REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Ciência e bem-estar cultural - Carlos Vogt
Reportagens
Qualidade de vida na medida (in)certa
Márcio Derbli
Garantia da saúde vai além do bem-estar físico
Alessandra Pancetti
Posicionamentos frente ao avanço da tecnologia
Carolina Simas
Comunicação, informação e realidade social
Carolina Octaviano
Ambiguidades do bem-estar na cultura histórica
Danilo Albergaria
Artigos
A educação frente à economia do conhecimento1
Ladislau Dowbor
Duplo aniversário
Maria Lygia Quartim de Moraes
O necessário resgate dos direitos sociais
José Luiz Quadros de Magalhães
Cinquenta anos de anticoncepção hormonal: a mulher e a pílula
Maria Andrea Loyola
Nanotecnologias e qualidade de vida
Julia S. Guivant, Denise M. Nunes e Ana C. Cassiano
Ecoturismo, qualidade de vida e artesanato de renda irlandesa em Sergipe
Érika Santana Melo Martins e Maria Rosane Prado Almeida
Resenha
A invasão bárbara dos sentimentos
Por Bruna Azevedo
Entrevista
Natacha Costa
Entrevistado por Cristiane Paião
Poema
Peleja
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Reportagem
Ambiguidades do bem-estar na cultura histórica
Por Danilo Albergaria
10/06/2010

Financeiramente, a ideia era boa, afinal, ganha-se dinheiro com bobagens muito maiores, bizarras, burlescas: “Vamos abrir um consultório de historiografia clínica”, dizia, na aurora do século XXI, um aspirante a historiador nos corredores de uma universidade. Desfilando seu pendor para o sarcasmo, o malandro dava a receita do sucesso para o novo empreendimento: “Mostremos aos pacientes que seus mal-estares fundam-se não na infância, mas na história do mundo, da industrialização, da disciplinarização do trabalho, da pressão exercida por padrões de beleza que variam no tempo. A tomada de consciência histórica disso tudo será a cura do mal-estar no mundo moderno”.

A profissão de clínico historiográfico não foi regulamentada e ainda estão para surgir centros especializados nessa prática de cura. Mas, hipérboles à parte, há de se reconhecer que consumimos história como nunca. Nesta última década, a proliferação de revistas voltadas à popularização do conhecimento histórico dão uma pista acerca do interesse público que ele gera. Queremos saber a história de tudo: da arte, da ciência, da moda, de uma comunidade. Essa enorme difusão permite afirmar que, ao lado de outras manifestações culturais, como as artes e as ciências, a história tem uma importância muito grande em nossa sociedade: de diversas maneiras, as relações que temos com o passado fazem parte do que podemos chamar de “bem-estar cultural”. Sob este aspecto da vida contemporânea, cabe perguntar: se um dos objetivos do conhecimento é colocar o homem em estado de desconfiança até mesmo em relação ao próprio conhecimento que produz, o que dizer da história no mundo contemporâneo? Para quê ela serve, hoje? Se a história é uma elaboração muito específica da memória, que papel tem a memória num momento de virtualização vertiginosa e multiplicação das informações? E o esquecimento, como algo constitutivo do saber histórico, que lugar tem?

Essa última questão pode ajudar a desfiarmos o novelo. Como pode o esquecimento fazer parte do saber histórico? É compreensível que isso pareça um contrassenso. O tema mal foi colocado à mesa de discussão entre os pesquisadores e ainda está muito quente. Como esclarece o historiador José Carlos Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais, “ a tese do ‘dever de esquecimento' veio à tona na historiografia sobretudo com a obra A memória, a história, o esquecimento , publicada no ano 2000 por Paul Ricoeur, que expressa com extrema lucidez a consciência histórica ocidental do final do século XX”.

Então devemos esquecer? Afinal, não somos a todo momento instados a lembrar de senhas, compromissos, prazos, fatos, fórmulas? “Repercutindo o espírito antihistoricista de Nietzsche”, diz Reis, “Ricoeur vê um desequilíbrio na relação entre memória e esquecimento: muita memória e comemorações aqui, muito esquecimento ali. Ele defende uma política de ‘justa memória', que buscaria equilibrar memória e esquecimento”.

Como professam os cientistas detentores das boas maneiras nutricionais, o problema está no excesso. “O ‘dever de memória' é não esquecer, mas o excesso de memória pode levar aos ‘abusos de memória': repetições, ressentimentos, manipulação de identidades nacionais, que desencadeiam a guerra”, afirma Reis. Como um abuso de memória desencadeia conflitos? Basta lembrar do fenômeno nazista, que usou e abusou de uma minuciosa seleção da memória e o apelo a um passado germânico mitológico, glorificando a nação alemã.

Não é apenas na manipulação de identidades nacionais que o “excesso de memória” encontra terreno fértil. Tendemos a valorizar a memória e tratar o esquecimento como inerentemente negativo por razões que estão no cerne da condição humana – a consciência de que tudo pode ser esquecido tem implicações existenciais. Te mos a consciência da morte, do fim. Isso nos aflige mais do que tudo. Muito do que fazemos no mundo é para, de alguma forma, mantermos vivos os ecos da nossa existência. O “excesso de memória” é um sintoma desse nosso desespero para tudo guardar, para que cada detalhe de nossa vida seja registrado e que permaneça como eco no tempo. “O esquecimento é perigoso, dá medo”, diz Reis. “É o não reconhecimento do passado no presente, uma antecipação da finitude, da morte. Diante de uma ameaça tão assustadora, exageramos no dever de memória e cultivamos uma memória monstruosa, ‘memoriosa', doentia, que não esquece nada”, frisa o historiador.

Para Reis, o esquecimento permite uma relação mais saudável e realista com o passado. “Entre a memória e o esquecimento, Ricoeur gostaria de estabelecer uma ‘justa medida' que, para ele, é a historiografia, como ‘trabalho de memória', que deveria ser o remédio para este desequilíbrio”, afirma. Historiografia, remédio: o espertalhão-bufão inventor da historiografia clínica não sabia, mas havia chegado, por vias tortas e caricaturais, a um diagnóstico válido sobre a condição humana atual e sua relação com o passado.

Memória virtual

Quando interrogamos as relações que o mundo contemporâneo mantém com o passado, é impossível passar ao largo de uma das questões mais prementes de nosso tempo: a emergência da internet e do ciberespaço. Da mesma forma que o mundo virtual vem modificando profundamente nossa maneira de interagir socialmente e de experimentarmos a cultura, ele também criou novos espaços de construção da memória. “As novas tecnologias da informação, a internet e o ciberespaço possibilitaram uma capacidade praticamente ilimitada de armazenamento de registros. Isso engendra uma outra concepção de memória, que passa a ser vista fundamentalmente como registro. A memória de indivíduos e grupos não se resume a isso: é uma construção feita de seleções entre lembranças e esquecimentos”, afirma Raimundo Donato do Prado Ribeiro, professor de história contemporânea da Universidade Metodista de Piracicaba.

A natureza aparentemente anárquica da internet esconde um jogo de poder em torno da apropriação do mundo virtual. Visões de mundo competem ferozmente sobre o futuro do ciberespaço: fundações e comunidades de programadores de softwares livres versus grandes corporações que miram o lucro e se alimentam do consumismo, como a Microsoft e a Apple ; defensores do copyleft e de uma nova forma de colaboração criativa versus defensores do velho direito autoral. Ninguém sabe, ao certo, como será a internet de amanhã, nem sob o controle de quem ela estará.

Essa indefinição na infância do ciberespaço justifica um alerta de Ribeiro sobre a construção da memória num mundo virtual: “A seleção que marca a memória de indivíduos e comunidades é heterogênea e diversificada. A seleção operada no novo mundo das tecnologias de informação pode tornar-se homogênea, única, sob a justificativa de ser ‘globalizada'”. Como? “Quem controla o armazenamento e a distribuição das informações pode controlar os processos de seleção da memória e do esquecimento”, diz Ribeiro, que chama a atenção para a importância das “memórias subterrâneas” de nosso tempo, personificadas por aqueles que defendem os softwares livres e uma visão comunitária do trabalho na rede. Em jogo, o futuro da diversidade na elaboração da cultura histórica.

História e esquecimento: a quem servem?

A seguirmos Ricoeur, o bem-estar na cultura histórica passaria pelo esquecimento como forma de exorcizar ressentimentos e ódios. Em outras palavras: trata-se do bom e velho perdão. “Memória-historiografia feliz (proposta por Ricoeur) não deve ser uma memória gigantesca e minuciosamente escrita, deve procurar atingir o esquecimento por duas vias: pelo trabalho de luto, quando consegue finalmente falar sobre o mal sem ódio, e pelo perdão, que é um dom, uma graça”, explica Reis. Ribeiro concorda que “o esquecimento é importante para a reconciliação e para o perdão, para seguir a vida adiante, não importa se estamos falando de indivíduos ou de comunidades”.

Que tal propor o perdão e o esquecimento a comunidades vítimas de genocídios e limpeza étnica? Testam-se os limites dessa visão da cultura histórica quando ela é proposta àqueles cujo passado recente guardam brutalidades traumáticas e feridas mal-cicatrizadas. A questão da cultura histórica emerge, grave, urgente, enquanto testemunhamos o começo do desaparecimento dos últimos sobreviventes do Holocausto. Ainda que bastante marginais, revisões da história negando as atrocidades nazistas já deram às caras. Nunca a noção de verdade histórica foi tão obliterada por visões céticas. Verdadeiro e falso, real e fictício tiveram suas fronteiras borradas e apagadas. O clima intelectual da atualidade aponta para verdades subjetivas, relativas aos interesses de quem as constrói. Refletem uma era de individualismo e falta de referências exteriores ao sujeito, que o filósofo francês Gilles Lipovetsky chamou de “era do vazio”.

“As posições de Ricoeur foram fortemente combatidas”, relata Reis, lembrando a acusação que lhe foi feita: “A sua denúncia do ‘abuso da memória' seria uma perigosa sugestão de esquecimento do imperdoável”. Os críticos da “tese do esquecimento” afirmam que ela “quer livrar o Ocidente do seu passado de horrores, quer permitir ao Ocidente esquecer a sua história e encontrar uma impossível ‘paz de consciência'”, afirma o historiador da UFMG. Para ele, “Ricoeur tornou-se, por um lado, um intérprete da história universal, favorável às vitoriosas forças anglo-saxãs (que derrubaram o socialismo) em 1989 e, por outro lado, um crítico dessas forças como militante pela construção da ‘Comunidade Europeia', da ‘Nova Europa'” que superaria as atrocidades e os ódios do passado.

Desde os gregos antigos, a definição de história não fugiu muito daquela que o dicionário da Academia Francesa adotou até meados do século passado: a história seria “o relato de ações, de acontecimentos, de coisas dignas de memória ”. Ora, o que é, de fato, digno de memória? Por muito tempo, a História com H maiúsculo foi a narrativa de feitos militares, decisões políticas e grandes homens (atenção para o gênero masculino: aqui, ele não tem sentido universal). No século XIX, os historiadores responderam à institucionalização das ciências absorvendo a crença na objetividade do rigor metodológico : diziam fazer uma história neutra e imparcial, permitindo aos documentos, vestígios do passado, “falarem por si”. Mas, p or trás do pano científico, da verdade neutra e da realidade dos fatos, a história servia à consolidação da sociedade burguesa e do nacionalismo.

As inovações radicais que a historiografia conheceu no século XX apontaram para uma história totalizante: saem do foco os grandes líderes e os Estados-nação, entram o cotidiano das pessoas comuns, a economia, a religião, o imaginário. Ganha força, também, como paradigma historiográfico, a visão marxista da história como o grande palco onde se desenrola o drama da luta de classes. Na segunda metade do século passado, no entanto, emerge um resgate do posicionamento cético sobre o discurso histórico, radicalizando-o. É o germe do desaparecimento das utopias, situação que se acentua após a queda da Cortina de Ferro e a vitória inescapável do capitalismo de livre-mercado.

“Penso que vivemos uma situação historiográfica paradoxal: por um lado, há muitas publicações e reedições em historiografia; por outro, estamos em uma ‘época presentista', de pouco prestígio da pesquisa histórica, pois a relação do presente com o passado é precária, imaginária, evocativa, literária, não verdadeira. A linguagem historiográfica foi quase reduzida a entretenimento”, lamenta Reis. O interesse pela história parece ter aumentado na proporção inversa de sua capacidade de conhecer a realidade, incomodar, modificar a sociedade. Nunca a cultura histórica foi tão produzida e consumida quanto na “era do vazio”. E nunca os historiadores estiveram tão perdidos: “O s intelectuais foram silenciados, esvaziados. Se antes o Estado oprimia a vida cultural, agora é o mercado. Ainda há ‘intelectuais'? Nietzsche e Marx desafiaram o Estado prussiano, Galileu e Lutero desafiaram a opressão da Igreja, perderam emprego, prestígio, arriscaram a vida ‘para dizerem alguma coisa'. Ninguém mais tem ‘algo a dizer'. Nem eu! Nem sei por que e para que escrevo tanto! A vida intelectual foi escravizada, assalariada, oprimida, vendida! Ela não oferece mais soluções, alternativas, utopias”, alerta Reis, constatando o mal-estar contemporâneo na cultura histórica. Será o fim da história ?