REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Vacinas e vacinações - Carlos Vogt
Reportagens
Vacinas para doenças negligenciadas ganham força com parcerias
Juliana Passos e Patrícia Santos
Da doença à saúde: os caminhos dos patógenos e das epidemias
Michele Gonçalves
O que a vacina tem a ver com o que você come
Gabrielle Adabo
Novas vacinas: tecnologia e burocracia no caminho da inovação
Carolina Medeiros e Simone Caixeta de Andrade
Controvérsias em torno das vacinas
Roberto Takata e Alice Giraldi
Artigos
Panorama do desenvolvimento tecnológico em vacinas no Brasil
Akira Homma, Cristina A. Possas, Reinaldo M. Martins
Medicina de viagem e a importância no controle de epidemias
Marta Heloisa Lopes e Karina Takesaki Miyaji
Campanhas de imunização: um diálogo entre propaganda e educação
Ausônia Favorido Donato
Modelos de análise de decisão na introdução de novas vacinas
Patrícia Coelho de Soárez
Vacinas e a educação em ciência
Paulo Cunha, Verônica Coelho, Sandra Moraes, Silvia Sampaio e Daniel Manzoni
Resenha
Pegadas microscópicas
Janaína Quitério
Entrevista
Esper Georges Kallas
Entrevistado por Tatiana Venancio
Poema
Questionário
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Panorama do desenvolvimento tecnológico em vacinas no Brasil
Por Akira Homma, Cristina A. Possas, Reinaldo M. Martins
10/10/2014

A vacinação de doenças imunopreveníveis é considerada como uma das atividades de maior impacto em saúde pública e de melhor custo-benefício. Os resultados são tão impactantes que a Organização Mundial da Saúde considera que somente a água potável é superior às atividades de prevenção de doenças por vacinas.

Aproveitando a euforia da grande conquista da erradicação da varíola no país, o Brasil criou, em 1973, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, com apenas 6 vacinas no calendário básico. Desde então, todos os governos apoiaram o fortalecimento do PNI, e hoje, graças ao envolvimento de profissionais altamente competentes e a adoção de estratégias e procedimentos muito efetivos, o programa brasileiro é reconhecido internacionalmente como um dos mais efetivos e completos, alcançando altas coberturas de vacinação, com resultados de grande impacto, como a erradicação da poliomielite e sarampo, e redução significativa de notificações de todas outras doenças imunopreveníveis.

Quase todas as vacinas existentes no mercado internacional já foram incorporadas na rotina do PNI, para o que foi crucial a contribuição de produtores públicos nacionais, como Bio-Manguinhos/Fiocruz e o Instituto Butantan, entre outros. Entre as vacinas incorporadas estão as de rotavirus, pneumococos conjugada, meningite meningocócica sorogrupo C conjugada, influenza, HPV e, no corrente ano, hepatite A – todas de alto custo e de alta complexidade tecnológica. O PNI, em face de seriedade, competência e qualidade dos resultados obtidos, tem merecido alta confiabilidade da população em geral e das sociedades cientificas e médicas especializadas.

Em 1980, com a crise de produção e desabastecimento de soros imunes contra venenos de ofídios e vacinas, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Auto-suficiência em Imunobiológicos (Pasni), investindo de forma contínua, em mais de uma década, cerca de US$ 100 milhões na modernização e aumento da capacidade de produção. Essa clara definição de prioridade pelo governo brasileiro, na ocasião, foi muito importante para o país. Possibilitou a ampliação da capacidade tecnológica instalada, tornando-a capaz de atender à demanda de insumos estratégicos como vacinas. Esta política, além de possibilitar a regulação de preços e evitar o desabastecimento, tem efeito multiplicador, demandando novas tecnologias e abrindo o mercado interno para novos insumos, equipamentos e profissionais de alta qualificação.

Nesse contexto de busca do domínio tecnológico na produção nacional de imunobiológicos com o objetivo de acelerar a incorporação tecnológica de novas vacinas, destacou-se a politica do uso do poder de compra público pelo Ministério da Saúde, adotada por diferentes governos como política de Estado. Essa utilização do poder de compra governamental no SUS é uma política que atrela a incorporação de novas vacinas à obrigatoriedade do detentor da tecnologia de produção de transferir a tecnologia em um prazo adequado para a sua incorporação pelo laboratório nacional. A adoção dessa política vem permitindo aos laboratórios nacionais, notadamente a Bio-Manguinhos/Fiocruz e ao Instituto Butantan, a incorporação rápida de novas tecnologias de produção de importantes vacinas para o PNI. No entanto, estes dois laboratórios, além da produção, realizam também atividades de desenvolvimento de novas vacinas, como contra a dengue, malária, leishmaniose, novas vacinas combinadas e outras.

Cabe, contudo, destacar que, apesar dessas conquistas, precisamos avançar muito mais na inovação e no desenvolvimento tecnológico, criando um ambiente institucional e regulatório propício à emergência da inovação. As atividades de desenvolvimento tecnológico e de inovação são, por definição, atividades de longo prazo, com várias etapas, que requerem equipes multidisciplinares, instalações específicas para cada etapa, além do seu alto custo e retorno incerto do investimento. Essas características intrínsecas ao desenvolvimento de uma nova vacina torna essa atividade muito complexa, exigindo estratégias bem definidas de governança, incluindo financiamento a longo prazo, coordenação e gestão profissional especificamente desenhadas para assegurar a viabilidade e continuidade dos projetos.

Para a emergência da inovação é necessária também uma estratégica colaborativa bem definida na pesquisa científica e tecnológica. No país, e mesmo na maioria de outros países em desenvolvimento, não existe nenhuma instituição com capacidade científica e tecnológica para realizar todas as etapas de desenvolvimento, desde a descoberta, realização da pesquisa translacional, até chegar ao produto final. Isto se deve à carência de profissionais com experiência para as diferentes etapas de desenvolvimento e à falta de estruturas voltadas, sobretudo, às etapas finais. Estas requerem instalações com normas de boas práticas de laboratório e voltadas à produção de lotes experimentais para estudos clínicos e requerem também o atendimento a boas práticas de fabricação, além das normas de biossegurança. Em sequência, apresentamos a Figura 1, em que essas diferentes etapas podem ser vistas. Cabe observar que uma nova descoberta é um processo cumulativo que pode requerer muitos anos de investimento contínuo em pesquisa básica e desenvolvimento tecnológico.

Nessas primeiras etapas, até os estudos pré-clínicos, a preocupação maior é a busca da prova de conceito, a partir de estudos laboratoriais em animais. No estudo pré-clínico, busca-se demonstrar dois aspectos importantes para o projeto seguir adiante, que é a segurança do material e a imunogenicidade, antes de ser aplicado em seres humanos. Os estudos pré-clínicos requerem animais sanitária e geneticamente controlados e certificados, além de grandes investimentos em recursos humanos especializados e instalações, constituindo-se, certamente por esta razão, em um dos principais gargalos para o processo de inovação e desenvolvimento tecnológico em imunobiológicos em nosso país. Deve ser ressaltado que, pelos motivos apontados e por sua alta complexidade, os estudos pré-clínicos acabam, em nosso país, restringindo-se a pequenos grupos, com experiência ainda restrita. Por essa razão, o desenvolvimento de recursos humanos nessa área é crucial e deve passar por centros especializados e de excelência em outros países. A superação desses gargalos está, portanto, diretamente ligada à valorização do profissional envolvido e requer uma forte ação indutora do Estado, devendo necessariamente integrar um plano estratégico de longo prazo.

Uma vez obtida a prova de conceito, os resultados do projeto devem mostrar a possibilidade de escalonamento de produção (scale-up) e a transformação do produto em insumo aplicável à saúde pública.



Figura 1 – Pesquisa translacional – etapas de desenvolvimento tecnológico e pré-produção

 http://web.labjor.unicamp.br/comciencia/img/ar_hamma.jpg

Por outro lado, existe uma falta de compreensão dessa complexidade e dos gargalos existentes, por parte das agências de financiamento, para analisar e contemplar o conjunto das atividades de desenvolvimento tecnológico, sendo muito escassos no país os grupos financiados para ações específicas de inovação e desenvolvimento tecnológico.

Considerações finais

É necessário que o governo brasileiro e as agências de fomento definam novas estratégias que permitam situar o Brasil de forma mais adequada e competitiva no cenário internacional. Este cenário vem sendo marcado pelo acelerado avanço em campos diversos relacionados à áreas de fronteira, como, entre outras, a biotecnologia, com expressivas mudanças nos paradigmas tecnológicos, com a emergência de produtos inovadores em novas plataformas de geração de conhecimentos e tecnologias.

O Brasil tem razoável capacidade instalada para produção de vacinas. Bio-Manguinhos/Fiocruz e o Instituto Butantan já atendem a 90% das demandas do setor público por vacinas no país. Neste contexto, Bio-Manguinhos vem investindo no desenvolvimento e produção de kits para diagnóstico laboratorial de ponta, e tem fornecido para o kit NAT (Nuclear Acid Testing) a todos os bancos de sangue do país, o teste rápido para diagnóstico de HIV e de outras doenças infecto-contagiosas.

Para avançar nesse processo será necessário, também, além dos investimentos, superar outras importantes barreiras na área da regulação, no âmbito da Conep e da Anvisa, assegurando agilidade na avaliação da ética e de procedimentos dos estudos clínicos. Essas avaliações devem considerar a complexidade e a especificidade dos requerimentos exigidos para o desenvolvimento desses produtos inovadores, sendo fundamental assegurar a simplificação dos procedimentos. Finalmente, cabe destacar a importância crucial de um plano estratégico nacional para os próximos 20 anos, voltado à superação de lacunas em campos diversos relacionados à inovação e ao desenvolvimento tecnológico em imunobiológicos, como, entre outros, a revisão e atualização das leis que regem a propriedade intelectual no país.

Akira Homma é presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio-Manguinhos/Fiocruz;

Cristina Possas é assessora científica sênior de Bio-Manguinhos/Fiocruz;

Reinaldo M. Martins é assessor científico sênior de Bio-Manguinhos/Fiocruz.