REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Ortografia - Carlos Vogt
Reportagens
A transformação do mundo pela escrita
Maíra Valle e Alessandra Pancetti
Lusografia: reações à reforma revelam questões sociais
Nivaldo Amstalden
Polêmica em torno da mudança ortográfica não ocorre só no Brasil
Maria Carolina Ramos
A internet e a cultura escrita
Danilo Albergaria
Alfabetização indígena: a escrita revitaliza línguas?
Maria Clara Rabelo
Artigos
Ortografia não é apenas escrever palavras com a grafia correta
Luiz Carlos Cagliari
A língua do povo, a fala do povo
Maria Célia Lima-Hernandes
Espaço literário e seus operadores de ressonância e de captura
Leonardo Pinto de Almeida
Comunicação popular escrita, o certo e o errado
Ilza de Paula Pellegrini
Proler – à guisa de um primeiro balanço
Eliane Pszczol
Manoel de tortografia e desgramática (pequena poética para Manoel de Barros)
Adalberto Müller
Resenha
Letras e memória: uma breve história da escrita
Por Luciano Valente
Entrevista
Raul Drewnick
Entrevistado por Por Nivaldo Amstalden
Poema
Happy hour
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Espaço literário e seus operadores de ressonância e de captura
Por Leonardo Pinto de Almeida
10/11/2009

As ideias seguem o fio tênue da linguagem. Quando escrevemos somos levados por elas a um caminho não atravessado por nós até então. As ideias precedem à escrita, se materializando nela, e assim tomando vida. O papel é um dos seus habitares, sendo elas filtradas ao macularem-no. O escrever é um processo muito semelhante à destilação. Somos fervidos pela pluralidade de ideias que nos assolam e elas são resfriadas e purificadas ao encontrarem a materialidade nas palavras escritas.

É curioso pensarmos como escrever é uma criação que passa também por um procedimento de ordenação e purificação. No entanto, esse ato criativo que filtra o pensamento é uma das características imanentes ao próprio escrever. Ele está no seio da própria escrita, da própria experiência que traz a luz à obra. A escrita constitui limites. Ao escrever ordenamos as ideias, tracejamos os caminhos por vir da própria questão que trouxe à baila o escrever.

O sujeito que é tomado pela tarefa literária de escrever não tem nada para sustentar sua experiência. Ele só é escritor quando escreve. Seu talento se materializa na obra. Nesse ato, talento, inspiração e obra são concomitantes, coexistentes. A questão que toma o escritor atravessa a linguagem e a ele mesmo. Sua tarefa, sem estar alicerçada em tradições ou qualquer tipo de palavras exteriores à escrita, é uma atividade solitária, abandonada a si mesma, fazendo da escrita literária uma experiência radical de finitude que diz não a toda ideia de tradição. Isso caracteriza a transgressividade literária. Aquilo que faz da literatura um questionamento da linguagem, das sociedades e de nós mesmos. Essa dimensão primordial da escrita, dimensão que aponta para a experiência de vida e morte, de questionamento e filtragem do pensamento, seria a dimensão ontológica da escrita literária. Ela seria sinônima da experiência total do escrever. E é ela justamente que inaugura esse espaço de imanência que é o espaço literário.

Assim, podemos pensar que a escrita literária é instaurada por uma relação não dialética, ou melhor, uma relação de inseparabilidade entre a transgressão e o limite no seio da linguagem, proporcionando dois movimentos concomitantes e constitutivos que marcam a criação e a ordenação das palavras. Criação e ordem, transgressão e limite são elementos essenciais para a compreensão do espaço literário.

Ela seria não dialética, pois em sua dimensão ontológica, criação e ordenação não são elementos separáveis. Eles fazem parte do mesmo movimento imanente que atravessa a linguagem. Esses elementos são feitos da própria linguagem. Essa substância em que nós, homens, estamos mergulhados. É como se estivéssemos submersos na linguagem, e ao experienciarmos a escrita, fôssemos tomados por um movimento que a reduplica.

Não é à toa que o lingüista e ensaísta francês Roland Barthes, em sua aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio da França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977, afirma que o único modo de lidar com esses automatismos, gerados por estarmos imersos na linguagem, seria o de trapacear com ela, fazendo literatura.

No entanto, existem mecanismos de captura, exteriores à experiência, que se apoderam da escrita. Eles visam separar o escrever de seus elementos essenciais. Eles constituem dimensões de aprisionamento do fluxo transgressivo. São elementos exteriores, transcendentes e reativos ao escrever, que enlaçam o movimento criativo e afirmador, contido na literatura. Esses mecanismos exteriores ao escrever separam, por exemplo, a escrita da vida do escritor, usando a segunda para explicar a primeira. São justamente esses mecanismos que ajudaram a construir historicamente o papel do autor, como uma figura importante na trama dos discursos que circundam o objeto literário.

Podemos assinalar que os componentes afirmativos da escrita estão do lado da experiência total do escrever e do escritor, e os componentes reativos se sustentam nessas dimensões de captura e aprisionamento da escrita sob a égide do nome do autor e seus mecanismos afins.

É como se as ideias se ordenassem com a escrita e, posteriormente, tal discurso sofresse um outro movimento de restrição que o classifica e o caracteriza sob o domínio de mecanismos territorializantes, sendo o nome do autor um de seus ilustres representantes.

Ideias e pensamentos povoam o papel em que se inscrevem. Todavia há, concomitantemente, uma certa ordenação intrínseca a esse movimento. Criação e limite estão no cerne desse problema. Nesse ponto, a escrita se relaciona com o ultrapassamento de uma barreira, mas ela não a bane do mundo. Ela produz outra barreira, um novo limite a ser ultrapassado, no momento em que surge. Esse seria um dos paradoxos da linguagem, pois segundo o filósofo Gilles Deleuze, em sua obra Lógica do sentido (2000), é a linguagem mesma que constrói e ultrapassa seus próprios limites. Com isso poderíamos dizer que, na linguagem, os limites são impostos e transgredidos ao mesmo tempo.

Escrever então sofreria desse paradoxo em sua manifestação imanente à experiência. O ato de escrever constrói mundos. Contudo, uma coisa é criar mundos, outra é dominá-los. Os mecanismos territorializantes, expressos aqui, são característicos de um aprisionamento do fluxo, de uma espécie de tentativa de possuir, de dominar, de nomear aquilo que é indefinível: o ato de criar. Esse movimento de captura tende a dialetizar a experiência e dissolver o paradoxo da escrita, tentando enquadrar a literatura na dinastia da escrita representativa, que caracteriza um modo de escrever muito diferente da escrita literária, já que escreve sobre algo assim, o representando.

Podemos observar, consequentemente, que esse movimento constitutivo do escrever é capturado, aprisionado, coibido por uma espécie de coagulação discursiva. Isso ocorre porque os mecanismos de captura sublinham e reforçam a ordem, imposta pelo limite, contida na escrita, tentando, assim separá-la da transgressão para assim amenizar seu impacto. Todavia, esse movimento de coibir é, geneticamente secundário, em relação ao ato de escrever. Ele só reforça o limite, pois é a única coisa que resta da atividade literária. Dito em outras palavras, esses mecanismos são transcendentes ao movimento da escrita, se aliando a componentes imanentes do próprio escrever, no caso, o limite, para impedirem a proliferação discursiva. Esse movimento faz com que pensemos em elementos externos à experiência para assim explicá-la.

Esse aprisionamento só surge quando não há escrita alguma. Quando a pena descansa. Por esse motivo, ele é um elemento que está de fora em relação à escrita, ou melhor, é ele que separa o exterior do interior, o imanente do transcendente, dissecando desse modo a escrita de forma cirúrgica.
Dito isto, podemos afirmar que a restrição produz territórios de discurso. Ela dá uma importância elevada ao limite, pois o usa para construir elementos explicativos e definidores da criação, empobrecendo-a, assim, em nome da segurança de suas ilhotas de definição. Nesse movimento, o limite e a transgressão são forçosamente separados para darem à luz aos índices territorializantes e explicativos da experiência criativa relativa ao escrever.

Contudo, algo curioso se percebe no fato de que a vontade de restrição e os mecanismos que a sustentam surgem, simultaneamente, em um mesmo movimento que se apodera da escrita como parasitas na procura de uma vítima. Podemos observar aqui, que não só a vontade de captura constrói territórios discursivos, como fabrica também mecanismos que se auto alimentam da vontade que a criou. É como se a captura fosse transcendente e dialética em relação à escrita, pois tenta separar os dois componentes essenciais do escrever, a saber: o fluxo transgressivo e o limite, dando elevada importância ao segundo. No entanto, em se tratando da associação entre a captura e seus mecanismos, ela apresenta uma relação, aparentemente, não dialética, porque os mecanismos e a vontade de captura se nutrem de uma mesma fonte, sendo difícil dizer o que é mecanismo e o que é vontade. Isso ocorre devido ao fato de que a captura e os mecanismos nascem, ao mesmo tempo, como reação ao fluxo contínuo do escrever.

Não pode haver fluxo sem ordem, esta é a fórmula da captura. Da vontade de ordem é que germina a captura e seus mecanismos. O interessante nisso tudo é que temos a impressão de que os mecanismos já existiam antes do próprio escrever. No entanto, a captura surge como uma reação ao fluxo e à proliferação discursiva desordenada. Ela é apenas a resposta à possibilidade de desordem. Não sendo, de modo algum, anterior ao escrever, mesmo assim temos a ilusão de que ela sempre existiu. O que nos confunde é o fato de que os mecanismos usados na captura, muitas vezes são reciclagens de instrumentos de poder usados em outras searas. Para coibir o fluxo, há uma espécie de transformação desses instrumentos.

A captura quer ordem, nada mais. Por esse motivo, podemos dizer que os mecanismos e a própria captura se confundem porque todos estão, intrinsecamente, ligados a um mesmo objetivo: o de coibir, impedir a proliferação discursiva.

No caso da noção de autoria e sua relação com a literatura, percebemos, pelo menos, quatro instrumentos de aprisionamento do fluxo discursivo que fundamentam e sustentam nossa visão acerca da autoria. Chamamos de dimensões o conjunto dessas características. Dimensão legal, jurídica, estética e referencial, todas elas fazem parte desse mecanismo da ordenação dos livros e dos discursos.

Além disso, chamamos de dimensão ontológica, a fundamental, imanente à experiência e, por conseguinte, anterior geneticamente, ao aprisionamento. Ela está, essencialmente, associada à criação e à morte, justificando, assim seu caráter basal, subterrâneo em relação às outras dimensões. Essa dimensão estaria totalmente ligada à experiência total do escrever. É ela que abre o campo imanente, desse modo de experienciar o espaço literário, sendo as outras dimensões, as que capturam o fluxo transgressivo, produzindo uma separação no seio da experiência. Essas dimensões de captura produzem uma fissura que a dialetiza, decantando, desta maneira, os seus elementos.

Por esse motivo, as quatro dimensões de aprisionamento são caracterizadas por serem estritamente secundárias, pois, primeiro vem a criação; depois, a ordenação. Podemos afirmar que há dois momentos na escrita literária: um ontológico, caracterizado por ser criativo, transgressivo e afirmativo e, outro, o de captura sendo ordenador, restritor e negativo.

Os mecanismos de ordenação aqui evocados passaram a empenhar um papel particular em relação à noção de escrita, nos Tempos Modernos. Eles – com exceção da noção de originalidade – já existiam, anteriormente, mas tiveram que se adaptar à nova forma de escrita surgida nesse período para assim capturá-la. É importante frisarmos que suas formas de se apropriarem da criação têm pesos variados, diferenciando-se por vários fatores.

A dimensão legal está ligada à responsabilização e à apropriação penal dos discursos. Ela foi a primeira dimensão de aprisionamento do fluxo transgressivo do discurso, encontrada na modernidade. No entanto, a dimensão jurídica surge, posteriormente, a essa captura para fundamentar-se sobre a noção de propriedade intelectual. Já as dimensões estética e referencial estão ligadas aos movimentos que apontam para o nome do autor como mecanismo hierárquico relevante no seio do mundo dos livros. Todos esses mecanismos de coerção foram modificados pela novidade representada pela nova forma de escrita: a transgressiva. Todos eles passaram a constituir um conjunto que marca a existência do nome do autor, fazendo deste, o fruto de um aprisionamento.

É curioso notarmos que todo movimento transgressivo no seio da sociedade é acompanhado por movimentos fascistas e de captura que intentam metabolizar a transgressão para torná-la inativa. E, a transgressão surge como resistência aos limites sociais e linguísticos impostos.

Podemos ressaltar, com isso, que a escrita literária é atravessada, de um lado, por dimensões ligadas à criação, e de outro, à captura. Com a escrita, percebemos que o talento, a inspiração e o trabalho do escritor ressoam no espaço literário. Não é à toa que o teórico literário Maurice Blanchot, em L´entretien infini (1969), apresenta o espaço literário como um espaço de ressonância.

Esse espaço produz a obra e o escritor simultaneamente. À semelhança da produção de sons musicais, as existências da obra e do escritor ressoam na batalha do escrever. Aqui poderíamos nos valer de uma imagem de Friedrich Nietzsche, utilizada em Ecce Homo (1888), quando o filósofo alemão afirma que o acontecimento é o barulho produzido no choque de duas espadas, de duas forças. Escritor, talento e obra seriam assim, esse barulho que tilinta quando a escrita atravessa o espaço literário. Esse ressoar é a própria experiência total do escrever, ou ainda, sua dimensão ontológica. As dimensões de captura são como tampões que servem para fazer calar os sons produzidos por esse espaço de ressonância.

E quando seguimos o fio da linguagem do outro lado do espelho, do outro lado da obra? Ou melhor, como se manifestaria a experiência leitora no seio do espaço literário? Ela também estaria entre o automatismo e a criação, esse pêndulo que seria o próprio da linguagem, e mais ainda, o próprio da condição humana?

Quando lemos, somos convidados pelas palavras a ingressarmos numa viagem, numa aventura que pode nos transformar. As palavras que se apresentam aos nossos olhos não são quaisquer palavras. Elas expressam algo e convidam o leitor a acolher e descobrir os degraus de entendimento que elas indicam. O leitor é guiado, guiado por pistas em forma de palavras. A leitura tem, como componentes imanentes a sua experiência, o acolhimento das palavras como bússolas e a descoberta do sentido como tarefa de rachar as palavras para ver o que elas realmente querem fazer ver.

É interessante observar que as palavras impressas na obra têm uma natureza ambígua, pois servem de limites ou rastros para o entendimento e, ao mesmo tempo, por suas diferentes possibilidades de exegese, fazem com que o leitor se encontre com a tarefa de criar sentido sobre elas. Poderíamos acrescentar que leitor e obra são produzidos concomitantemente pelo meio da experiência total do ler. O leitor, como o escritor, se encontra norteado pelo tracejar das palavras e abandonado a elas em uma atividade de criação. Limite e transgressão também atravessariam a prática de ler literatura.

Como a escrita, a leitura é atravessada por mecanismos de captura. Movimentos de sistematização e de unificação de saberes, em torno do objeto literário, implementados por aspectos particulares da crítica, do mercado e da cultura, tendem a naturalizar a literatura com o intuito de fazer calar o espaço de ressonância do lado da leitura. A autoria, a ideia de obra, de obra-prima, a crítica, a biografia são instrumentos utilizados para colocar a literatura no conjunto unificado dos produtos da cultura. Esse processo é fruto do enquadramento cultural das obras artísticas. Unificação e enquadramento fazem parte do trabalho da cultura sobre o espaço literário.

Podemos afirmar assim, que, à semelhança da escrita literária, a leitura é tomada por componentes afirmativos que estão associados à experiência total do ler, e por componentes negativos que estão ligados à vontade de verdade e de domínio sobre a criação por parte da cultura.

Leonardo Pinto de Almeida é doutor em psicologia pela PUC-RJ com estágio de doutorado sanduíche no Centre de Recherche sur la Lecture Littéraire da Universidade de Reims Champagne-Ardenne (França). Realizou o pós-doutorado em psicologia, com a pesquisa "Leitura literária: para uma análise das relações entre a experiência literária, a produção de subjetividade e a ontologia política", pela PUC-RJ. É autor do livro "Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária" (Juruá, 2009) e do texto "Para uma genealogia da noção de autoria em literatura", contido no livro Foucault e a autoria (Insular, 2006). Atualmente, faz parte do grupo de pesquisadores da Cátedra Unesco de Leitura PUC-RJ. Email: leonardo.p.almeida@gmail.com