Notícias da Semana

Eventos
2005

Divulgue
seu evento

Estudo revela a civilização mais antiga da América, localizada no Peru

A academia arqueológica internacional anda em alvoroço desde a publicação de um artigo na última edição de 2004 da revista científica inglesa Nature. Os autores do artigo, pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA), descobriram a civilização mais antiga e avançada da América na região do Norte Chico, a 200 km ao norte de Lima, capital do Peru. Baseada primordialmente na agricultura, essa população possuía construções complexas e pelo menos 20 centros residenciais com rica arquitetura. A descoberta contrapõe a teoria de que a civilização na América começou na região costeira, com economia baseada na pesca.

A área onde foram feitas as descobertas está dispersa nos vales dos quatro rios da região: Fortaleza, Pativilca, Huaura e Supe. A área tem 20 sítios arqueológicos, dos quais 13 foram datados pelos pesquisadores entre 2002 e 2003 - sete no vale de Fortaleza e seis no vale de Pativilca. Desses, 11 foram ocupados durante o período Arcaico Tardio, entre 3 mil (ascensão da sociedade) e 1.800 anos (declínio) antes de Cristo (a.C.). Apenas 10 das 95 datações feitas são de 3.500 anos a.C. ou mais, pertencendo ao período Médio Arcaico. A mais antiga de todas é de 9.210 anos a.C.

Os sítios encontrados variam entre 10 e 100 hectares cada e possuem arquitetura complexa. Existem pelo menos 20 centros residenciais com prédios de até 26 metros de altura, praças circulares de 20 a 40 metros de diâmetro entre as construções e pirâmides de até 100m3. Os pesquisadores também identificaram nas construções uma rica arquitetura residencial, com assoalhos de pedra nas casas, poços de água, além de avançados sistemas de irrigação para a agricultura.

A civilização de Norte Chico não deixou registros rupestres, nem esculturas ou peças de arte. De acordo com os pesquisadores, a ausência desses itens pode ter preservado os locais de saqueadores, apesar da atividade turística presente na região. Mesmo com a ausência de arte, algumas figuras antropomórficas encontradas nas construções podem revelar a presença de religiosidade entre os habitantes do local, de acordo com os pesquisadores.

Mesmo longe de saqueadores, a preservação dos sitos do Norte Chico ficou comprometida devido às atividades econômicas da região: os sítios de Carretería, de Pampa San Jose e Vinto Alto, que ficam no vale do rio Pativilca, possuem atualmente fazendas com atividades agrícolas. Nesses sítios foram feitas datações que variam de 2.583 a 1.850 anos a.C. Os pesquisadores acreditam que os sítios de Carretería e de Pampa San Jose tenham sido ocupados na mesma época. A distância entre eles é de um quilômetro. Já no vale do rio Fortaleza, 80% da área do sítio Shaura está comprometida devido a uma atividade mineradora para construção de uma estrada. O sítio possui dois montes, uma praça circular (visível inclusive em fotografias aéreas) e uma trincheira cravada em um dos montes, que rendeu apenas duas datações:2.040 e 1.337 anos a.C.

As pesquisas arqueológicas na região do Norte Chico, no Peru, ganharam destaque na década de 1980, quando as primeiras datações sugeriram que a área teria sido ocupada no período Arcaico Tardio. As escavações prosseguiram na década seguinte, no vale do rio Supe e na cidade de Caral, quando a presença de atividades agrícola neste período começou a ser identificada pelos pesquisadores. Contando com as datações feitas por arqueólogos de Illinois, a região já possui 127 datações feitas por radiocarbono.

O ano passado foi rico para a arqueologia peruana. Em setembro, arqueólogos japoneses encontraram um cemitério da cultura pré-colombiana peruana Huari, há cerca de 500 quilômetros ao norte de Lima. Os pesquisadores calcularam que o local, que abriga 90 corpos, date de 400 anos antes de Cristo. No mês seguinte, em outubro, cinco pirâmides foram descobertas na cidade de Caral, na região do vale do rio Supe. As pirâmides são compostas por uma série de plataformas centrais e laterais sobrepostas e suas construções podem ser comparadas às pirâmides do Egito.

Atualizado em 06/01/05