá a se alongar, não como passado histórico, mas como imagem congelada de simultaneidades espalhadas na superfície do tempo colado ao espaço dessa imobilidade vertiginosa.

1 GAY, Peter. Modernism. Nova Iorque/Londres: W.W. Norton & Company, Inc., 2008. p. 22.