REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Cinco flagrantes de liberdade - Carlos Vogt
Reportagens
A liberdade sob as lentes da política
Meghie Rodrigues
A liberdade dos antigos e o vazio ético contemporâneo
Cintia Cavalcanti
Os usos e sentidos da liberdade de expressão na contemporaneidade
Maria Marta Avancini
Liberdade monitorada: a crescente vigilância eletrônica prejudica a privacidade?
Cristiane Kampf
Intervenção estatal, educação e desenvolvimento
Ricardo Manini
Artigos
Liberdade, responsabilidade e o paradoxo da tecnologia
Marcio Acselrad
Teologia da Libertação: uma teologia da periferia e dos excluídos
Marcelo Camurça
A liberdade enquanto dimensão ontológica do homem: compreensão existencialista
Daniela Ribeiro Schneider
Paulo Freire e a pedagogia da libertação
Erlando da Silva Rêses Maria Luiza Pinho Pereira
Liberdade, propriedade e cultura na sociedade informacional
Sergio Amadeu da Silveira
Resenha
Uma trajetória legal da liberdade
Por Ricardo Schinaider de Aguiar
Entrevista
Renato Janine Ribeiro
Entrevistado por Por Marina Gomes
Poema
Acento
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Reportagem
Intervenção estatal, educação e desenvolvimento
Por Ricardo Manini
10/03/2013

A crise financeira internacional iniciada em 2008 reacendeu um longo debate, travado ao menos desde a Revolução Russa, sobre o papel do Estado em relação à economia. O intervencionismo estatal no planejamento econômico voltou a ser defendido com ênfase por certos economistas, muitos deles keynesianos – seguidores de uma corrente de pensamento macroeconômico formulada pelo economista inglês John Maynard Keynes.

Entretanto, para parcela considerável de acadêmicos, para instituições como o Banco Central Europeu (BCE) e para muitos governos nacionais da Europa, como a Alemanha, a forte crise financeira, pela qual países como a Espanha e a Grécia passam, resta como obstáculo ao aumento do investimento e da retomada de ingresso de capital externo. O argumento utilizado é o de que, tendo se endividado fortemente nos últimos anos, esses países precisam agora fazer um esforço fiscal capaz de arrumar as finanças nacionais.

Apesar de alguns economistas defenderem o aumento do investimento público para que os países saiam da crise, os governos dos países endividados têm procurado realizar um esforço fiscal, a fim de sanear suas finanças. Esse saneamento permitiria retomar o crescimento, tanto pela possibilidade de receber maior fluxo financeiro quanto por abrir espaço orçamentário para investimento do próprio Estado.

Durante a história, o modo como o Estado deve agir em relação aos cidadãos, a fim de preservar suas liberdades e aumentar o bem-estar, foi sempre um tema muito discutido. Há aqueles, como o historiador marxista Eric Hobsbawm, que afirmam que uma intervenção profunda do Estado se faz necessária. Em A era dos extremos, Hobsbawm aponta que o planejamento econômico setorial, que ele defende, se originou no socialismo soviético totalitário.

No extremo oposto estiveram teóricos como o húngaro Michael Polanyi, que, após precisar sair da Rússia em função do regime soviético, e da Alemanha, após a ascensão do nazismo, afirmou que os indivíduos se coordenariam melhor caso a ação do Estado fosse menor.

No debate econômico contemporâneo, o intervencionismo estatal continua a ser um tema recorrente. Quase ninguém na academia afirma que o Estado não deve agir. A pergunta principal, portanto, não é se o Estado precisa atuar, mas como deve proceder, a fim de garantir o desenvolvimento, que tem a liberdade do indivíduo como um atributo chave. Uma das principais ideias a surgir no campo do desenvolvimento é a importância da educação e da melhora do capital humano no longo prazo.

Longo prazo e educação

Tome-se, como exemplo, a península coreana, encravada no Oriente asiático, que tem o Mar do Japão ao leste e o Mar Amarelo a oeste. Imagens obtidas por um satélite da Nasa em anos recentes mostram duas Coreias muito bem demarcadas. O contraste entre os dois modelos econômicos – o capitalista, liderado pela Coreia do Sul e o outro, comunista, liderado pela Coreia do Norte – é geograficamente perceptível. Na foto, os pontos iluminados simbolizam a rede elétrica dos dois países, o que pode ser tomado como um índice de desenvolvimento. A Coreia do Norte tem alguns poucos pontos com luz. A capital, Pyongyang, é o principal deles. Na Coreia do Sul, a rede elétrica se espalha por quase todo o território. É um sinal claro de que um modelo deu certo e o outro não.

“A Coreia do Sul é um dos países que mais se desenvolveu após a Segunda Guerra Mundial”, afirma Ednaldo Michellon, professor da Universidade Estadual de Maringá e autor, junto com Michelle Merética, do texto “Educação e crescimento econômico na Coreia do Sul”, publicado em simpósio da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec).

O país do qual emergiram empresas como a LG e a Samsung pautou seu crescimento no investimento público e na educação. “O modelo coreano de desenvolvimento foi investir pesado na industrialização, em esforços de exportação e, especialmente, em uma política educacional bem sucedida”, afirma Michellon. “A reforma educacional após a Segunda Guerra teve uma enorme importância para o país”.

A educação e o investimento em capital humano são dois fatores chave para o desenvolvimento. Na teoria econômica, um dos primeiros a levantar a importância do capital humano para um país foi Gary Becker, autor do clássico Human capital, vencedor do Prêmio Nobel em 1992 e economista da Universidade de Chicago.

Em Human capital, Becker relata como a qualificação que um indivíduo obtém ao longo de sua vida pode aumentar os seus ganhos no longo prazo. Se os indivíduos traçam o caminho de maior qualificação, a produtividade da economia como um todo tem ganhos substantivos, o que leva ao desenvolvimento.

Após Becker, outro economista, Theodore Schultz, também laureado com o Nobel em 1979, expressou que o investimento em capital humano contribui de forma significativa para a redução da desigualdade de renda. Na década de 1990, Gregory Mankiw, David Romer e David Weil, com base no trabalho anterior de Robert Solow, chegaram a um modelo no qual a poupança interna, o crescimento populacional e o investimento em capital humano explicam boa parte da diferença de renda entre os países.

Capital humano no Brasil

No Brasil, os índices relacionados à qualidade do capital humano ainda são bastante inferiores ao de países considerados desenvolvidos, como os Estados Unidos, ou em desenvolvimento, como a própria Coreia do Sul. Desde meados da década de 1990, a oferta educacional brasileira se alterou significativamente. A universalização do ensino fundamental e a expansão do ensino médio e do ensino superior foram avanços importantes. Contudo, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 19% dos jovens entre 19 a 24 anos têm acesso às universidades. Doze anos antes, o acesso ao ensino superior na faixa etária de 18 a 21 anos já era de 45% nos Estados Unidos e de 69% na Coreia do Sul. Esse é um sinal evidente de que o acesso às universidades no Brasil é ainda bastante precário e insuficiente.

A Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu artigo 3º, que um dos objetivos republicanos do Brasil é reduzir as desigualdades sociais e possibilitar uma sociedade livre, justa e igualitária. Nesse sentido, ações com essa meta se tornam cada vez mais importantes. Uma das iniciativas mais interessantes com vistas a ampliar o acesso ao ensino superior, fundamental para a economia nacional no longo prazo, é a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), idealizada por Carlos Vogt, que já foi reitor da Unicamp, secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo e hoje ocupa o cargo de presidente da instituição.

A Univesp, que já tem cursos em funcionamento junto com a USP e com a Unesp, irá atuar com dois focos principais. “Um dos focos é trabalhar com a formação de professores para o ensino fundamental e o ensino médio, sobretudo nas áreas básicas para o desenvolvimento das capacidades cognitivas”, afirma Vogt. Nesse sentido, a Univesp pretende formar professores de ciências para o ensino médio, além de trabalhar nas áreas de linguagens, como as ligadas às tecnologias de informação e de comunicação, além de idiomas.

O outro foco da universidade virtual, ligado à ideia de inclusão social com mérito, é a ideia de college. “O college terá como meta fundamental a formação para o mercado de trabalho em nível de graduação. Formaremos profissionais para o mercado de trabalho e para ingressarem nos cursos das universidades e das Fatecs, incluindo os cursos mais concorridos como medicina e engenharia, por exemplo” conta o presidente da Univesp. Os cursos dentro da modalidade do college vão durar dois anos. O objetivo será propiciar a formação básica do estudante, que o capacitará tanto para a vida profissional quanto para cursos oferecidos pelas universidades.

Em relação à política de cotas estabelecida pelo governo federal, o projeto elaborado no âmbito do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), e anunciado pelo governador do estado, tem algumas diferenças importantes. “A diferença fundamental é que o conceito de cota implica em reserva de vaga e a proposta do estado de São Paulo, do Cruesp, é trabalhar com metas a partir de uma situação que já se verifica nas universidades”, diz Vogt.

A ideia não é estabelecer uma reserva de vagas genérica para alunos egressos de escolas públicas, mas buscar que cada curso tenha maior igualdade e um equilíbrio de oportunidades entre esses alunos e os egressos de escola privada. “A reserva de vagas genérica pode implicar não ter os alunos das escolas públicas nos cursos mais concorridos, como as engenharias e medicina”, indica Vogt.

A preocupação da universidade virtual com o capital humano é visível. Para o presidente da Univesp, “o capital humano é o grande segredo da verdadeira mudança ou da mudança permanente que pode acontecer em uma sociedade e em uma economia”.

Curto prazo, plano externo e o Brasil

No curto prazo, a margem de manobra para tomar medidas que permitam o crescimento e o desenvolvimento tende a ser bem menor. Após a crise financeira de 2008, a preocupação em regular os fluxos financeiros de capitais ao redor do mundo se intensificou, ao mesmo tempo em que economias emergentes, como a China, a Índia e o Brasil passavam a ocupar um maior papel no processo decisório mundial.

O maior protagonismo dessas economias foi visto, por exemplo, na decisão de tornar o G-20, do qual fazem parte, o principal grupo de discussão de temas financeiros no âmbito global, em substituição ao G-8. O G-20 já obteve avanços, como o acordo de Basileia III – o qual, se seguido à risca, irá levar maior segurança ao sistema financeiro – e mudanças no processo decisório do Fundo Monetário Internacional (FMI), onde os países em desenvolvimento têm hoje maior poder de voto. Contudo, a resistência de países desenvolvidos a mais mudanças tem obstado outros avanços.

Em tempos de crises, as negociações dentro da Rodada do Desenvolvimento da Organização Mundial do Comércio – a Rodada Doha – também têm sido lentas. A eleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos em 2009, que levou o Partido Democrata ao poder, provocou dificuldades ainda maiores a uma negociação que já não se mostrava fácil. Nos Estados Unidos, os governos democratas tendem a ser mais conservadores em relação ao comércio exterior do que os republicanos.

A falta de maior coordenação entre os países tem ensejado medidas unilaterais de diversas economias. No Brasil, o governo interveio por meio do aumento do imposto sobre operações financeiras (IOF) e do imposto de importação, com o objetivo de desvalorizar o real e proteger a indústria nacional, medidas que só agora começam a ser revistas.

“Como a pauta de importação brasileira é principalmente formada por insumos e máquinas para indústrias, e muitas indústrias conseguem repassar o aumento do imposto de importação para os preços, a elevação desse imposto se traduz em pressão inflacionária”, afirma Mansueto Almeida, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

No caso do IOF, embora a moeda nacional tenha de fato se desvalorizado, o que favorece as exportações, o aumento de ingresso de capital externo no Brasil sofreu severa redução. “O capital externo que vinha para a bolsa de valores facilitava o investimento de empresas. Essa redução do influxo tem como contrapartida uma dificuldade maior de empresas com capital aberto para investir”, diz Almeida.

Além disso, a dificuldade de o Estado intervir por meio de investimentos é maior no Brasil do que em países não democráticos, como a China. “A população brasileira optou, por meio da Carta Constitucional de 1988, que quer um Estado que intervenha em assuntos sociais, como a educação”, explica Almeida. “Isso faz com que o espaço para intervir seja menor aqui do que na China, que, em função de garantir poucos direitos sociais à população, pode acumular uma poupança maior, e ter uma taxa de investimento público mais significativa em relação ao PIB”, complementa. A China, assim, logra enormes taxas de crescimento econômico. Isso não quer dizer, contudo, que a intervenção do Estado vá levar, por si só, ao desenvolvimento.