Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Eventos
Setembro
Outubro

Novembro
Dezembro

Divulgue
seu evento


 


Pesquisa avalia riscos no consumo de
peixes contaminados por metais pesados


Um estudo, lançado no dia 27 de setembro, na França, compromete-se a avaliar a relação de risco/benefício do consumo de produtos do mar no país. A idéia é verificar, numa mesma pesquisa, as qualidades nutricionais dos peixes - em especial sua riqueza em ácidos graxos polinsaturados (lipídios considerados "saudáveis")- e sua contaminação, advinda da poluição do meio ambiente com metais pesados, como chumbo, mercúrio e cádmio. O estudo está sendo conduzido pela Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (AFSSA) e pelo Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica da França (INRA).

A primeira fase da avaliação, que ocorrerá de outubro a dezembro, visa conhecer melhor o consumo alimentar em quatro zonas costeiras da França - Lorient, Toulon, Rochelle, Havre e em comunidades vizinhas, num raio de 20 km. Na segunda fase, serão avaliados os níveis de exposição dessa população aos metais pesados, assim como seu estado nutricional. A última fase, trará dados sobre a composição nutricional e a concentração de diferentes contaminantes ambientais em peixes e outros produtos do mar, como crustáceos e moluscos. Os resultados definitivos estão previstos para junho de 2005.

A pesquisa francesa foi alavancada por uma recomendação, dada no início de abril deste ano, por autoridades sanitárias européias e norte americanas, para que mulheres grávidas ou amamentando diversificassem seu consumo de peixe, não concentrando esse hábito alimentar em poucas espécies como o atum ou peixe-espada. Esses peixes são considerados predadores do topo da cadeia alimentar, ou seja, espécies que se alimentam de outros peixes, e potencialmente acumulam mais metais pesados e outros poluentes em seu organismo.

O alerta foi motivado por um alto teor de mercúrio encontrado em certos peixes na Europa e Estados Unidos. Observou-se, na ocasião, que enquanto as taxas de chumbo e cádmio diminuíam, as de mercúrio aumentavam. O enfoque do alerta em uma parte específica da população deveu-se ao perigo que o mercúrio acumulado nos oceanos, transformado em metilmercúrio, representa para o desenvolvimento de bebês.

No Brasil
"O setor pesqueiro no Brasil ficou caracterizado nos últimos 15 anos pelo abandono". Essa foi a opinião do ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), José Fritsch, durante os anúncios da criação do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape), em meados de setembro. O órgão, de caráter consultivo, será responsável pela elaboração e acompanhamento da instalação de políticas para o setor, em que sociedade civil e Estado possam discutir problemas promovendo o desenvolvimento sustentável da pesca no país.

Também foi criado nesse ano um programa da Seap para promover o pescado brasileiro no exterior, que enviou, até o momento, missões a sete países. O programa proporcionou exportações que já movimentaram em torno de US$ 2 milhões, e a expectativa é de que esse montante chegue a quase US$ 20 milhões, até dezembro de 2004.

Num país como o Brasil, com uma extensão costeira de 8.400 Km, há grandes possibilidades de desenvolvimento do setor. No entanto, a preocupação com a segurança alimentar apontada pelas autoridades européias e norte-americanas deve estar presente no país, numa ampla articulação entre diferentes setores.

Como alerta, vale lembrar que durante a semana passada foi lançado o relatório "O estado real das águas no Brasil", feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o balanço da situação de contaminação das águas no país, apontando os grandes poluidores, além de avaliar o desempenho sócio-ambiental das indústrias dos setores de petróleo, papel, celulose e siderurgia, considerados grandes usuários de recursos naturais.

A avaliação crítica feita pelos pesquisadores do Observatório do Desempenho Sócioambiental da UFRJ, no relatório O estado real das águas no Brasil 2003-2004, focaliza a transparência dos dados ambientais nos balanços das empresas, que "via de regra, omitem seus passivos e não investem na prevenção de riscos ao meio ambiente e à saúde pública, embora façam muita propaganda de sua responsabilidade social".

Para saber mais:
- Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos

- Ong Defensoria das Águas

- Mercúrio indica poluição urbana e industrial na costa brasileira

- Salmões cultivados podem fazer mal à saúde

Atualizado em 29/09/04
http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2001
SBPC/Labjor

Brasil