CARTA AO LEITORNOTÍCIASENTREVISTASREPORTAGENSRESENHASCRÍTICA DA MÍDIALINKS DE C&TCADASTRE-SE NA REVISTABUSCA POR PALAVRA-CHAVE
   

 
   
 

 



O DEBUG e seu uso: um pequenino exemplo de aula de computação

O DOS, que todos nós já esquecemos em função das facilidades gráficas do Windows, tinha algumas ferramentas realmente interessantes de programação. Hoje em dia existem pacotes de programas muito mais sofisticados, como os da Borland, que rodam em Windows. Mas o interessante do Debug do DOS é que ele existe em qualquer computador com qualquer versão do programa, e é pequeno e fácil de usar. Se você é curioso e quer ver como funciona o computador por dentro, não se assuste: é possível entrar e sair de dentro da máquina sem quase nenhum arranhão...

1 - Chame uma janela do MS-DOS no "Menu Iniciar" do Windows. Escolha o ícone "prompt do ms-dos". Abrirá uma janela em fundo preto com o prompt do DOS esperando um comando seu.

2 - Chame o programa Debug. Para isso digite no prompt: debug sem nenhuma pontuação no final. você notará que o prompt muda de c:\windows> para apenas um tracinho "-". Este é o prompt do debug, que já está rodando, e espera de você um comando. Neste ponto pode ser interessante você chamar a ajuda do debug. Para isso digite no prompt "?". A lista de letrinhas que aparece são comandos que você pode usar no debug. Cada uma delas ajuda o programador em um certo aspecto do trabalho.

3 - Nossa aula de computação número 1: Digite no prompt o comando "u". Significa "unassemble". Com isso você estará revertendo as instruções presentes na memória RAM do seu computador em código assembler. O interessante é que isso está acontecendo em tempo real: são as instruções atuais que o seu computador está rodando. Você está dentro da máquina! O "u" digitado sozinho faz o debug reverter as instruções no primeiro endereço de memória RAM disponível. Isso deve corresponder a 166B:0120. Esta primeira coluna são endereços de memória, onde as instruções dos programas estão guardadas. A coluna do meio são instruções da máquina: mov, add, push, pop, etc. São instruções em Assembler. A terceira e última coluna são os dados e endereços de memória onde o chip deve executar as instruções.

Simples não? Por hora ficamos por aqui. Para aprender a programar em Assembler vai um longo caminho que não é possível descrever neste espaço.

4 - Saia do debug e volte o prompt do DOS. Digite "q" no prompt do debug. Siginfica "quit". O debug some e dá lugar ao prompt inicial do DOS c:\windows>. Saia agora do dos digitando "exit". De volta ao windows!

E de volta ao texto...

 




 

Esta reportagem tem
1, 2, 3, 4, 5, 6, documentos
Bibliografia | Créditos
 

 

 


Atualizado em 01/06/00

 

 

 
http://www.epub.org.br/comciencia
comciencia@epub.org.br

© 2000
Universidade Estadual de Campinas
Campinas, Brasil