REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Utopias virtuais - Carlos Vogt
Reportagens
Convergência digital: mídias integradas
André Leon
TV digital: debates em torno do novo sistema
Fernanda Vasconcelos
e Renata Rossi
Em casa, na rua ou na fazenda
Márcio Derbli e Daniele Santos
A silenciosa revolução das TICs na agricultura
Leonor Assad
e Alessandra Pancetti
Educação e tecnologia: parceria revolucionária?
Érica Guimarães
Artigos
Internet: tempos interessantes
Demi Getschko
Política e "medialidade" nas redes digitais
Henrique Zoqui Martins Parra
Impactos da internet no jornalismo impresso
Sabine Righetti
e Ruy Quadros
O hackeamento como prática artística
Daniel Hora
Pesquisa em educação e imagens, novas tecnologias e a busca pela interlocução
Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
Novas mídias para um sujeito ativo e inconsciente na divulgação científica
Thiago de la Torre de Carvalho
e Antonio C. R. Amorim
Solução criativa para o financiamento de pesquisas
Andrea Kauffmann Zeh
e Cássia Sakiyama
Software livre como alternativa ao regime de propriedade intelectual
Fabricio Solagna e Luis Felipe Rosado Murillo
Resenha
O futuro da internet
Por Rubens Zaidan e Danilo Albergaria
Entrevista
Rogério Tomaz Jr.
Entrevistado por Por Felipe Souza e Patrícia Batalha
Poema
Torcicolo
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Reportagem
Em casa, na rua ou na fazenda
Por Márcio Derbli e Daniele Santos
10/08/2009

São três horas da tarde de uma terça-feira. Em um shopping de uma grande cidade, um cidadão toma café, tranquilamente, enquanto acessa a rede wi-fi do estabelecimento pelo seu notebook. Confere seus emails, faz algumas ligações pelo celular e agora pede um cappuccino. Uma hora depois, chegam uma mulher e duas crianças, todos com várias sacolas na mão. Parece um típico dia de férias, um passeio familiar. Mas o protagonista dessa história, na verdade, estava trabalhando enquanto acompanhava a família nas compras.

As tecnologias de informação e comunicação (TICs), como a internet e os celulares, vêm transformando as relações sociais. O local de trabalho também está sendo afetado e surge uma nova modalidade no mercado, o teletrabalho, e consequentemente, o teletrabalhador. Conceitualmente, o teletrabalho é definido pelas situações de trabalho que utilizam equipamentos e recursos tecnológicos de informação e comunicação e é realizado à distância, seja na casa do trabalhador ou em qualquer outro local que disponha desses recursos. Assim, o profissional não deixa de exercer a sua atividade específica, apenas passa a executar seu trabalho fora do ambiente corporativo.

Surgido como proposta nos anos 1970, como uma tentativa de responder à crise do petróleo, ao aumento dos problemas de trânsito nas grandes cidades e, ainda, ao afluxo de mulheres ao mercado de trabalho, o teletrabalho ganha força a partir dos anos 1990, principalmente em função da sofisticação dos recursos tecnológicos disponíveis e do barateamento da tecnologia. As pesquisas em TICs estão sendo cada vez mais estimuladas, em todos os campos de aplicação, inclusive no Brasil. Um exemplo desse estímulo é o edital lançado recentemente pelo Instituto Virtual de Pesquisas Fapesp-Microsoft Research.

http://www.agencia.fapesp.br/materia/10751/noticias/r-1-milhao-para-projetos-de-pesquisa-em-tic.htm

No Brasil, segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), Ana Beatriz Benites Manssour, ainda não existem dados sobre o número de teletrabalhadores existentes ou quantas empresas adotam essa modalidade de trabalho. Manssour acredita que a falta de conhecimento da definição do que é teletrabalho ou o receio de enfrentar algum problema trabalhista por adotar a prática possam contribuir para as empresas não assumirem a adesão à modalidade. Entretanto, diversas empresas já utilizam teletrabalhadores, como IBM, AT&T, Cisco e a Dow Química, por exemplo.

A ausência de legislação trabalhista específica sobre o teletrabalho, porém, não representa um empecilho para a sua prática. O artigo 6° da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que não há distinção entre o trabalho realizado no escritório e o realizado no domicílio do trabalhador, desde que a relação de emprego esteja caracterizada. Um projeto de lei em tramitação no Congresso, desde 2004, pretende incluir no texto desse artigo a noção de trabalho realizado à distância. Outro projeto de lei, apresentado no ano passado, pretende ser mais abrangente, abordando desde a conceituação de teletrabalho até direitos e deveres e elaboração do contrato de trabalho. Por ora, a CLT dá respaldo ao teletrabalhador e à empresa, inclusive em casos como acidentes de trabalho, nos quais se aplicam as normas já estabelecidas pela CLT.

A carga horária exercida pelo teletrabalhador pode ser controlada remotamente pelas empresas, através de softwares, e a realização de horas extras precisa ser autorizada por um supervisor. Algumas empresas podem realizar o controle através de avaliações de projetos executados ou metas atingidas, dispensando o monitoramento de horas trabalhadas.

Para as empresas, a adoção do teletrabalho representa uma redução nos custos de manutenção de escritórios, equipes de apoio e suprimentos. Os teletrabalhadores entendem que são beneficiados pela agilidade na tomada de decisões e diminuição do tempo de resposta aos clientes. “Estudos realizados em outros países comprovam um aumento de produtividade mínimo de 30% e que pode chegar a 61% entre os profissionais que passam a trabalhar à distância”, ressalta Manssour. A presidente da Sobratt afirma que a simples redução de fatores de estresse, como horas desperdiçadas no trânsito, poderia justificar esse aumento de produtividade.

Em um artigo publicado em 2007, na Revista de Administração Pública , a pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Isabel de Sá Affonso da Costa descreve a percepção que os teletrabalhadores têm sobre a experiência do teletrabalho. A pesquisadora destaca o reconhecimento pelos teletrabalhadores de um aumento da carga horária de trabalho, em comparação com o trabalho no ambiente tradicional. Por outro lado, esse reconhecimento não ameaça a identificação com a prática do teletrabalho, mas alimenta a valorização do discurso do empreendedorismo de si, pois os teletrabalhadores entendem que atingiram uma posição diferenciada em suas carreiras.

http://www.scielo.br/pdf/rap/v41n1/07.pdf

A intersecção entre as esferas pública e privada, o espaço da rua e o espaço da casa, porém, é um ponto de conflito. Com a abolição do “sair para trabalhar”, o teletrabalhador dispõe de maior tempo para estar próximo da família, mas não necessariamente de mais tempo para a família. Segundo Nádia Nery, profissional de recursos humanos da Dow Química, é preciso que o teletrabalhador seja disciplinado para equilibrar as duas esferas. “Nas empresas, incentiva-se o balanço entre profissional e pessoal, mas não podemos negar que muitos criam uma dependência do trabalho e, com a ferramenta por perto, não conseguem desligar-se em momentos de lazer ou mesmo férias”, aponta Nery.

A pesquisadora Isabel Costa confirma que relatos desse tipo são muito comuns e acrescenta: “O teletrabalho ainda é um arranjo de trabalho relativamente recente. Também é comum os teletrabalhadores relatarem que amigos e parentes tendem a considerar que estar em casa é estar disponível, e não ‘respeitam' os horários de trabalho do teletrabalhador: telefonam para longas conversas, convidam para sair, crianças pequenas se sentem preteridas pelas atividades de trabalho”.

Para Manssour, da Sobratt, o teletrabalhador deve aproveitar os benefícios, como as horas extras economizadas com deslocamento, por exemplo, para exercícios físicos e convívio com a família. Outro benefício apontado por ela é a redução dos gastos do trabalhador com transporte, alimentação e vestuário.

A flexibilidade do horário de trabalho, de fato, é um atrativo do teletrabalho. Edson Zicari, profissional de vendas da Dow Química, cita a possibilidade de monitorar ações de seu trabalho enquanto aguarda uma consulta médica. Para Felipe Rosa, estagiário da empresa, as vantagens da facilidade de comunicação e a acessibilidade móvel tornam desnecessário o deslocamento para resolver problemas.

Por outro lado, a falta de convivência com colegas de trabalho é percebida como ruim. “A desvantagem (do teletrabalho) é que promove um isolamento de seus pares, de seus colegas. A troca de informação acontece, mas não a troca de experiências. O relacionamento é mais frio, as videoconferências substituíram as reuniões e eu creio que, com isso, perdemos oportunidades de interações mais ricas para a condução do trabalho”, comenta Zicari.

“Não é raro os teletrabalhadores se queixarem da falta que faz 'sair de casa para trabalhar', o 'papo no trabalho', a 'happy-hour'. O ambiente de trabalho é um espaço relevante de sociabilidade”, analisa Isabel Costa, da FGV. Segundo a pesquisadora, o teletrabalho faz parte de uma série de transformações no mundo do trabalho que requer e ao mesmo constrói um trabalhador mais independente para desempenhar tarefas, responder por seus atos e ser medido pelo seu desempenho, o que ela chama de “empreendedor de si”.

“Com certeza, há a necessidade de adequações das empresas, dos trabalhadores, dos sindicatos, das famílias e da sociedade, na medida em que se trata de uma mudança importante nas relações de trabalho. É a finalização da transição da sociedade industrial para a sociedade da informação e do conhecimento”, complementa Manssour.

Com a consolidação dessa modalidade de trabalho, o trabalhador e sua família fatalmente serão afetados, como a personagem do shopping do início da reportagem. Isabel Costa entende que as mudanças dependerão de algumas variáveis, como situação familiar, condições de moradia e disponibilidade financeira. “Geralmente, quem menos se adapta ao teletrabalho são justamente os que têm filhos pequenos, especialmente mulheres nessa situação”, aponta.

Além disso, segundo a pesquisadora, o conflito entre as esferas públicas e privadas, fundamental para o entendimento da dinâmica familiar e social brasileira, provocará mudanças significativas, “mas que virão no bojo de outras que já vêm ocorrendo há algum tempo, tais como as relações familiares e sociais mais democráticas e a transformações nos papéis masculinos e femininos”. Com tais transformações, os passeios familiares no shopping não serão mais os mesmos.