REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Impossíveis diálogos sobre felicidades possíveis - Carlos Vogt
Reportagens
Muitos caminhos e um único desejo: a busca pela paz espiritual
Michele Gonçalves e Tatiana Venancio
O excesso de medicação em uma sociedade que precisa ser feliz
Cassiana Purcino Perez e Juliana Passos
Compartilhar e curtir: a publicidade de si mesmo no Facebook
Ana Paula Zaguetto
O trabalhador vai ao paraíso? As nuances de sentimento que o trabalho produz
Gabrielle Adabo
Refazendo as contas: felicidade na economia
Janaína Quitério e Patrícia Santos
Do direito à infelicidade
Carolina Medeiros e Roberto Takata
Artigos
Da filosofia à ciência da felicidade
Isaac Epstein
A felicidade é campo de estudo da psicologia?
Claudia Hofheinz Giacomoni
Teoria do Flow, pesquisa e aplicações
Mihaly Csikszentmihalyi
Lazer e felicidade
Robert A. Stebbins
Resenha
Conto de memórias... reais ou não
Kátia Kishi
Entrevista
Dacher Keltner e Emiliana Simon-Thomas
Entrevistado por Simone Caixeta de Andrade
Poema
Consolo
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Teoria do Flow, pesquisa e aplicações
Por Mihaly Csikszentmihalyi
10/09/2014
Tradução Marina Gomes

A Teoria do Flow (fluxo) emergiu de mais de trinta anos de reflexão sobre os resultados das investigações sobre o que faz com que algumas experiências sejam muito gratificantes para as pessoas que elas as fariam mesmo sem nenhuma expectativa de ganho ou recompensa externa. Artistas, músicos, atletas e pessoas comuns que muitas vezes gastam grande quantidade de tempo e energia fazendo coisas que consomem muito tempo e, por vezes, até mesmo muito arriscadas, sem nenhuma das recompensas que se diz serem necessárias para motivar o comportamento. Como isso pode acontecer? Esta foi a pergunta que fiz no início da pesquisa de flow no final dos anos 1960.

O que eu concluí pode ser resumido em poucas e curtas declarações. Em primeiro lugar, reconhecendo que o comportamento humano deriva sua motivação de muitas fontes. A psicologia identificou há muito tempo muitas delas: necessidades fisiológicas e seus derivados, a necessidade de segurança, auto-estima, autonomia, e assim por diante. Mas tem, em geral, ignorado um segmento importante dos motivos: aqueles que produzem recompensas que surgem por causa da interação efetiva da pessoa com o meio ambiente. Estas recompensas são o que eu chamo de experiência de fluxo (flow experience). Pessoas saudáveis, as quais sua sobrevivência e outras necessidades prementes estão satisfeitas, são motivadas a explorar, aprender e desenvolver suas habilidades de forma a interagir mais eficazmente com o meio ambiente. Quando envolvidas em tal processo, as pessoas gostam do que estão fazendo, e buscam a experiência para seu próprio bem; o crescimento torna-se a própria recompensa. Esse engajamento agradável é o que chamamos de flow.

Obviamente isso não é uma ideia nova. Desde Aristóteles os pensadores reconhecem que o desenvolvimento e a utilização de potencialidades é um dos aspectos mais gratificantes da vida. Entre psicólogos americanos modernos, Abraham Maslow foi um dos defensores mais eloquentes dessa perspectiva: seu conceito de autorrealização é bastante semelhante ao de flow. No entanto, apesar do pedigree, este conceito não foi reconhecido pela psicologia acadêmica – provavelmente por causa das dificuldades inerentes à mensuração do que é, por natureza, uma experiência subjetiva indescritível. A fim de tornar o fenômeno do flow mensurável e, portanto, aceitável para a ciência, comecei a pesquisar suas manifestações.

Mas por que é importante entender esse fenômeno? A resposta mais breve é que seria uma vergonha se os psicólogos continuassem a ignorar um dos principais caminhos para a felicidade humana. Além disso, se não levamos a sério o flow, uma série de patologias são mais propensas a surgirem e se espalhar. Quando as pessoas são impedidas de experimentar o flow, seja por razões endógenas (por exemplo, fadiga, ignorância ou falta de habilidades), ou exógenas (falta de oportunidades, opressão política), seu amor à vida diminui, e são mais propensos a se envolver em comportamentos destrutivos para si ou para os outros. Do ponto de vista do flow, uma boa vida é caracterizada pela absorção completa no que se faz.

Experiência "ótima" e seu papel no desenvolvimento

Ao estudar o processo criativo na década de 1960 (Getzels & Csikszentmihalyi, 1976), observei que quando o trabalho em uma pintura estava indo bem, o artista persistia obstinadamente, desconsiderando fome, fadiga e desconforto – e perdia o interesse na tela pintada uma vez terminado o trabalho. A pesquisa do flow e a teoria tiveram origem em um desejo de compreender esse fenômeno de motivação intrínseca, ou autotélico, atividade gratificante em si mesma (auto = próprio, telos = objetivo), independentemente de recompensas extrínsecas que possam resultar da atividade.

Pesquisas significativas foram realizadas anteriormente sobre a motivação intrínseca (Deci & Ryan, 1985). No entanto, nenhuma pesquisa empírica sistemática havia sido realizada para esclarecer a fenomenologia subjetiva da atividade intrinsecamente motivada. Comecei a investigar a natureza e as condições de fruição por meio de entrevistas com jogadores de xadrez, alpinistas, dançarinos e outros que enfatizaram o prazer como o principal motivo para exercer uma atividade (Csikszentmihalyi 1975/2000). Cheguei à conclusão de que as condições para o flow incluem:

• encontrar desafios ou oportunidades para a ação que estendam, mas não excedam excessivamente as habilidades existentes;

• ter objetivos claros próximos e feedback imediato sobre os progressos realizados.

Sob essas condições, a experiência se desenrola perfeitamente a cada momento e entra-se num estado subjetivo com as seguintes características:

• concentração intensa e focada no momento presente;

• fusão entre ação e consciência;

• perda de auto-consciência reflexiva (ou seja, perda de consciência de si mesmo como um ator social);

• sensação de que se está no controle de suas ações; isto é, uma sensação de que se pode, em princípio, lidar com a situação porque sabe como responder a tudo o que pode acontecer;

• distorção da experiência temporal (tipicamente a sensação de que o tempo passou mais rápido do que o normal);

• experiência da atividade como intrinsecamente gratificante, de tal forma que muitas vezes o objetivo final é apenas uma desculpa para o processo.

Posteriormente verificou-se que esta fenomenologia é notavelmente semelhante em diferentes contextos de lazer e trabalho, independentemente da cultura, idade, gênero e diferença de classe.

Quando em fluxo, o indivíduo opera em plena capacidade (Charms, 1968; Deci, 1975). O estado é de equilíbrio dinâmico. Entrar no flow depende do estabelecimento de um equilíbrio entre as capacidades de ação percebidas e oportunidades de ação (Berlyne, 1960; Hunt, 1965). O equilíbrio é frágil. Se o desafio ultrapassar as habilidades, torna-se alerta e ansioso; se as habilidades excedem os desafios, vem o relaxamento e, eventualmente, o tédio. Uma representação visual do panorama mostra a qualidade da experiência como uma função da proporção percebida entre desafios e habilidades. Mudanças no estado subjetivo fornecem feedback sobre a evolução das relações com o meio ambiente. Ansiedade ou tédio pressionam a pessoa a ajustar seu nível de habilidade e/ou desafio, a fim de escapar do estado aversivo e reinserir o flow.

http://www.labjor.unicamp.br/comciencia/img/artigo.jpg

A avaliação original do estado de flow se provou robusta. A experiência é relatada em termos semelhantes em todas as linhas de classe, gênero e idade, bem como em todas as culturas (Asakawa, 2004; Delle Fave & Massimini, 2004) e diferentes tipos de atividade.

A pesquisa teve seguimento ao longo dos anos 1980 e 1990 nos laboratórios da Csikszentmihalyi em Chicago e colegas em Milão, Itália (Csikszentmihalyi & Csikszentmihalyi, 1988; Inghilleri, 1999; Massimini, Csikszentmihalyi & Carli, 1987; Massimini & Delle Fave, 2000). Ela rendeu vários refinamentos do modelo de estados vivenciais e dinâmicas em que o conceito de flow é incorporado.

O conceito de flow tem sido utilizado por pesquisadores que estudam a experiência ideal (optimal experience – por exemplo: lazer, jogo, esportes, arte, motivação intrínseca) e por profissionais que abordam contextos em que o incentivo da experiência positiva é especialmente importante (em particular, a educação formal em todos os níveis). Além disso, o conceito tem tido crescente impacto fora da academia, em áreas como cultura popular, desporto profissional e empresariado.

Inicialmente, o trabalho sobre o flow foi assimilado pela psicologia, principalmente dentro da tradição humanística de Maslow e Rogers (McAdams, 1990) ou como parte da literatura empírica sobre motivação e interesse intrínseco (por exemplo, Deci & Ryan, 1985; Renninger, Hidi, e Krapp, 1992). Nos últimos anos, um modelo de indivíduo como um organismo de autorregulação que interage com o meio tornou-se cada vez mais importante em psicologia; e é altamente compatível com o modelo de funcionamento e desenvolvimento psicológico associado ao conceito de flow (Csikszentmihalyi & Rathunde, 1998; Inghilleri, 1999).

Uma vez que a experiência do flow é moldada tanto pela pessoa quanto pelo ambiente, envolve motivação emergente num sistema aberto (Csikszentmihalyi, 1985): o que acontece em qualquer momento é sensível ao que aconteceu imediatamente antes, em vez de ser ditada por uma estrutura intencional pré-existente dentro da pessoa (por exemplo, um traço, uma peculiaridade) ou ambiente (por exemplo, um papel ou script). A motivação é emergente no sentido de que as próximas metas surgem da interação. A seguir introduzo a noção de metas emergentes de longo prazo, tais como novos interesses.

Esportes, jogos e outras atividades fornecem estruturas de metas e feedback que fazem o flow mais provável. Mas pode-se encontrá-lo em praticamente qualquer atividade, seja trabalhando em uma caixa registradora, passando roupas ou dirigindo um carro. É a subjetividade de desafios e habilidades, não uma objetividade, que influencia a qualidade da experiência de uma pessoa. Da mesma forma, alguém que esteja envolvido em uma atividade de flow pode não entrar nesse estado se distrações ou desafios excessivos interrompem a experiência. Por exemplo, Abuhamdeh (2007) constatou que, embora em muitas atividades escolares o prazer seja maior quando os alunos relatam um balanço entre desafios e habilidades, quando chegam as provas eles gostam de ter mais habilidades do que desafios.

Flow, complexidade e desenvolvimento

Quando a atenção é completamente absorvida pela tarefa executada, o indivíduo alcança um estado ordenado da consciência (ver Nakamura & Csikszentmihalyi, 2002, para uma discussão mais completa das relações entre processos de atenção e flow). Pensamentos, sentimentos, desejos e ações estão em harmonia. A experiência subjetiva é tanto diferenciada quanto integrada, qualidades que definem um fenômeno complexo.

A noção de complexidade se aplica num segundo sentido. O estado flow é intrinsecamente gratificante e leva o indivíduo a procurar replicar as experiências; isto introduz um mecanismo seletivo no funcionamento psicológico que promove o crescimento (Massimini & Delle Fave, 2000). Quando as pessoas a dominam os desafios de uma atividade, elas desenvolvem um maior nível de habilidade e a atividade deixa de ser tão envolvente como era antes. Para continuar experimentando o flow, elas buscam se envolver em desafios cada vez mais complexos. O nível ótimo de desafio é o que amplia as habilidades existentes (Vygotsky, 1978), resultando em capacidades mais complexas para a ação. Este fator distingue o modelo de flow de teorias que definem o desafio ótimo em termos de um ponto de equilíbrio homeostático a ser retomado, ou um nível máximo de desafio a ser alcançado (Moneta & Csikszentmihalyi, 1996). A atividade do flow fornece um sistema graduado de desafios, capazes de continuamente acomodar a satisfação e o aprofundamento de uma pessoa conforme suas habilidades aumentam.

Um grande contribuição de Fausto Massimini e sua escola em Milão foi perceber o papel do flow na evolução da cultura. Ele e seus alunos têm argumentado que as tecnologias, artes, ciência e estilos de vida evoluíram em grande parte porque fornecem o flow para aqueles que inventam e utilizam materiais ou artefatos simbólicos que constituem a cultura. Religiões, sistemas políticos, eletrodomésticos e teorias científicas que não são agradáveis são mais facilmente esquecidos e caem em desuso mais facilmente do que aqueles que são agradáveis (Massimini, Csikszentmihalyi & Delle Fave, 1988; Inghilleri, 1999).

Conclusões

A pesquisa sobre flow contribui para o conhecimento em vários temas que são de importância central para a psicologia positiva. Em primeiro lugar, ilumina a fenomenologia da experiência ótima, respondendo à pergunta: O que é viver plenamente, estar completamente envolvido no momento? Além disso, essa linha de pesquisa tenta desvendar as condições que atuam como obstáculos ou facilitadores para a experiência ótima, com especial destaque para as instituições mais importantes como família, escolas e locais de trabalho. Embora pareça claro que o flow sirva como um tampão contra as adversidades e impeça patologias, sua contribuição mais importante para a qualidade de vida consiste em dotar de valor a experiência momentânea, contribuindo para a evolução da consciência e da cultura.


Mihaly Csikszentmihalyi é professor dos departamentos de Psicologia e Administração da Claremont Graduate University


Referências

Abuhamdeh, S.(2007). Enjoying Challenge: A contribution to understanding intrinsic motivation. PhD Dissertation, The University of Chicago.

Asakawa, K. (2004). "Flow experience and autotelic personality in Japanese college students: How do they experience challenges in daily life?". Journal of Happiness Studies, 5 (2), 123-154.

Berlyne, D. (1960). Conflict, arousal, and curiosity. New York: McGraw-Hill.

Csikszentmihalyi, M. (1985). "Emergent motivation and the evolution of the self". Advances in motivation and achievement, 4, 93-119.

Csikszentmihalyi, M. (1997). Finding flow. New York: Basic.

Csikszentmihalyi, M. (2000). Beyond boredom and anxiety. San Francisco: Jossey-Bass. (Originally published 1975)

Csikszentmihalyi, M., & Csikszentmihalyi, I. (Eds.). (1988). Optimal experience. Cambridge: Cambridge University Press.

Csikszentmihalyi, M., & Nakamura, J . (2007). Psychological capital . Manuscript in preparation.

Csikszentmihalyi, M., & Rathunde, K. (1993). The measurement of flow in everyday life. Nebraska Symposium on Motivation, 40, 57-97.

de Charms, R. (1968). Personal causation. New York: Academic Press.

Deci, E. (1975). Intrinsic motivation. New York: Plenum.

Deci, E., & Ryan, R. (1985). Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum.

Delle Fave, A., & Massimini, F. (2004). "The cross-cultural investigation of optimal experience". Ricerche di Psicologia , 27, 79-102.

Getzels, J. W., & Csikszentmihalyi, M. (1976). The creative vision. New York: Wiley.

Hunt, J. (1965). Intrinsic motivation and its role in development. Nebraska Symposium on Motivation, 12, 189-282.

Inghilleri, P. (1999). From subjective experience to cultural change. Cambridge: Cambridge University Press.

McAdams, D. P. (1990). The person. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich.

Massimini, F., Csikszentmihalyi, M., & Carli, M. (1987). "The monitoring of optimal experience: A tool for psychiatric rehabilitation". Journal of Nervous and Mental Disease, 175(9), 545-549.

Massimini, F., & Delle Fave, A. (2000). Individual development in a bio-cultural perspective. American Psychologist, 55, 24-33.

Moneta, G., & Csikszentmihalyi, M. (1996). "The effect of perceived challenges and skills on the quality of subjective experience". Journal of Personality, 64(2), 275-310.

Nakamura, J., & Csikszentmihalyi, M. (2002). The concept of flow. In C. R. Snyder & S. J. Lopez (Eds.), Handbook of positive psychology (pp. 89-105). New York: Oxford University Press.

Renninger, K. A., Hidi, S., & Krapp, A. (1992). The role of interest in learning and development . Hillsdale, NJ: Erlbaum.

Vygotsky, L. (1978). Mind in society. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Figure 1. The Experience Fluctuation Model (Delle Fave & Massimini, 2005). The eight channels identify different experiential states on the basis of the perceived challenge/skill ratio.