REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Ciência e bem-estar cultural - Carlos Vogt
Reportagens
Qualidade de vida na medida (in)certa
Márcio Derbli
Garantia da saúde vai além do bem-estar físico
Alessandra Pancetti
Posicionamentos frente ao avanço da tecnologia
Carolina Simas
Comunicação, informação e realidade social
Carolina Octaviano
Ambiguidades do bem-estar na cultura histórica
Danilo Albergaria
Artigos
A educação frente à economia do conhecimento1
Ladislau Dowbor
Duplo aniversário
Maria Lygia Quartim de Moraes
O necessário resgate dos direitos sociais
José Luiz Quadros de Magalhães
Cinquenta anos de anticoncepção hormonal: a mulher e a pílula
Maria Andrea Loyola
Nanotecnologias e qualidade de vida
Julia S. Guivant, Denise M. Nunes e Ana C. Cassiano
Ecoturismo, qualidade de vida e artesanato de renda irlandesa em Sergipe
Érika Santana Melo Martins e Maria Rosane Prado Almeida
Resenha
A invasão bárbara dos sentimentos
Por Bruna Azevedo
Entrevista
Natacha Costa
Entrevistado por Cristiane Paião
Poema
Peleja
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Resenhas
A invasão bárbara dos sentimentos
Um filho suborna autoridades e desrespeita leis para garantir, a todo custo, um pouco de qualidade de vida para o pai que está em fase terminal
Por Bruna Azevedo
09/06/2010

As invasões bárbaras (2003) é um filme sobre a morte, sobre a vida, a amizade e o amor. Dirigido e com roteiro do canadense Denys Arcand, de O declínio do império americano , a trama, que se passa em Quebec, Canadá, toma forma e se destaca pela emoção que desperta em quem assiste, mesmo passando longe das emoções fáceis.

Rémy (Rémy Girard) é um professor universitário, com mais de 50 anos, que sempre teve uma vida em parte tranquila, apesar das várias aventuras amorosas. Casado, pai de dois filhos, amantes e diversos amigos, ele descobre estar com uma doença terminal. O filho, Sébastien (Stéphane Rousseau), a pedido da mãe e contando com a companhia da namorada, parte de Londres ao encontro do pai para compartilhar os momentos que lhes restam. A relação de pai e filho, sempre conturbada e fria –, porque Sébastien não aceita o estilo de vida de Rémy, e vice-versa – transforma-se na medida em que as dores de Rémy se intensificam, modificando até mesmo, sua convivência com os outros três pacientes que dividem o mesmo quarto no hospital público.

Um dos destaques do filme são os enquadramentos e jogos de cenas utilizados. Logo de início, o primeiro plano-sequência mostra uma freira levando a hóstia aos pacientes do hospital. A câmera a acompanha em sua caminhada repleta de obstáculos pelo corredor superlotado, com diversos doentes em suas camas, sacos de roupa suja, policiais que, assim como a freira, desviam de fiações soltas que descem dos tetos mal acabados e abertos. Uma verdadeira crítica social à rede de saúde e à Quebec que, como muitas cidades da América Latina, é católica e contemplada por estatização, sindicatos corruptos, religiosidade e polícia despreparada.

O filho então, diante da inevitabilidade da morte de seu pai, quer amenizar o sofrimento de Rémy, lutando contra esses tantos obstáculos mesmo que, para isso, ultrapasse regras e leis, coloque em risco sua reputação, arrisque-se a sofrer multas ou prisão, para garantir uma qualidade de vida ao pai até o seu último suspiro. Ele suborna tanto a direção como o sindicato do hospital para melhorar a sua estadia e, recomendado por um amigo médico, consegue comprar heroína, com o consentimento da polícia. Além disso, estabelece uma maneira de Rémy se comunicar com a filha, sua irmã, que está distante, paga para alunos que o esnobaram em sua saída da universidade o visitarem, e convoca os velhos amigos para estarem ao seu lado.

A relação entre Sébastien e Rémy é um dos pontos altos do filme. mostra, ainda, um confronto não só de gerações, mas de ideologias entre o filho, que é rico e trabalha em uma financiadora em Londres, e o pai, um intelectual que se engajou em quase todos os ideais terminados em “ismo”, passando pelo marxismo, maoísmo, entre outros.

Uma segunda relação que merece destaque é a que acontece entre Rémy e Nathalie, uma melancólica viciada em heroína que o ajuda no consumo da droga para o alívio da dor. Nessas cenas, os personagens estão sempre sozinhos, em diálogos diretos compostos pelo constante questionamento vindo de Nathalie sobre a razão das atitudes de Rémy ao longo de sua vida. Ele reclama, não quer morrer, desabafa sobre a falta de tudo que viveu e viu. Ela conclui “não é a vida de hoje que você quer largar, é a do passado que não volta mais”.

O cenário se alterna basicamente entre o quarto “luxuoso” conseguido no hospital, a ambulância que o leva periodicamente para exames externos e a casa do lago de um dos amigos, garantindo uma centralização quase que total na morte iminente enriquecida pelos diálogos constantes e riquíssimos que dão vida às cenas. O grupo de amigos, composto pela ex-esposa, duas amantes, um casal gay e um amigo professor da universidade são pessoas cultas e politizadas que demonstram, em conversas regadas a humor e longas risadas, a vivacidade adquirida na época em que lutaram por seus ideais e filosofias de vida. Tudo isso acompanhado por bons vinhos, queijos e boa culinária.

Ao mesmo tempo, Sébastien, sua namorada e Nathalie, que são os personagens mais jovens, se mostram como o oposto da turma de Rémy: o milionário frio que tudo pode comprar, a esposa triste e a drogada melancólica. Um quadro que parece apontar para a morte de uma geração que arduamente lutou por ideologias, revividas em sonhos por Rémy, substituída pelos melancólicos e pragmáticos capitalistas jovens.

Além disso, o filme mostra a tragédia de 11 de setembro, com o ataque às torres gêmeas em Nova Iorque, remetendo o espectador a questionamentos sobre as “invasões bárbaras” que poderiam ser também a invasão do capitalismo e do individualismo sobre um mundo que, antes, era social e cultural.

As invasões bárbaras questiona também a globalização, a eutanásia e a ilegalidade das drogas e ganhou os prêmios de melhor atriz (Marie-Josée Croze) e melhor argumento no Festival de Cannes. Na categoria de melhor filme estrangeiro, foi contemplado com o Oscar, o grande Prêmio Cinema Brasil e prêmio no European Film Awards.

As invasões bárbaras
Direção: Denys Arcand
Ano: 2003