REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Pop science - Carlos Vogt
Teoria e experimentação na física: os desafios na confirmação das hipóteses
Gabrielle Adabo
Beleza e simplicidade na busca de uma unidade
Simone Caixeta de Andrade
Aceleradores de partículas e seus impactos na sociedade
Tatiana Venancio
Ficção e ciência: universos paralelos sobrepostos
Keila A. Baraldi Knobel
Glossário
Carolina Ferreira Medeiros e Ezio Penso
Artigos
O que é a filosofia da física?
Osvaldo Pessoa Jr.
Indução ou dedução? O método científico de Galileu e de Einstein
Alfredo Tiomno Tolmasquim
A física na vanguarda da comunicação científica
Daniela Klebis
Buraco negro de Pandora
Roberto Belisário
Resenha
Caminhos para a gravidade quântica
Cristiane Delfina
Entrevista
Nathan Berkovits
Entrevistado por Michele Fernandes Gonçalves
Poema
Parreiral
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Aceleradores de partículas e seus impactos na sociedade
Por Tatiana Venancio
10/03/2014

Física não costuma ser um assunto simples, principalmente para os não simpatizantes do tema, mas de qualquer forma, é inegável sua multi e interdisciplinaridade.

Muito tem se falado sobre os aceleradores de partículas, que são utilizados nas pesquisas abrangendo desde a nanociência até química dos derivados de petróleo, mas pouco se sabe sobre o real impacto de sua utilização no desenvolvimento da ciência e da sociedade como um todo, de forma direta ou indireta.

“Além de importantes descobertas científicas, tais como a recente descoberta do bóson de Higgs no grande colisor de hádrons (LHC, sigla em inglês para Large Hadron Collider) e a resolução de estruturas atômicas e moleculares, de cristais, amorfos, géis, proteínas e enzimas em síncrotron, os aceleradores permitem o desenvolvimento das mais variadas tecnologias: biotecnologia, nanotecnologia, computação e imagens, com importantes consequências para o avanço nas áreas de materiais, energia, medicina, entre outras”, afirma o físico Carlos Aragão, diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e docente do Instituto de Física, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cern e suas contribuições diretas e indiretas para a população

O Cern (Organização Europeia de Pesquisas Nucleares) é um centro de pesquisa localizado na fronteira entre a França e a Suíça, onde físicos do mundo todo desenvolvem pesquisas acerca das estruturas fundamentais constituintes da matéria e do Universo. Para isso, os pesquisadores utilizam instrumentos de altíssima complexidade e tecnologia.

Para o físico Eduardo Gregores, professor da Universidade Federal do ABC, a busca pelo conhecimento é o motor de todo o desenvolvimento tecnológico. Neste contexto, podemos explorar projetos criados dentro do Cern que, inicialmente, não foram pensados para utilização fora do centro de pesquisa, mas acabaram se expandindo e trazendo grandes benefícios para a sociedade.

Um dos novos projetos do Cern pode ser apontado como exemplo. Trata-se do aparelho de detecção adiantada do câncer de mama, instalado no Hospital Universitário de Marselha e que poderá ser disponibilizado para uso no próximo ano. O aparelho permitirá detectar calcificações de um milímetro e o diagnóstico poderá ser adiantado em dois anos, tendo como referência os diagnósticos realizados atualmente.

Outra aplicação importante é o www, que foi criado em 1990 por Berners-Lee, um físico de partículas do Cern que tinha como objetivo o desenvolvimento de um sistema operacional para troca de informações entre os pesquisadores do centro.

Berners-Lee definiu os conceitos básicos da Web, - o URL, HTTP e HTML - , além de escrever o primeiro navegador e software de servidor. O info.cern.ch foi o endereço do primeiro site do mundo, rodando em um computador NeXT no Cern, e o primeiro endereço da página web do mundo foi http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html.

“Na época era necessário uma forma de trocar informações e documentações que eram muito extensas. Então, ele criou esse sistema entre computadores do Cern. Um ano depois, cientistas americanos do Stanford Linear Acelerator Center (SLAC), em Stanford, na Califórnia, instalaram o primeiro computador que podia compartilhar as informações contidas no Cern, tais como a biblioteca com artigos científicos digitalizados, instalando o primeiro website fora do Cern” confirma Gregores.

Esse fato possibilitou a colaboração de físicos do mundo inteiro com as pesquisas desenvolvidas no Cern, sem que houvesse necessidade de deslocamento dos mesmos. Passados alguns anos, os websites foram disseminados mundialmente.

“Isso é um exemplo de que pesquisas tecnológicas de ponta podem ter efeitos sociais que extrapolam qualquer imaginação” acrescenta Gregores.

LHC: O maior acelerador de partículas do planeta

Recentemente os pesquisadores do Cern obtiveram a confirmação da existência do bóson de Higgs, partícula subatômica, predita em 1964 e confirmada em 2012, proporcionando um novo entendimento acerca do Universo e suas partículas elementares.

Tal fato só foi possível devido à operação do maior colisor de partículas do planeta, o LHC desenvolvido no Cern.

Com 27 km de diâmetro, instalado a 100 metros de profundidade do solo, o LHC é considerado o aparato científico mais importante já criado na história da ciência, com custo aproximado de US$ 8 bilhões. O acelerador possui dois feixes de partículas que aceleram numa velocidade próxima a da luz, em direções opostas para colidir partículas e, dessa forma, estudar a dinâmica interna dessas partículas e as forças fundamentais do Universo.

No LHC, ímãs supercondutores são utilizados para a aceleração de partículas e são resfriados por um grande sistema criogênico. “O uso extensivo de imãs supercondutores, leva ao aprendizado da construção dos mesmos e a técnicas de criogenia. Esses desenvolvimentos são traduzidos em máquinas menores que são aplicadas à medicina”, explica Oscar Eboli, professor titular do Departamento de Física Matemática da Universidade de São Paulo.

Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e suas aplicações

O LNLS está localizado no Polo II de Alta Tecnologia, em Campinas, e abriga o único acelerador de partículas da América Latina, o acelerador de luz síncrotron, com 30 metros de diâmetro.

O síncroton é um aparelho usado para analisar as características microscópicas dos materiais, tendo como objetivo o estudo das propriedades das moléculas, auxiliando pesquisas que vão desde a busca por novos remédios contra o câncer até o desenvolvimento de materiais usados para extrair o petróleo do pré-sal.

Diferente do LHC, o acelerador de luz síncrotron possui somente um feixe, não colide partículas, acelera elétrons e, ao fazê-los circular, emite radiação síncrotron que é similar aos raios X. Esses raios são úteis para investigar com precisão a estrutura da matéria subatômica.

Recentemente células tronco de pluripotência induzida, diferenciadas em células cerebrais, passaram por análises espectroscópicas por raios X no LNLS, o que permitiu aos pesquisadores medir com precisão as quantidades dos elementos químicos presentes, evidenciando que indivíduos diagnosticados com esquizofrenia apresentam níveis elevados de potássio e zinco, os quais podem ser revertidos com o uso de medicamentos. A pesquisa busca perspectivas de novos tratamentos para esquizofrenia e está sendo realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sirius: o novo acelerador de partículas brasileiro

Com previsão de inauguração em 2016, o novo acelerador de partículas brasileiro, o Sirius, que está sendo instalado junto ao acelerador já existente, e que está ligado ao CNPEM, promete acelerar as pesquisas no Brasil. O novo acelerador conta com uma potência cinco vezes maior do que o atual. O instrumento permitirá à comunidade científica, tecnológica e industrial do país colocar-se na fronteira da ciência, da tecnologia e da inovação em nível global.

“Sirius representa um novo paradigma para a ciência brasileira, pois será um acelerador de elétrons de maior energia e com feixes bem mais colimados que o UVX do LNLS. Isso permitirá resolver estruturas em escala nanométrica (tomografias 3D em escala de nanômetros), permitindo o estudo detalhado de materiais inorgânicos e orgânicos (proteínas, enzimas etc.). O estudo de materiais orgânicos é essencial para o desenvolvimento de fármacos e para a biologia molecular estrutural, ferramenta de extrema importância para várias aplicações biológicas. O estudo de catalizadores é outra área que muito se beneficiará”, comenta Aragão.

A energia operacional do Sirius será de 3 bilhões de elétrons-volts (GeV), comparada ao bem mais modesto 1,37 bilhão de elétrons-volts do UVX do LNLS, permitindo a produção de feixes de luz muito mais brilhantes do que os atuais. Também será possível produzir um tipo de raio X mais energético, capaz de penetrar materiais mais espessos.

Espera-se que o Sirius atraia pesquisadores de outros países tendo em vista que ele possibilitará o aprendizado e domínio de técnicas experimentais fundamentais. “Essas técnicas são importantes para o conhecimento de sofisticados equipamentos de medida” diz Aragão.

Referências bibliográficas: