REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Transportação aérea - Carlos Vogt
Reportagens
Espaço aéreo sob controle: segurança, tecnologia e riscos
Flávia Gouveia e Marta Kanashiro
Arena aérea para tensão política
Carolina Cantarino
Varig deixa vácuo aéreo
Rodrigo Cunha
Cadeia aeronáutica brasileira requer incentivo e financiamentos
Luiza Bragion
Avaliando riscos: os números contra a emoção
Yurij Castelfranchi
Artigos
Infra-estrutura não é capaz de suportar as mudanças
Rodrigo Coelho
Brasil (Embraer) x Canadá (Bombardier) na OMC
Umberto Celli Junior
Aviação e literatura
Guillermo Giucci
Um caso que ninguém pode esquecer
Daniel Leb Sasaki
Um mundo totalmente digital?
Victor Scardigli
Competitividade da indústria aeronáutica: uma comparação internacional
Roberto Bernardes
Resenha
Montenegro
Patrícia Mariuzzo
Entrevista
Cristiano Monteiro
Entrevistado por por Susana Dias
Poema
Comunicação
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Aviação e literatura
Por Guillermo Giucci
10/02/2007

A literatura relacionada com temas aéreos não se interessa pelos elementos centrais do vôo – regularidade, segurança, velocidade, custos. A terminologia técnica lhes é indiferente. Seu interesse é despertado pela aventura estética, mais do que pela utilidade e pragmatismo. Liberada da vida e da morte, a literatura se propaga em um ritmo ainda mais acelerado que a própria aviação, se apoderando das façanhas e das tragédias, mas, sobretudo, da ânsia humana por voar.

O desejo de voar é uma antiga aspiração humana presente nos sonhos ancestrais. Principalmente na infância e adolescência, é comum sonhar com o vôo e a queda. Os chamados “sonhos de vôo” que Freud interpretou como uma expressão do desejo oculto das atividades sexuais (“Uma lembrança de infância de Leonardo da Vinci”) e Havelock Ellis estudou do ponto de vista das sensações respiratórias, não possuem um vínculo direto com a aviação, mas ajudam a explicar o porque da rápida incorporação e proliferação do tema da aviação na literatura. Ingold (1978) analisou a literatura européia de aviação entre 1909 e 1927 e encontrou uma vasta produção na França, Alemanha, Itália, Rússia, Inglaterra, Áustria e Hungria. Produção composta por autores já, então, conhecidos: Marinetti, Kafka, D’Annunzio, Rilke, Musil, Proust, Wells, Von Hofmannsthal, Chlebnikov, Jünger, Zweig, entre outros.

Em abril de 1909, foi produzida a primeira fotografia cinematográfica tirada de cima de uma máquina mais pesada que o ar. Trata-se de um ano de grande importância simbólica para a modernidade cinética: Marinetti publica o manifesto “O futurismo”, em Paris, Blériot atravessa o Canal da Mancha num aeroplano, o engenheiro eletrônico Marconi é premiado com o prêmio Nobel de Física. No mesmo ano, Franz Kafka veraneava com seus amigos Max e Otto Brod, em Riva, quando tomou conhecimento do 1o Circuito Aéreo Internacional de Brescia. Tinha 26 anos e nunca havia visto um aeroplano. Aparentemente, Max Brod lança-lhe um desafio para saber quem seria capaz de escrever o melhor artigo sobre aquele evento e, assim, Kafka escreve “Os aeroplanos em Brescia”, publicado na Bohemia em 28 de setembro de 1909. O artigo resume o clima de efervescência dos eventos cinéticos. No Circuito, além de aeroplanos, havia trens, ciclistas, carruagens, automóveis e uma massa estimada em 50 mil pessoas, cuja presença a polícia tentava controlar. O campo de aviação era enorme e não oferecia uma estrutura de entretenimento comum em outros eventos desportivos. Em particular, Blériot chamava a atenção do público quando levantava vôo com seu monoplano.

Poucos meses depois, em fevereiro de 1910, o famoso escritor Gabriele D´Annunzio, que também participou como espectador do Grande Prêmio de Brescia e a quem foi concedida a honra de voar, oito minutos, com o piloto americano Curtiss, publicou Forse che sì, forse che no (Talvez sim, talvez não) romance aéreo de quinhentas páginas.

A modernidade cinética questiona a tradição e se expande por intermédio dos objetos da circulação, principalmente o automóvel e o aeroplano. Depois do automóvel, o aeroplano se transforma na nova musa mecânica do futurismo. No “Manifesto técnico da literatura futurista” (11/05/1912), F.T Marinetti parte da metáfora aérea para pôr em dúvida o valor do passado: “No avião, sentado sobre o tanque de gasolina, com o ventre aquecido pela cabeça do aviador, eu senti a inanidade ridícula da velha sintaxe herdada de Homero”. O futurismo tentará criar novas formas artísticas por intermédio da metáfora do vôo, substituindo a retórica romântica do pássaro pela do avião em movimentos acrobáticos e compondo aeropoemas e aeropinturas. Enquanto Fedele Azari se definia como um “piloto aviador futurista”, Marinetti organizava um grande “aerobanquete” na Casa Del Fascio, onde as mesas eram colocadas em ângulos diversos passando a impressão de um aeroplano e o appetizer se chamava “Aeroplano picante”.

O avião representa o novo e como tal é incorporado com força no léxico das vanguardas. Apollinaire encarna o espírito internacionalista do avant-garde em seu poema “Zona” (Alcools, 1913), levando ao extremo os processos de fragmentação e simultaneidade. Apollinaire reescreve a imagem cristã da Ascensão tomando o ponto de vista do vôo mecânico. Já se vivera demasiadamente na antiguidade dos gregos e romanos: havia chegado a época dos hangares do campo de aviação. Cristo se eleva onde nenhum aviador se aventura e é o recordista do mundo na altura, mas o século tem a forma do pássaro metálico e ascende como Jesus, enquanto o Diabo em seu abismo levanta os olhos para vê-lo.

O que Apollinaire poeticamente sugere - a importância do aeroplano - é aquilo que os porta-vozes da modernidade cinética não deixam de enfatizar. Em 1914, Harry Harper e Claude Grahame-White publicam The aeroplane e antecipam a unificação do planeta pelo avião. Embora as tecnologias do transporte, primeiramente, evidenciem o progresso técnico, e apesar do risco de acidentes, a aviação também podia ser utilizada para difundir a fé, já que acelerava os deslocamentos e permitia o alcance de regiões remotas. Em 1920, Benedito XV transformou Nossa Senhora de Lorette em padroeira das forças aéreas italianas e de todos os aviadores. As metáforas religiosas se adaptaram ao avião: tanto Cristo quanto o aviador deviam “elevar-se acima das coisas da terra”; assim como os aviões evitavam as tempestades, os jovens deviam evitar a companhia dos ímpios, era arriscado voar sem a luz da fé; o pára-quedas simbolizava o arrependimento e a confissão.

As máquinas de voar se difundem na produção cultural: romances, contos, poemas, caricaturas, pôsteres e fotografias; na pintura de Robert Delaunay, Malevich e Henri Rousseau; nos escritos de Le Corbusier e nos retratos do Duce. Em 1924, Blaise Cendrars oferece uma conferência, em São Paulo, sobre as tendências gerais da estética contemporânea e sustenta que o avião modelo Spad, exposto no último Salão da Aviação, é a mais bela das criações da engenharia, superior a qualquer obra de arte moderna. Cendrars nunca havia visto uma obra de arte tão sobriamente poderosa: além disso, era possível entrar nela e voar.

Surge a primeira antologia do vôo, The poetry of flight, editada em 1925 por Stella Wolfe Murray. O aeroplano e o aviador são figuras consagradas na imaginação dos anos de 1920, sendo o vôo motorizado uma parte integral das visões coletivas e individuais do futuro. O escritor guatemalense Miguel Ángel Asturias, que nunca pôde andar de bicicleta, decide aprender a pilotar na França, onde havia inúmeras escolas. As mulheres não estão excluídas da cultura da aviação. Lady Health e Stella Wolfe Murray publicam, em 1929, Woman and flying, para demonstrar a participação feminina na aviação civil. As próprias aviadoras narram suas experiências e selecionam exemplos históricos de mulheres interessadas na prática do vôo. É, particularmente, interessante o capítulo dedicado aos novos aspectos da aviação e as oportunidades que a mesma podia oferecer às mulheres.

A relação entre mulheres e tecnologia levanta a questão do gênero sexual. No início da aviação era comum considerar que a mulher não tinha capacidade para dominar uma máquina de voar, visto que se tratava de um esporte masculino. Não apenas estava em jogo o risco, mas a própria feminilidade. Harriet Quimby, a conhecida pioneira norte-americana, preocupava-se com sua aparência e demonstrou que não existia nenhuma incompatibilidade entre o vôo e a feminilidade. Foi uma “mulher-espetáculo” que em 1912 cruzou o Canal da Mancha e, no mesmo ano, morreu durante uma exibição aérea. Muitas outras a seguiram, culminando com Amélia Earhat. Em todo caso, as mulheres tiveram, freqüentemente, que justificar seu vínculo com a tecnologia da mobilidade.

Guillermo Giucci é professor do Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Texto traduzido Leda Maria da Costa

Bibliografia

Eulalio, Alexandre. A aventura brasileira de Blaise Cendrars. São Paulo: Edusp, 2001.
Gumbrecht, Hans Ulrich. In 1926. Living at the edge of time. Cambridge: Harvard University Press, 1997.
Gwynn-Jones, Terry. Farther and faster. Aviation’s Adventuring Years, 1909-1939. Washington: Smithsonian Institution Press, 1991.
Heath, Lady y Murray, Stella Wolfe. Woman and flying. London: John Long, 1929.
Ingold, Felix Philipp. Literatur und aviatik. Europäische Flugdichtung 1909-1927. Basel: Birkhäuser Verlag, 1978.
Kafka, Franz. “The aeroplanes at Brescia”. The Penal Colony. Stories and Short Pieces. Trad. Willa y Edwin Muir. New York: Schocken Books, 1976.
Lagrée, Michel. Religião e tecnologia. A bênção de Prometeu. Trad. Viviane Ribeiro. Bauru: Edusc, 2002. Müller-Bergh, Klaus. “El hombre y la técnica: contribución al conocimiento de corrientes vanguardistas hispanoamericanas”. Philologica Hispaniensia. IV. Madrid: Gredos, 1987.
Murray, Stella Wolfe (Ed.). The poetry of flight. An Anthology. London: Heath Cranton, 1925.
Schnapp, Jeffrey. Propeller Talk. Modernism / modernity. Vol. 1, n. 3, The Johns Hopkins University Press, 1994, pp. 153-178.
Wohl, Robert. A passion for wings. Aviation and the western imagination 1908-1918, New Haven, Yale University Press, 1994.