Barra de navegação do site

Página inicial Carta ao Leitor Reportagens Notícias Entrevistas Resenhas Radar da Ciência Links Opinião Observatório da Imprensa Busca Cadastro

Resenhas


“Sutil é o Senhor...” A ciência e a vida de Albert Einstein
Abraham Pais

Einstein: de Sobral para o mundo
Ronaldo Rogério de Freitas Mourão

“Física para o Brasil: pensando o futuro. O desenvolvimento da física e sua inserção na vida social e econômica do país”
Alaor Chaves e Ronald Cintra Shellard

Resenhas Anteriores

“Física para o Brasil: pensando o futuro. O desenvolvimento da física e sua inserção na vida social e econômica do país”

Alaor Chaves e Ronald Cintra Shellard
Sociedade Brasileira de Física, Comissão da Física para o Brasil, 2005, 248 páginas.
Livro disponível na internet

Por Marcelo Knobel

Como comemoração ao centenário de pelo menos três trabalhos seminais de Albert Einstein o ano de 2005 foi considerado o Ano Mundial da Física. Além de diversos eventos e atividades, esse rótulo tem tido uma conseqüência importante na literatura disponível sobre a física em português, principalmente na área de divulgação científica. Diversos títulos têm aparecido, que exploram diferentes aspectos dessa área científica fascinante. O livro Física para o Brasil: pensando o futuro, organizado por Alaor Chaves e Ronald Cintra Shellard tem uma pretensão ambiciosa, de mostrar um panorama geral da física no Brasil e no mundo.

O livro é resultado do trabalho de uma comissão nomeada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) para propor diretrizes que pudessem nortear as ações da Sociedade para o próximo decênio. Aborda temas que contemplam discussões sobre a alfabetização científica da população brasileira, a formação de profissionais para o desenvolvimento científico e tecnológico, temas atuais de pesquisa na fronteira da física fundamental e aplicada (indo desde a estrutura e evolução do cosmo até os constituintes primordiais da matéria e suas interações), novos desafios científico-tecnológicos (como a nanociência, sistemas complexos e a computação quântica, por exemplo), o apoio governamental e sugestões de ações específicas.

O resultado desse projeto ambicioso acaba preenchendo uma lacuna importante na bibliografia disponível para os interessados em física no Brasil. O livro é escrito em linguagem acessível para o público em geral, e penso que é uma leitura fundamental para estudantes de ensino médio que desejem trilhar os caminhos dessa fascinante área em seus estudos universitários. Além disso, é uma leitura interessante para jornalistas, professores de física, e mesmo autoridades governamentais envolvidas na formulação de políticas em ciência, tecnologia e inovação. Através da leitura do livro é possível ter uma visão bastante ampla do panorama mundial e atual das pesquisas em física de fronteira.

Entretanto, em alguns aspectos o livro exagera em suas aspirações, e é repleto de propostas e recomendações para um público mais específico, provavelmente do setor governamental, que dificulta a leitura. Além disso, provavelmente devido ao grande número de autores envolvidos na empreitada, o texto é um tanto quanto heterogêneo, e nota-se uma descontinuidade grande durante a leitura, tanto em estilo quanto em detalhamento de conteúdo. Por exemplo, é interessante notar que o livro começa com um sumário e recomendações, apontando os desafios estruturais e discutindo a formação de recursos humanos. Um excelente capítulo, intitulado “O que é a física” vem logo em seguida, quando, na minha opinião, deveria ser o capítulo introdutório do livro.

Fora esses detalhes técnicos, o livro apresenta um conteúdo sólido e bastante completo, se considerarmos a abrangência e atualidade das informações. O segundo capítulo descreve os “Desafios científicos” relevantes da atualidade, passando pelos processos fundamentais da natureza, a estrutura e evolução do universo, a manipulação quântica de átomos, moléculas e fótons, sistemas complexos e novos materiais. Já o capítulo 3 explora a questão dos novos desafios multidisciplinares, e a física aplicada a problemas brasileiros, realizando um amplo estudo de algumas áreas onde há grupos no Brasil atuando de maneira relevante nas áreas de energia, eletrônica, nanociência e nanotecnologia, metrologia, física médica, biologia, meio ambiente, entre outros. Finalmente, os capítulos 4, 5 e 6 tratam de desafios estruturais, formação de recursos humanos e inclusão científica e tecnológica, respectivamente.

Além do conteúdo, vale destacar o cuidado com a edição, tendo sido impresso em papel de primeira qualidade, com um layout bem acabado e uma seleção muito bem feita de figuras. Assim, resta parabenizar a iniciativa da SBF pelo lançamento desse livro, e a todos os autores envolvidos em sua concepção, pois de fato representa um texto de importância vital para o desenvolvimento da física em nosso país.

Atualizado em 10/03/2005

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2004
SBPC/Labjor
Brasil