Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Cadastre-se
Receba semanalmente as manchetes da seção de notícias.
Clique aqui.

Eventos
Agosto
Setembro
Outubro

Novembro

Divulgue
seu evento

 

Notícias
30/07/04
Fontes alternativas
Casca de cupuaçu gera energia para comunidade da Amazônia
Além da tradicional produção de licor, geléias, doces e cupulate, o cupuaçu também pode gerar energia através da queima de sua casca, geralmente descartada. O projeto de Gaseificação da Amazônia deverá inaugurar em setembro um equipamento que utiliza a casca desta fruta como biomassa para a geração de 20 kW para alimentar uma agroindústria para a extração e venda da polpa do cupuaçu, hoje vendida in natura. Os beneficiados são 187 famílias de agricultores da comunidade de Tuiué, localizada a 90 km de Manaus (AM), no município de Manacapuru, que testam o sistema desde junho, em uma experiência coordenada pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa da USP, em parceria com o Incra e o Instituto de Pesquisas Tecnológica. (Leia mais)
30/07/04
Tecnologia
Brasil inicia estudo sobre Propulsão Espacial
Pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados do Centro Técnico Aeroespacial (IEAv-CTA), em São José dos Campos, iniciaram recentemente uma nova pesquisa sobre a utilização de energia nuclear para propulsão espacial- impulso necessário para mover um objeto no espaço. O objetivo do trabalho é desenvolver uma tecnologia estratégica para garantir às futuras gerações de brasileiros a possibilidade de explorar o espaço. A propulsão nuclear é capaz, teoricamente, de proporcionar velocidades muito maiores que os foguetes convencionais, além de usar menos combustível.
(Leia mais)
29/07/04
Divulgação científica
Marketing na ciência denuncia a falta de investimentos no setor
Não apenas as grandes empresas preocupam-se em vender uma boa imagem de seus produtos, mas os cientistas e as instituições científicas também utilizam o marketing para solidificar a imagem benevolente da ciência, estimular a confiança e o investimento em pesquisas. Foi o que observou Alessandra Pinto de Carvalho em seu doutorado defendido na Universidade Metodista de São Paulo. "Os pesquisadores muitas vezes reclamam que os jornalistas são sensacionalistas e buscam apresentar nas matérias apenas o que interessa à mídia, mas eles fazem a mesma coisa quando estão à frente das produções e podem monitorar o que vai ser divulgado no vídeo", afirma a pesquisadora, que analisou nove documentários em vídeo encomendados por instituições públicas de pesquisa.

(Leia mais)

28/07/04
Reforma Universitária
Para a ABC, programas e conteúdos são o "filé mignon"
das mudanças
A reforma universitária foi o tema central de diversas conferências e simpósios realizados durante a 56ª Reunião Anual da SBPC, que se encerrou no dia 23 de julho, em Cuiabá (MT). Em uma dessas palestras, o físico Luiz Davidovich, da UFRJ, apresentou as propostas da Academia Brasileira de Ciências para mudar o ensino superior no país, afirmando que o item "Programas e Conteúdos", incluído na discussão sobre reforma universitária por sugestão da SBPC, deve ser um dos principais pontos da Lei Orgânica do Ensino Superior, que o Ministério da Educação encaminhará ao Congresso Nacional até novembro deste ano. (Leia mais)

27/07/04
Política e tecnologia
Microsoft doa programas desatualizados a escolas argentinas
Um acordo secreto entre a Microsoft e o Ministério da Educação da Argentina foi descoberto na última semana pela ONG Software Livre Argentina (Solar). Semelhante a outros convênios já estabelecidos pela empresa com governos, o acordo firmado com o governo argentino prevê a atualização dos sistemas operacionais doados, que são antigos, para o produto mais novo da Microsoft, o Windows XP, a "preços simbólicos". Em junho do ano passado, o governo brasileiro esteve prestes a firmar um acordo semelhante. (Leia mais)
27/07/04
Educação
Ensino religioso confessional deve começar no segundo semestre
As aulas do ensino religioso confessional, dividido por credo, devem começar no segundo semestre nas escolas da rede pública do Rio de Janeiro, apesar da polêmica que a lei estadual colocada em prática pela governadora Rosinha Garotinho tem provocado em diversos segmentos da sociedade. Para os críticos, o próprio ensino religioso estabelecido por lei federal já fere o princípio constitucional da separação entre Estado e Igreja. (Leia mais)
26/07/04
Medicina
Cresce número de pesquisas sobre qualidade de vida
O meio científico está se voltando cada vez mais para a melhoria da qualidade de vida, tema que vem sendo debatido por muitos pesquisadores da área de saúde. Uma análise das publicações do Pubmed - serviço de busca eletrônica de artigos da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos - revela o crescimento do interesse na área. Enquanto em 1998, uma busca utilizando o termo qualidade de vida no título de artigos resultava em 893 artigos, em 2003 este número passou a 1578 citações, um crescimento de 76%. "Este aumento deve-se principalmente ao crescimento da expectativa de vida", afirma Marcelo Fleck, pesquisador do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Leia mais)
26/07/04
Biodiversidade
Cooperação entre Brasil e Itália busca unir conservação e desenvolvimento
Estará em prática, nesse semestre, o "Programa Biodiversidade Brasil-Itália", que contará no Brasil com a participação da Embrapa e do Ibama e, na Itália, do Istituto Agronomico per l'Oltremare. A idéia é viabilizar soluções para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, para aliviar a pobreza e melhorar a segurança alimentar. A receita é unir a pesquisa de ponta em biologia molecular ao reconhecimento do papel importante que as comunidades tradicionais e de pequenos produtores tem na conservação e gestão da biodiversidade. (Leia mais)

Nota

Ciência russa sofre com financiamento


A Rússia não é considerada um país em desenvolvimento e, portanto, fica de fora de algumas iniciativas internacionais de estímulo à produção científica. Entretanto, seus investimentos em ciência após 1990 são bem escassos. Para Mikhail Gelfand, autor do artigo Doing Science in Uncertain Times (Fazendo ciência em tempos incertos) publicado este mês na revista PLOSBiology (Volume 2, Issue 7), a ciência russa enfrenta problemas como a falta de infraestrutura, a "fuga de cérebros" para outros países e, principalmente, a falta de dinheiro para o setor. Atualmente, os gastos com ciência constituem 1,78% dos gastos nacionais enquanto a lei local estipula que deveria ser 4%. Os financiamentos provêm do Departamento de Ciência Russo e da Academia Russa de Ciências, mas é cada vez maior a entrada de dinheiro por meio de colaborações internacionais. Por um lado, essa entrada de dinheiro estrangeiro tem permitido o avanço da ciência local, principalmente das linhas de pesquisa não vinculadas à área militar, mas também submete os pesquisadores russos à agenda e prioridades de outros países. O autor sugere que haja uma reestruturação na forma como os financiamentos são realizados, procurando aumentar os valores, incentivar jovens cientistas e, principalmente, definir melhor os critérios para financiamento tornando-os transparentes e independentes.

Leia também no Radar da Ciência:

Regulamentação para reuso da água deve sair em outubro

Apesar do Brasil possuir a maior reserva hídrica do planeta (cerca de 12% do total de água doce), existem regiões onde a demanda supera a quantidade de água disponível. Por causa disso, o Conama está preparando a primeira resolução brasileira para regulamentar o reuso de água, que deve ficar pronta em outubro.

Po
r Ana Carolina Freitas

Margareth Franco, Alexandra Mello, Michela de Paulo,
Rodrigo Cunha, Rafael Evangelista,
Ana Carolina Freitas e Yurij Castelfranchi

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br
© 2001
SBPC/Labjor

Brasil