REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
O Modernismo de Lévi-Strauss - Carlos Vogt
Reportagens
A abordagem da morte de Lévi-Strauss pela imprensa nacional
Fernanda Vasconcelos
Entre o universal e o relativo
Danilo Albergaria
Os desafios de (d)escrever povos
Alessandra Pancetti
e Leonor Assad
Relações com o Brasil: saudades dos trópicos
Ana Paula Morales
e Cristiane Paião
O demiurgo de Lévi-Strauss e a metáfora do caleidoscópio
Cleide Elizeu
e Lúcio Reis Filho
Arte e mitos: a busca de estruturas
Renata Rossi
Artigos
A lição de sabedoria das vacas loucas
Claude Lévi-Strauss
Traduzido do francês por Nádia Farage
Entre o claro e o escuro: Roger Bastide e Claude Lévi-Strauss1
Maria Lúcia de Santana Braga
O estruturalismo de Lévi-Strauss e o sistema de castas indiano
Josefina Pimenta Lobato
Parentesco e família
Cynthia Andersen Sarti
Claude Lévi-Strauss, Michel Pêcheux e o estruturalismo
Eni Puccinelli Orlandi
Resenha
O simples e o complexo
Por Danilo Albergaria
Entrevista
José Carlos Reis
Entrevistado por Por Danilo Albergaria
Poema
Dernier cri
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Reportagem
A abordagem da morte de Lévi-Strauss pela imprensa nacional
Por Fernanda Vasconcelos
10/12/2009
“O maior antropólogo do mundo”, “um intelecto de exceção”, “o pesquisador que tornou o mundo mais tolerante”, “um dos grandes pensadores” ou “um dos maiores intelectuais do século 20”. Títulos elogiosos não faltaram ao antropólogo Claude Lévi-Strauss, nos textos publicados pelos principais veículos da imprensa brasileira, a partir do anúncio da morte deste que é considerado por muitos o pai da antropologia moderna. Na cobertura do falecimento de Lévi-Strauss feita pelos jornais e revistas nacionais, dois temas chamaram atenção: sua experiência no Brasil e a disseminação do respeito às diferenças culturais.

Lévi-Strauss faleceu na madrugada de 01 de novembro, vinte e oito dias antes de completar 101 anos. Do presidente da França, Nicolas Sarcozy, ao músico brasileiro Caetano Veloso –passando por escritores, acadêmicos, ex-alunos e intelectuais (como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso) – foram ouvidos pela imprensa muitos daqueles que, de alguma forma, estiveram ligados a Lévi-Strauss. Artigos e entrevistas do antropólogo foram republicados; e obras suas foram revistas, como As estruturas elementares do parentesco, publicada em 1949, e Saudades de São Paulo, de 1996.

A importância do Brasil para a carreira do pesquisador – e, em consequência, para a antropologia –, em virtude da experiência vivida por ele no país, ganhou destaque na imprensa. Nascido em Bruxelas e criado na França, onde estudou direito e filosofia, Lévi-Strauss foi convidado a dar aulas de sociologia na recém-fundada Universidade de São Paulo (USP), em 1934. Ficou no Brasil por cinco anos, período em que viajou ao interior do país em expedições de campo e conheceu os índios Caudiuéus, Bororo e Nambiquara. A experiência brasileira é contada em Tristes trópicos, livro publicado por ele em 1955.

O nascimento da vocação para a antropologia, a descoberta da etnografia e os estudos que deram base ao estruturalismo tiveram o Brasil como cenário, destacou a imprensa nacional, ilustrando a influência das experiências vividas no país na carreira de Lévi-Strauss. Por outro lado, a percepção da obra do antropólogo pelos brasileiros e a contribuição dessa obra para a compreensão de nossa própria realidade não mereceram o mesmo destaque da imprensa e parecem menos palpáveis.

Segundo a cientista social Mariza Martins Furquim Werneck, do Departamento de Antropologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que desenvolveu diferentes estudos baseados no trabalho de Lévi-Strauss, a complexa obra do antropólogo é considerada bastante hermética e permanece, em geral, desconhecida pelos brasileiros. “Até Tristes trópicos, livro de fácil acesso, circula mais nos meios intelectualmente privilegiados”, aponta a pesquisadora. “Mesmo quando um compositor popular do alcance de Caetano Veloso homenageia-o em suas canções, não acredito que seja plenamente compreendido”, completa Werneck. O músico brasileiro citou Lévi-Strauss, de forma direta, em O estrangeiro, canção lançada em 1989. Citou-o ainda, indiretamente, em outras duas canções, segundo conta o próprio compositor em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo (04/11/2009).

Ao mesmo tempo em que aponta o desconhecimento de boa parte dos brasileiros acerca do trabalho de Lévi-Strauss, Werneck destaca a importância da obra do antropólogo para o Brasil. “Em relação aos indígenas, Lévi-Strauss revelou uma face ignorada de nós mesmos. E o fato de ser um dos professores-fundadores da USP imprimiu, desde o começo, em nossas universidades, uma marca de exigência e de inquietação intelectual importantíssimas”, destaca a pesquisadora.

O contato de Lévi-Strauss com os índios brasileiros teria sido fundamental, também, como base para a construção das ideias que geraram outro tema recorrente na cobertura da morte do antropólogo: o respeito às diferenças culturais. Jornais e revistas brasileiros destacaram a contribuição de Lévi-Strauss para o fortalecimento da tolerância entre os povos, na medida em que o trabalho do antropólogo, que modificou o estudo das relações sociais, contradisse os conceitos de raça e a hierarquia entre sociedades e afirmou a igualdade entre a mente civilizada e a chamada mente “selvagem”. Pode-se questionar, no entanto, se a contribuição de Lévi-Strauss para esse respeito às diferenças conseguiu transpor os limites das universidades, refletindo-se na sociedade como um todo. Para Werneck, a discrição do antropólogo, sobretudo em seus últimos anos de vida, talvez não tenha facilitado a divulgação de suas ideias. “Embora sua figura intelectual tenha ultrapassado, fora do Brasil, os muros da academia, Lévi-Strauss sempre teve uma postura extremamente discreta – embora firme – em seus posicionamentos políticos”, avalia a pesquisadora. Ainda assim, o trabalho do antropólogo pode ter colaborado com transformações positivas. “A esperança é sempre a de que tenha, sim, contribuído para alguma mudança, ainda que imperceptível”, afirma Werneck. “Acho que as mudanças que um grande pensador imprime em seu tempo de vida não se dão a ver com facilidade”, completa a pesquisadora.

Biografia, obras e teorias de Claude Lévi-Strauss já haviam sido discutidas um ano atrás, em comemoração ao centenário do antropólogo, como contribuições não só para a ciência, mas para a sociedade como um todo. Em virtude de sua morte, amplamente noticiada nos principais jornais e revistas nacionais, suas ideias foram revisitadas e, novamente, levadas ao grande público. Para Werneck, o pensamento de Lévi-Strauss, que “une inteligência e sensibilidade”, tornaria melhor a humanidade, se fosse mais conhecido. Ao avaliar a importância da comunicação do trabalho do antropólogo para toda a sociedade, a pesquisadora argumenta: “Seria importante a divulgação de suas ideias para um público não especializado, na medida em que ele contribuiu para repensar a humanidade em uma outra escala, fora dos mecanismos de poder, e de afirmações de superioridade de qualquer espécie”.