Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Cadastre-se
Receba semanalmente as manchetes da seção de notícias.
Clique aqui.

Eventos
Maio

Junho
Julho

Agosto

Divulgue
seu evento

 

Notícias
28/05/04
Biodiversidade
Programa Biota completa cinco anos

O "Instituto Virtual da Biodiversidade", como é conhecido o Programa Biota da Fapesp, comemora seus 5 anos de existência com estudos detalhados da biodiversidade do estado de São Paulo, com o lançamento de livros e de uma exposição fotográfica. Neste período estão grandes achados como as 70 espécies novas de animais invertebrados marinhos, 14 de peixes, e uma espécie de planta, dada como extinta há duzentos anos. (Leia mais)
28/05/04
Astronomia
Disciplina cresce no Brasil e tem futuro promissor

De acordo com dados da União Astronômica Internacional, o Brasil tem cerca de 1,6% dos astrônomos mundiais, enquanto os EUA têm 27% e a Europa 47%. Apesar disso, de acordo com muitos pesquisadores, a astronomia brasileira é destinada a crescimento nos próximos anos, e a um futuro promissor. Dentre os países emergentes, o Brasil ocupa posição de destaque, ficando atrás apenas da Rússia, China e Índia. E a participação brasileira em publicações nos periódicos internacionais tem crescido muito, assim como o tamanho da comunidade astronômica. (Leia mais)
27/05/04
Medicina e Saúde
Osteoporose ameaça 30 milhões de brasileiros

Na semana passada, especialistas de todo o mundo se reuniram para o Congresso Mundial de Osteoporose, sediado este ano no Riocentro, no Rio de Janeiro. O Brasil tem cerca de 10 milhões de pessoas com a doença, que é caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos e o aumento do risco de fraturas. Os levantamentos apontam que 20% dos brasileiros - cerca de 30 milhões de pessoas - correm o risco de desenvolver a osteoporose nos próximos anos. Entre os principais fatores que contribuem para o risco da doença estão o tabagismo e o sedentarismo. Exercícios durante o início da vida são importantes na prevenção de futuras doenças ósseas, enquanto estar acima do peso aumenta o risco de fraturas.
(Leia mais)
26/05/04
Educação
Universidades e governos seguem caminhos diferentes na questão ambiental

Crescem a cada ano a demanda e a criação de cursos interdisciplinares e de meio ambiente avaliados pela Capes, órgão ligado ao Ministério da Educação. Em 2004, dos 22 mais novos cursos de mestrado e doutorado recomendados pela Capes, oito são multidisciplinares e, entre eles, seis (75%) são da área ambiental. No entanto, a questão ambiental está fora da pauta de política pública, de acordo com especialistas. Falta aos políticos associarem o crescimento econômico e as injustiças sociais ao meio ambiente.
(Leia mais)
25/05/04
Medicina
Técnica de ressonância magnética ajuda no tratamento de talassemia

Desde o dia 17 de maio, o Brasil passou a estar entre os cinco países, juntamente com Grécia, Itália, EUA e Inglaterra, capazes de proporcionar um tratamento de ponta para talassemia, uma forma de anemia hereditária que não está diretamente associada à alimentação e atinge cada vez mais pessoas pelo mundo. O tratamento mais usual da doença envolve transfusões de sangue até semanais que podem acarretar sérios danos à saúde do paciente. (Leia mais)
24/05/04
Zootecnia
Aumentar a produção de carne suína requer cuidados ambientais

Aumentar o consumo e a promoção da carne de porco no Brasil tem sido um dos principais objetivos das associações de criadores de suínos no país. Nos próximos dias 23 a 28, o presidente Lula visitará a China, maior consumidora e produtora mundial de suínos (44,1 milhões de toneladas/ano) visando, entre outras coisas, ampliar as exportações de carnes. O aumento da produção de suínos evidencia, no entanto, problemas na adequação e no licenciamento ambiental das propriedades, que podem ser altamente poluentes, caso não utilizem sistemas de tratamento dos resíduos animais.
(Leia mais)

Leia também no Radar da Ciência:

O mito da transposição do Rio São Francisco

Sai governo e entra governo e a transposição do rio São Francisco sempre volta à tona. Mais de 100 anos de badalação – desde o final do Império que se fala em trazer águas do rio São Francisco para os estados do Nordeste setentrional, CE, RN, PB e PE – transformaram o projeto num dos maiores mitos do país, sempre propagado como a solução mais efetiva para enfrentar a problemática da seca, cuja solução constitui-se no maior sonho de inúmeras gerações de Nordestinos.

Po
r João Abner Guimarães Júnior

Érica Speglich, Ana Luiza Sério, Maria Elizete Rodrigues,
Adriana Menezes,
Daniel Chiozzini, Michela de Paulo

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br
© 2001
SBPC/Labjor

Brasil