CARTA AO LEITORNOTÍCIASENTREVISTASREPORTAGENSRESENHASCRÍTICA DA MÍDIALINKS DE C&TCADASTRE-SE NA REVISTABUSCA POR PALAVRA-CHAVE

Investindo no genoma
Incentivo à pesquisa
Papel da bioinformática
Política científica
Despertando interesse
A casa de Salomão - artigo

Reflexões sobre o Genoma Humano

Perfil - Andrew Simpson

Bioética - artigo

Glossário

1. Bases: Podem ser de 5 tipos: A (Adenina), C (Citosina), G (Guanina), T (Timina), ou U (Uracila) e fazem parte do DNA e RNA. As bases A-T ou A-U e C-G são complementares. Cada seqüência de 3 bases, chamada codon, irá determinar um aminoácido (unidade de uma proteína). O arranjo dos aminoácidos , por sua vez, irá determinar a função de uma proteína.

2. Bioinformática: aplicação da informática para análise e administração de grandes quantidades de dados resultantes do seqüenciamento de genes ou de outras técnicas.

3. cDNA ou DNA complementar: funciona como uma cópia do DNA, gerada a partir do RNA

4. Chips de DNA - (Gene Chips): Equipamento, que coloca numa matrix (suporte sólido, como o vidro) sequências identificadas (através de técnica de EST, p.ex.) de genes expressos. À essa seqüência de genes, é adicionado RNA ou DNA fluorescentes, que se forem complementares à esta seqüência, irão hibridizar (ou casar) e indicar aonde houve correspondência. Então, pode-se, por exemplo, conseguir comparar a célula de um fígado sadio com a célula de um fígado tomado pelo câncer. Assim pode-se perceber, por exemplo, que no fígado canceroso há uma série de genes que não aparecem no pulmão normal. Com isso, pode-se concluir que esses genes devem ser os responsáveis pelo processo, e portanto deverão ser alvos para terapias anticâncer.

5. Cromossomos: Os cromossomos são seqüências lineares de genes. Cada organismo tem um número diferente de cromossomos. O ser humano, por exemplo, tem 23 pares de cromossos, somando um total de 40 mil a 100mil genes.

6. DNA (genômico): Molécula de Ácido Desoxirribonucléico, de onde vem a sigla. Essa molécula tem forma de 2 fitas, formada por: bases nitrogenadas (são de 4 tipos, A,T, C e G), açúcar (desoxirribose) e por um ácido (ác.fosfórico). O DNA é encontrado no núcleo das células, na forma de cromossomos. É no DNA que toda a informação genética de um organismo é armazenada e transmitida para os seus descendentes.

7. ESTs - Expressed Sequence Tags: Técnica onde seqüências curtas de cDNA são usadas como etiquetas (tags, em inglês) para identificar um novo cDNA.

8. Gene: É a parte funcional do DNA genômico que carrega toda a informação genética de um organismo e que será passada de uma geração para a outra.

9. Genoma: O conjunto completo de fatores hereditários contidos nos cromossomos.

10. Genômica: É o estudo de como genes ou informação genética estão organizados no genoma e como esta organização determina sua função. Esta ciência foi impulsionada pelo Projeto Genoma Humano o qual estimulou o desenvolvimento de técnicas eficientes e mais baratas de sequenciamento.

11. RNA: Molécula de Ácido Ribonucléico, de onde vem a sigla. Tem a forma de uma fita, e é semelhante ao DNA. É também composto de bases nitrogenadas (iguais ao DNA, sendo que T-Timina- é substituída por U - Uracila), açúcar (ribose) e por um

12. Seqüenciamento: É a técnica utilizada para determinar em que ordem as bases, contidas no DNA, se encontram. O RNA é a cópia fiel da informação genética contida no gene. É sua seqüência de bases que irá determinar a seqüência de aminoácidos de uma proteína.

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 documentos