REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Caatinga, futebol e esperança - Carlos Vogt
Reportagens
Caatinga: um bioma entre a devastação e a conservação
Maria Marta Avancini e Glória Tega
De guerras e revoltas no semiárido: índios, sebastianismo e o papel do Estado
Ricardo Manini
Um pouco sobre a arte que nasce no sertão
Meghie Rodrigues
Memória e preservação. O desconhecido da região mais conhecida do Piauí
Glória Tega
A vegetação da Caatinga: das alternativas medicinais às ameaças
Júlia Melare
Artigos
A Caatinga e suas aves
Caio Graco Machado
Os preceitos ecológicos do Padre Cícero como lições de convivência harmoniosa com o semiárido nordestino
Judson Jorge da Silva
Em busca de uma estratégia de adaptação às mudanças climáticas no semiárido brasileiro
João Nildo S. Vianna, Marcelo C. Pereira, Laura M.G. Duarte, Magda E. Wehrmann
Os vinhos tropicais em desenvolvimento no Nordeste do Brasil
Giuliano Elias Pereira
Produção pecuária na Caatinga
Marcelo de Andrade Ferreira
A lacuna entre a legalidade e a realidade da transposição do rio São Francisco
Bleine Queiroz Caúla e Graziella Batista de Moura
O sertão e sua gente no relato Viagem científica
Liane Maria Bertucci
Resenha
Os diversos ângulos da Caatinga
Por Ricardo Schinaider de Aguiar
Entrevista
Newton Barcellos
Entrevistado por Cíntia Cavalcanti
Poema
Quincas Borba revisitado
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Produção pecuária na Caatinga
Por Marcelo de Andrade Ferreira
10/06/2013

A Caatinga ocupa uma área em torno de 900.000 km 2 e é o único bioma exclusivamente brasileiro. Isto significa que grande parte do patrimônio biológico dessa região não é encontrada em outro lugar do mundo além do Brasil. Estende-se pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e norte de Minas Gerais.

Esse bioma tem como traço principal as secas, que podem ser caracterizadas tanto pela ausência, escassez, pouca frequência e limitada quantidade de chuva durante o período do inverno quanto por sua má distribuição. Não é rara a sucessão de anos de seca. A precipitação média anual varia de 500 a 1.000 mm, com grandes extensões abaixo de 700 mm. As características do meio ambiente condicionam fortemente a população regional a sobreviver principalmente de atividades econômicas ligadas à agricultura e à pecuária, as quais se baseiam na busca do melhor aproveitamento das condições naturais desfavoráveis, apoiadas em base técnica frágil, utilizando na maior parte dos casos tecnologias tradicionais.

Com o acúmulo de conhecimento ao longo dos anos, a vegetação nativa passou a ser modificada, com o estímulo às plantas consideradas úteis e a retirada das nocivas, até chegar ao cultivo de plantas selecionadas. Este processo foi responsável pelo enorme crescimento da produção de alimentos que tem sustentado a crescente massa populacional do globo. Entretanto, no caso específico da Caatinga, essa atitude induziu processos que degradaram este ecossistema com perdas de solo (pela erosão) e da biodiversidade da fauna e da flora (pelo extrativismo predatório), o que tem reduzido a produção agrícola e pastoril a níveis incompatíveis com a geração sustentável de renda.

Em alguns sítios ecológicos em que predominam as forrageiras anuais do estrato herbáceo, por apresentarem um crescimento rápido, é comum, durante o período chuvoso, observar excesso de forragem. Entretanto, na maior parte do sertão, a vegetação da Caatinga caracteriza-se pela predominância de um estrato arbustivo-arbóreo composto por plantas de baixo potencial forrageiro, com baixa capacidade de suporte, resultando em um baixo rendimento animal. Apesar disto, constitui-se no suporte forrageiro básico da maioria das propriedades que se dedicam à pecuária nessa região.

Considerando-se apenas a época chuvosa do ano, a capacidade de suporte da Caatinga fica em torno de 4 - 5 ha/UA/ano. Com uma capacidade de suporte desta magnitude e uma estrutura fundiária na qual mais de 90% dos estabelecimentos têm área inferior a 100 ha, a alternativa para os sistemas pecuários do semiárido seria a busca de ganhos de produtividade no fator terra. Isto só seria possível com um manejo racional da Caatinga, utilizando-a apenas em período de 2 a 4 meses. Para o restante do ano, o sistema de produção poderia ser complementado com pastos cultivados, gramíneas e leguminosas, usadas em pastejo e na forma de forragem conservada e com uso de concentrados.

Nas áreas onde é possível fazer a agricultura, os restos de cultura poderiam dar um complemento importante ao sistema, assim como o cultivo de espécies adaptadas à região. Nesse sentido, a palma forrageira apresenta-se como recurso alimentar alternativo de grande importância.

A palma forrageira é uma planta de metabolismo de ácido das crassuláceas (CAM), caracterizado pelo mecanismo invertido de abertura e fechamento de estômatos (abrem durante a noite, para captar dióxido de carbono). Assim, este vegetal evita maiores perdas por evapotranspiração durante o dia. Além disso, apresenta extraordinária capacidade de recuperação ao estresse hídrico, decorrente de um sistema radicular superficial e ramificado que lhe possibilita eficiente aproveitamento das chuvas de menor intensidade, caracterizando-se como uma planta de eficiente utilização de água.

Deve-se ressaltar que a palma forrageira apresenta, se bem manejada, altas produções por unidade de área e baixo teor de matéria seca, o que pode ser favorável para a região, uma vez que dependendo da quantidade de palma forrageira na dieta, a necessidade de ingestão de água pode ser suprida. Além disso, em termos de valores energéticos, é um alimento superior à maioria das forrageiras tradicionalmente utilizadas.

Nos últimos meses, o semiárido brasileiro vem passando por uma grande seca com consequências econômicas e sociais mais graves e imprevisíveis que as anteriores. Em função de um longo período sem seca e de outras oportunidades de mercado que surgiram, como por exemplo a instalação de indústrias de laticínios (Dairy Partners Americas Manufacturing Brasil Ltda – DPA; Leite Brasil – LBR; Brasil Foods – BRF), houve um aumento do efetivo de bovinos, caprinos e ovinos e do número de fazendas que se dedicam à atividade pecuária, a maioria de agricultura familiar.

É justamente da conjugação do meio ambiente adverso com a atividade econômica, basicamente dependente da natureza, que emerge a extrema vulnerabilidade desse sistema produtivo, sujeito a virtuais colapsos nas ocasiões climáticas desfavoráveis à produção. Daí, em parte, deriva a fragilidade da economia regional.

Mesmo antes deste episódio já existiam incertezas a respeito da continuidade do crescimento da atividade na região, notadamente devido a fatores socioeconômicos, tecnológicos e restrições ambientais. Acrescenta-se que o baixo nível de escolaridade dos produtores, a sucessão familiar comprometida, a baixa produtividade dos fatores de produção (terra, trabalho e capital), o baixo acesso à crédito e pouco conhecimento sobre tecnologias de produção e gestão, representam importantes restrições socioeconômicas que contribuem para o agravamento das consequências da seca atual. Nessas condições, o custo unitário de produção é elevado e pouco competitivo.

Para os sistemas de produção que se encontram nessas condições há forte necessidade de adoção de tecnologia, pois o cenário é de falta de gestão apropriada, manejo do rebanho de modo inadequado e baixa qualidade e quantidade do alimento disponível. De um modo geral a assistência técnica de qualidade inexiste.

Marcelo de Andrade Ferreira é engenheiro agrônomo, doutor em zootecnia e professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco.