Projeto Objeto Brasil - 500 anos de Design: A forma e a função dos objetos contam a História do Brasil
   
 
Outros Quinhentos: Carlos Vogt
Projeto Resgate reencontra a História

500 anos impulsiona memória arquitetônica

Cultura como patrimônio histórico

Ritual dos 500 anos também é objeto de pesquisa

Objetos contam a história do Brasil
Outros 500 quer construir um novo país

Índios ainda lutam por direitos básicos

Pataxós lutam pelo Monte Pascoal
Interesse por mapas históricos cresceu com os 500 anos

Nau Capitânia, o símbolo que não navegou

Piada de brasileiro:
Paulo Miceli

A História e os interesses da nação:
Ulisses Capozoli

Dois projetos audiovisuais, duas formas de refletir:
Andrea Molfetta

As comemorações na mídia:
Eneida Leal Cunha

Na mídia portuguesa, alguma crítica, muito ufanismo:
Igor Machado
O Brasil em português de Portugal:
Jesiel de Oliveira Filho

Histórias & Personagens:
Zélio Alves Pinto

Poema
 


A diversidade da cultura brasileira pode ser observada e admirada de diversas formas e através de inúmeros materiais. Objetos, roupas, ornamentos e artesanatos presentes no nosso dia-a-dia são resultados de influências de povos que aqui estiveram ao longo desses 500 anos de História - como os colonizadores, invasores e imigrantes de diversas partes do mundo - e ainda, muito antes, os índios. Mostrar a riqueza e a força da cultura brasileira sob a ótica do design é a meta do Projeto Objeto Brasil - 500 anos de Design.

Joice: Projeto é resultado do apoio e do trabalho de uma equipe diversificada
Foto: Fernando Gardinalli

Iniciado em 1996, este projeto tem como idéia principal valorizar o produto brasileiro - fortalecendo a Marca Brasil dentro e fora do país - e desmistificar o design como algo de elite, mostrando-o como parte do processo de desenvolvimento cultural e tecnológico do Brasil, que procura aliar beleza e funcionalidade à objetos feitos no país e integrar esses resultados ao processo produtivo.

"Procuramos, com esse projeto, captar tudo o que é representativo de nossas raízes culturais em nossos produtos, além de reconhecer em nossa cultura, naquilo que fazemos, a nossa criatividade, competência e capacidade de inovação", afirma Joice Joppert Leal, curadora e coordenadora geral do Objeto Brasil.

O projeto integrou o programa oficial das Comemorações do V Centenário do Descobrimento do Governo Federal e do Estado de São Paulo. Além de participar de mostras e exposições, como o II Encontro da Cultura Brasileira, realizado no Memorial da América Latina em 1997 e a Expo'98, ocorrida em Lisboa (Portugal), o Objeto Brasil lançou vídeos, site na Internet, quatro catálogos temáticos, folders e três calendários.

O ponto alto do projeto foi a Exposição 500 Anos de Design ambientadas na Pinacoteca do Estado de São Paulo, de 13 de dezembro de 2000 a 25 de janeiro de 2001, e no Parque da Luz, de 17 de dezembro de 2000 a 28 fevereiro 2001). Na Pinacoteca recebeu a visita de cerca de 3.500 pessoas por final de semana. No Parque da Luz, o fluxo total girou em torno de 100 mil pessoas.

"O balanço da exposição foi extremamente positivo", comemora Joice. "Alcançamos os resultados que havíamos proposto, que era o de levar o conceito democratizante de design à população. Algumas pessoas reconheciam alguns objetos da exposição como sendo os que elas utilizam em casa".A exposição contou também com a presença de visitantes estrangeiros, representantes da ONU e cobertura da mídia.

Este ambicioso trabalho de resgate da nossa história é fruto de muitas pesquisas - o Projeto Objeto Brasil tem um centro de documentação cultural - e uma equipe de apoio composta por uma média de 500 pessoas, entre curadores, designers, artesãos e profissionais que tiveram seus produtos expostos.

Há ainda uma equipe permanente de trabalho de 12 pessoas e consultores nas áreas jurídico-fiscais (que realizam pesquisas sobre bolsas e incentivos fiscais para investimentos em cultura), logística e de comunicação, além de três conselhos: Executivo, Consultivo e Técnico.

A colaboração de instituições públicas e privadas, de empresas e entidades internacionais também mostrou-se essencial para um trabalho deste porte. "Esse projeto não seria possível sem o apoio do Instituto de Integração Universidade-Empresa (Uniemp), de patrocinadores e também da ajuda de muitos amigos, como o próprio ex-governador Mário Covas", lembra Joice.

Mais de 3 mil objetos compuseram a Exposição 500 anos de Design
Foto: Fernando Gardinalli

Além de um panorama do design nos 500 anos de História do Brasil, foram destacados os últimos 50 anos, período que engloba o início do processo industrial e de consolidação do conceito de design no País. A Exposição, com cerca de 3 mil peças, foi dividida em quatro temas: Cozinha tem História, com utensílios e ingredientes usados na cozinha e na arte de cozinhar; Indumentária, mostrada através de roupas, ornamentos e cosméticos; Artes e Ofício, que abrange artesanato e tecnologia em jóias, mobílias, cerâmicas, couro, vidro, tapeçaria, entre outros e Ecodesign, centrado no desenvolvimento de produtos que levam em conta o uso de matérias-primas recicladas, não poluentes e sem desperdício de materiais e energia. A preocupação com o meio ambiente é demonstrado através de produtos industriais que aliem a preservação da natureza com novas tecnologias.

Lixeira "Delta"
Valter Bahcivanji
Agora É Moda
Fonte: Catálogo Objeto Brasil: Processo Artesanato Design Contínuo

Com o fim da Exposição, a equipe do Objeto Brasil dá início a uma nova etapa de atividades. Para este ano está prevista a criação do Centro Nacional de Design, em São Paulo, com parte do acervo da Exposição 500 Anos de Design, além de documentos e informações sobre o assunto.

Por meio de um cooperação com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (IMESP), será lançada ainda neste ano, a publicação "Registro do Design", uma coleção de livros focada em três módulos: Pioneiros, Inovadores e Marcas.

Na agenda do Objeto Brasil estão programados seminários,desfiles e a participação em uma exposição internacional, em setembro, que visitará cinco países europeus.

Uma das marcas do Projeto Objeto Brasil - 500 anos de Design é incentivar a aproximação do design brasileiro com os setores empresarial e acadêmico, responsáveis por grande parte do desenvolvimento tecnológico no Brasil. Aproveitando a comemoração dos 50 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Objeto Brasil propôs organizar uma exposição com as pesquisas apoiadas pelo órgão que redundaram em novos materias e produtos.

Através dos projetos iniciados em 1996, o Objeto Brasil procura dar seqüência ao trabalho de pesquisa, exposição e reconhecimento da criatividade da cultura brasileira. O resultado deste empenho pode ser avaliado pelo registro da Marca Brasil nos produtos desenvolvidos no País, além de trazer novas perspectivas na relação entre cultura, design e tecnologia industrial.

   
           
     

Esta reportagem tem
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10,
11, 12, 13, 14, 15, 16, 17
, 18, 19
documentos
Bibliografia | Créditos

   
     
   
     

 

   
     

Atualizado em 10/04/2001

   
     

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2001
SBPC/Labjor
Brasil