REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Vacinas e vacinações - Carlos Vogt
Reportagens
Vacinas para doenças negligenciadas ganham força com parcerias
Juliana Passos e Patrícia Santos
Da doença à saúde: os caminhos dos patógenos e das epidemias
Michele Gonçalves
O que a vacina tem a ver com o que você come
Gabrielle Adabo
Novas vacinas: tecnologia e burocracia no caminho da inovação
Carolina Medeiros e Simone Caixeta de Andrade
Controvérsias em torno das vacinas
Roberto Takata e Alice Giraldi
Artigos
Panorama do desenvolvimento tecnológico em vacinas no Brasil
Akira Homma, Cristina A. Possas, Reinaldo M. Martins
Medicina de viagem e a importância no controle de epidemias
Marta Heloisa Lopes e Karina Takesaki Miyaji
Campanhas de imunização: um diálogo entre propaganda e educação
Ausônia Favorido Donato
Modelos de análise de decisão na introdução de novas vacinas
Patrícia Coelho de Soárez
Vacinas e a educação em ciência
Paulo Cunha, Verônica Coelho, Sandra Moraes, Silvia Sampaio e Daniel Manzoni
Resenha
Pegadas microscópicas
Janaína Quitério
Entrevista
Esper Georges Kallas
Entrevistado por Tatiana Venancio
Poema
Questionário
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Campanhas de imunização: um diálogo entre propaganda e educação
Por Ausônia Favorido Donato
10/10/2014

As preocupações com a transmissão de conhecimentos sobre saúde para a população apareceram no final do século XIX e, por diversas vezes, foram expressas oficialmente. Em 1894, por exemplo, um decreto federal atribuía ao chefe do Instituto Sanitário Federal a responsabilidade de formular “conselhos higiênicos, em época de perigo sanitário, indicando recursos de preservação no caso de moléstias transmissíveis, e as preocupações necessárias para que essas não se disseminem empregando para isso os meios idôneos da propaganda”.

Em 1938 é criada em São Paulo (Decreto nº 9322) a Seção de Propaganda e Educação Sanitária (Spes) cuja atribuição era a de “difundir no estado de São Paulo a educação sanitária, usando para isso todos os meios modernos de propaganda...”. Essa seção é transformada, em 1969, em Serviço de Educação de Saúde Pública (Sesp) integrando o Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Dentre as inúmeras atribuições que competiam ao Sesp constavam “planejar, elaborar, supervisionar e avaliar material audiovisual para os programas da Secretaria de Estado de acordo com as prioridades e utilizar os recursos de comunicação de massa a fim de informar a população sobre campanhas de saúde pública.”.

Cabe registrar a ênfase dada à pesquisa como pré-condição do planejamento das campanhas. Ou seja, para elaborar material educativo, necessariamente realizavam-se pesquisas para identificar os repertórios motivacional, cognitivo e valorativo da população. Neste texto trataremos apenas de uma campanha de vacinação: a campanha de erradicação da varíola (CEV).

A CEV (1966-1973) proposta pela Organização Mundial da Saúde no estado de São Paulo tem início com a pesquisa “Conhecimento e atitude da população sobre a varíola e vacina antivariólica”, que possibilitou que o Spes, e posteriormente o Sesp, desenvolvesse ações educativas, procurando despertar o interesse da população, em geral, por meio de líderes e grupos representativos de cada município.

Nas entrevistas, realizadas em um determinado território, eram abordados aspectos referentes aos conhecimentos, apreensões, atitudes e percepções da população a respeito da doença e da vacina. As pessoas eram questionadas sobre o acesso à vacina, o modo de administração, a doença (surgimento, evolução e se é curável ou não), entre outros temas. As respostas eram analisadas e norteavam a produção dos materiais.

A preocupação era que a população participasse na divulgação da campanha com o objetivo de erradicar a doença. Essa campanha teve duração de aproximadamente seis anos e vários materiais educativos foram produzidos para auxiliá-la: folhetos, volantes, flanelógrafos (um tipo de mural utilizado em uma situação de aprendizagem para facilitar o conhecimento de alguns conceitos), manuais, cartazes, álbum-seriado (uma espécie de flip-chart), slides, spots, músicas e discos.

É interessante registrar aqui o que ocorreu principalmente com um desses materiais, os cartazes. Por se tratar de uma campanha de imunização nacional, cabia ao Ministério da Saúde a produção e distribuição desses materiais. Com referência aos cartazes, as imagens retratavam pessoas ou cadáveres com varíola (pústulas), pois, como se sabe, acreditava-se que o medo possibilitava um comportamento desejável, no caso receber a vacina.

Profissionais de São Paulo (Sesp) rejeitaram esse material justamente por contradizer a visão de educação que se tinha. Desta forma, recorremos ao desenhista e criador Maurício de Souza que contribuiu na elaboração de cartazes, folhetos e volantes com seus personagens. Houve uma reação muito positiva dos funcionários das unidades de saúde (na época, centros de saúde), dos professores e demais líderes. Todos queriam afixar esses materiais.

Vale ressaltar outro fato que nos chamou a atenção. Em um determinado dia, uma educadora em saúde, responsável por uma região (que se encontrava muito distante), é chamada ao telefone com urgência para resolver um problema grave: os vacinadores, que se encontravam em uma grande praça, ameaçavam parar de vacinar, pois o local estava cheio de cachorros e o número de animais só aumentava. Um desses vacinadores dizia: “Nunca vi uma cachorrada como essa!”. Pois, embora oralmente enfatizava-se que a vacina era humana, as crianças – ao verem o cachorro Bidu, famoso personagem do desenhista, nos cartazes – exigiam que seus pais levassem também seus bichos de estimação para vacinar.

Outro fato ocorrido merece, em nossa opinião, ser relatado. Ao desenvolver nosso trabalho de preparar a população no sentido de receber conscientemente a vacina, deparávamos, ao agendar reuniões noturnas com líderes comunitários, ou mesmo nas inaugurações das campanhas nos municípios, com um forte concorrente: a novela Nino, o italianinho. Ou seja, a cidade, às 19h, parava diante de seus televisores. Entramos, então, em contato com o diretor da novela, na extinta TV Tupi, Geraldo Vietri, que se surpreendeu com o pedido: anunciar a campanha, se possível na novela. Esse profissional, com inegável competência, sensibilidade e disponibilidade de colaborar, reuniu seus atores que, travestidos de personagens, dispuseram-se a receber a vacina em cena (lembrando que a novela era ao vivo) formulando aos nossos vacinadores as questões que realmente lhes interessavam, de acordo com seus papéis. E eram questões que o público também nos formulava.

Assim é que o saudoso ator Marcos Plonka, cujo personagem na novela era o judeu Max, ao se aproximar do vacinador pergunta: “Quanto custar?”. “Nada, é proporcionado pelo governo”, responde o vacinador, e Max exclama: “Então dar dois!”.

Pode-se dizer que esse evento – veiculação de mensagens sobre a importância da vacina num programa de entretenimento – se constitui no primeiro merchandising social da televisão brasileira! E com a marca da cidadania.

Ausônia Favorido Donato é doutora em educação em saúde pública pela USP e diretora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profissional do Instituto de Saúde/Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.