Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Eventos
2005

Divulgue
seu evento


 

Setor de alimentos é pressionado a reduzir marketing de hipercalóricos

O elevado consumo de alimentos hipercalóricos é apontado como um dos pricipais responsáveis pelo aumento preocupante no número de pessoas obesas ou que apresentam sobrepeso. Diante desse quadro, a publicidade feita por empresas de alimentos, predominante voltada para os produtos ricos em calorias, vem sofrendo pressão em vários países para que mude seu direcionamento de modo a não incentivar o consumo, principalmente infantil. No Brasil, desde de 2003 está em andamento o projeto de lei do senador Tião Viana (PT) que propõe a regulamentação desses anúncios e prevê um maior destaque para as qualidades e características nutritivas nas embalagens e publicidade de alimentos.

A obesidade é considerada hoje um grave problema de saúde pública, chegando a ser tratada como epidemia, graças a sua alta incidência. No Brasil, mais de 40% da população adulta brasileira está acima do peso recomendado, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2002-2003 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentro desse total, cerca de 11% ou 10,5 milhões de pessoas são consideradas obesas.

O alarde sobre o problema da obesidade foi tema da oficina “A influência da publicidade na alimentação da população: que caminhos seguir dentro da estratégia global”, durante o Fórum Social Mundial desde ano. Organizada pelo Conselho Federal de Nutricionistas, o debate acabou gerando um documento com algumas iniciativas para reduzir a obesidade como: a ação imediata do governo brasileiro na regulamentação da publicidade de alimentos; controle da comercialização de alimentos em cantinas escolares, como já ocorre nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e nas escolas municipais de Ribeirão Preto (SP); e introdução do tema segurança alimentar e nutricional nos currículos do ensino fundamental e médio.

Discussão global
Mas, não é apenas no Brasil que essa questão está em pauta. Na Europa, o comissário europeu para Saúde e Assuntos do Consumidor, Markos Kyprianou afirmou, em janeiro deste ano, que irá regulamentar a publicidade de alimentos caso a indústria não mude seu comportamento. Já nos EUA, algumas grandes empresas multinacionais tentam mostrar que podem se auto-regulamentar e fizeram algumas mudanças em suas estratégias de marketing. A empresa Kraft, por exemplo, retirou do ar alguns anúncios como de biscoitos de alto valor calórico e diminuiu o número de propagandas de hamburgers e fritas da rede McDonald's, passando a divulgar opções menos calóricas com direito até a saladinhas.

“Algumas grandes empresas estão procurando se antecipar mudando sua estratégia de marketing para evitar campanhas e regulamentações governamentais como as que foram feitas para o tabaco. Mas eu não sou muito otimista no que diz respeito a auto-regulmentação das empresas de alimentos. Os interesses são muito grandes e variados” analisa o psicólogo e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Sebastião de Sousa Almeida. O pesquisador orientou a pesquisa Quantidade e qualidade de produtos alimentícios na televisão brasileira, concluida em 2002, que analisou anúncios veiculados nas três maiores emissoras de TV aberta do Brasil. Segundo os dados obtidos, os alimentos representam mais de 27% das propagandas veiculados pela televisão, sendo que desse total quase 58% anunciam alimentos mais calóricos como gorduras, óleos, açucares e doces. O segundo grupo que mais apareceu nas propagandas, com 21,2%, foram os pães, cereais, arroz e massas, enquanto as frutas e vegetais (folhas) – considerados menos calóricos - simplemente não apareceram. “Ainda não temos dados sobre essa suposta mudança na estratégia de publicidade das empresas produtoras de alimentos, mas, pelo que tenho observado, não acredito que tenham ocorrido mudanças relevantes no panorama que observamos há alguns anos atrás”, conclui Almeida.

A relação entre propaganda de alimentos, consumo e obesidade infantil também foi estudada em outro trabalho orientado pelo psicólogo da USP no final do ano passado, que demonstrou haver uma relação positiva entre o que a criança assiste nos comerciais televisivos e suas solicitações para os responsáveis pelas compras de alimentos e também entre o atendimento destas solicitações e o desenvolvimento da obesidade. “Através do cruzamento dos dados obtidos na pesquisa observamos que as crianças cujos pedidos eram mais comumentes atendidos também eram aquelas que apresentavam problemas de sobrepeso", explica Almeida.

Para ele, no entanto, não basta que haja uma regulamentação da publicidade para resolver o problema da obesidade. A doença, segundo o pesquisador, envolve motivações complexas e uma mudança de comportamento que dificilmente acontecerá com um tratamento focado apenas no paciente e sua família. Para combater a obesidade é necessário que se trate a questão de forma interdisciplinar, levando em conta o ambiente e práticas sociais onde o obeso está inserido. “Existe todo um contexto de mudanças tecnológicas e culturais que favorecem o sedentarimos e a ingestão de comidas rápidas e hipercalóricas. Por isso, são necessárias ações que envolvam médicos, nutricionistas, psicólogos, professores, engenheiros, arquitetos, e diversos outros profissionais para que haja uma mudança efetiva no ambiente que favorece a obesidade”, enfatiza. necessárias ações que envolvam médicos, nutricionistas, psicólogos, professores, engenheiros, arquitetos, e diversos outros profissionais para que haja uma mudança efetiva no ambiente que favorece a obesidade”, enfatiza.

Atualizado em 21/02/05
http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2001
SBPC/Labjor

Brasil