REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Multicentros - Carlos Vogt
Reportagens
Da hiperespecialização à integração de saberes
Maria Teresa Manfredo
A corrida da ciência e as formas de integração
Romulo Orlandini
A multidisciplinaridade como resolução para novos problemas científicos
Monique Lopes
Agregação de áreas é processo em curso na universidade brasileira
Aline Naoe
Interdisciplinaridade na graduação forma profissionais mais qualificados
Cristiane Kämpf
Artigos
Decifra-me ou te devoro
Luiz Bevilacqua
Uma instituição singular
Fernando Galembeck
A interdisciplinaridade como alternativa à organização dos currículos escolares: algumas contribuições
Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis
Ação de acompanhamento e avaliação do programa INCT
Maria Carlota de Souza-Paula
UFSCar terá centro multidisciplinar de pesquisas em materiais, catálise e energia
Ernesto Antonio Urquieta-Gonzalez
Resenha
Ação coletiva versus individualismo
Por Francisco Zaiden
Entrevista
Maria Victoria Ramos Ballester
Entrevistado por Cintia Münch
Poema
Playtime
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Reportagem
A corrida da ciência e as formas de integração
Por Romulo Orlandini
10/05/2012

Em cada uma das 1,4 mil voltas que o primeiro satélite artificial enviado pelo homem, o Sputnik, deu ao redor da Terra, os incessantes sinais de rádio – ou beeps – enviados pelo aparelho demonstravam aos Estados Unidos quem havia vencido a primeira batalha da corrida espacial. Além disso, alertavam para a necessidade de reagir. O episódio tornou-se um marco porque traduziu eficazmente a natureza competitiva que transformaria o campo da ciência e da tecnologia. Ao singrar o céu em 1954, o bólido russo transformou-se em uma metáfora de uma empreitada de sucesso que tinha como ingredientes o esforço de uma série de cientistas de diversas áreas, investimento farto e a necessidade quase obrigatória de obter resultados positivos.

A união de diferentes áreas em prol da solução de um problema científico ou tecnológico passou gradativamente a tornar-se um modelo de produção do conhecimento e de uma ciência competitiva.

“Cada vez mais são exigidos equipamentos caros e sofisticados, e grupos mais numerosos. Sem isso, o poder de competir no cenário internacional fica reduzido”, explica João Evangelista Steiner, astrofísico e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Astrofísica. Ele comenta que, nas últimas duas décadas, o Brasil vem tentando melhorar tal interação. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso houve duas tentativas de acabar com o isolamento dos cientistas. O primeiro com o Pronex (Programa de Núcleos de Excelência) e, depois, com os Institutos do Milênio. Com a mudança do governo federal, a ênfase passou a ser nos Institutos Nacionais de Ciência (INCTs), a fim de apoiar as redes de pesquisa.

O cientista político Renato Boschi, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) comenta ainda que o elo com as políticas públicas é fundamental. “É através delas que se dão as intervenções mais importantes do ponto de vista de alteração da realidade social. Dessa forma, a produção de conhecimentos não pode ser dissociada da definição de metas e dos meios para alcançá-las”. Ele complementa dizendo que a lógica da produção de conhecimentos pressupunha um isolamento a fim de assegurar resultados neutros. Cenário que já não existe na nova realidade integrada e refletida pelos multicentros. “Essa premissa é frontalmente questionada nessa nova perspectiva de se produzir ciência construindo pontes entre os resultados de pesquisa e sua aplicação prática”, disse. No fim, o objetivo das iniciativas parece sempre ser o mesmo: deixar de pulverizar investimentos e tratar cada pesquisador de maneira individual.

No melhor estilo do ditado popular “a união faz a força”, a história demonstra como a ciência tem tido, nos últimos séculos, uma trajetória de prática científica que passa – na maioria dos casos – por se institucionalizar para obter algum tipo de benefício para os atores. Com isso, alianças políticas e institucionais tornam-se fundamentais. Para o professor Márcio Barreto, físico e doutor em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), são dois caminhos possíveis para se pensar em como a ciência se estrutura atualmente. “Há duas formas de integração das diversas áreas do conhecimento nas práticas científicas, uma delas bastante avançada e outra ainda incipiente: a primeira delas segue na direção da agregação de áreas afins que antes se desenvolviam isoladamente; a outra é a que busca o diálogo entre áreas mais distantes umas das outras na compartimentação tradicional do conhecimento, mais especificamente entre as ciências naturais e as ciências humanas”, disse. Barreto explica ainda que a primeira, calcada na transdisciplinaridade, acaba por gerar avanços nas práticas científicas e estruturas orgânicas de pesquisa e de colaboração. Já a segunda empaca na eterna briga entre hard sciences e ciências humanas – sendo que, para ele, a elasticidade da rede acaba por não resistir.

Ciência, dinheiro e fim de um estereótipo

Talvez a figura que mais represente a ideia de um cientista isolado em seu laboratório, elucubrando sobre leis gerais da natureza seja a do físico Albert Einstein. Naquela época, ciência era mais um objetivo intelectual e diletante do que uma profissão estabelecida e competitiva. Hoje a imagem é uma mera caricatura do cientista do início do século XX e não reflete o que se produz como ciência. Sobressaem-se os grandes grupos de pesquisa, trabalhando em parceria entre universidade, laboratórios e até mesmo empresas privadas. No entanto, o Estado ainda aparece como um grande parceiro.

Como lembra Renato Bosch, do Iesp, nem mesmo nos Estados Unidos, onde a independência científica é grande, existe intervenção. No Brasil, desde 2000, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) já investiu mais de três bilhões e 100 milhões em fomento a projetos de pesquisa – um aumento de cerca de 765% em uma década. “Centralização e controle não devem ser confundidos com autonomia na produção de inovações. O fato que esse processo se dê por algum tipo de intervenção do Estado não pode ser minimizado, porém. Coordenação seria a vantagem e a capacidade a ser desenvolvida nessa nova modalidade de se fazer ciência. Controle e centralização excessivos são os riscos”, aponta ele.

Por outro lado, Márcio Barreto afirma que o convênio entre ciência e capital é bem vindo, mas nem por isso está acima de críticas ou é realizado sem conflitos. A contradição, segundo Barreto, é que o capital quer simplesmente se reproduzir, enquanto que nem sempre os objetivos científicos estão alinhados com esse paradigma. “O capital é cada vez mais bem-vindo na irrigação do campo científico, de modo que, ao contrário de limitar a ciência, amplie suas possibilidades; no entanto, tudo se passa como se os avanços tecnocientíficos fossem desprovidos de valores e de interesses que vão além do conhecimento puro, e isso não é verdade.” Ele complementa afirmando que, em geral, se pensa o modelo científico por uma dupla via que une uma extremidade provedora de recursos e outra capaz de devolver os investimentos em benefícios tecnológicos. “Pouco se analisam as opções políticas e econômicas que determinam as direções em que as pesquisas vão. Em outras palavras, tudo se passa como se a ciência, em sua aliança com o capital, fosse imune às influências dos interesses das empresas”, exemplifica ele.

Aqueles que defendem com radicalidade a aliança entre ciência e capital desconsideram a politização da ciência e da tecnologia. “Logo vem à cabeça dos cientistas modernos que tal ponderação é ultrapassada e que pensar criticamente, por exemplo, a associação entre as empresas e a universidade é sinal de ignorância e de atraso: há quem fique de cabelo em pé só de ouvir alguém questionar se o capital não está se apropriando da ciência nas universidades”, aponta Barreto. Para ele, somente demonizar a união entre capital e ciência é um retrocesso nas iniciativas em que o modo de fazer ciência avançou por causa da corrida científica. Já para o físico João Steiner, a questão não é um jogo de estratégia, mas sim algo imperativo. “Não vejo nisso um jogo de vantagens ou desvantagens. A articulação em rede e uso de infraestrutura comum não ocorrem por opção, mas por necessidade de sobrevivência”. Pelo visto, os beeps ainda soam para os homens da ciência.