REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Transportação aérea - Carlos Vogt
Reportagens
Espaço aéreo sob controle: segurança, tecnologia e riscos
Flávia Gouveia e Marta Kanashiro
Arena aérea para tensão política
Carolina Cantarino
Varig deixa vácuo aéreo
Rodrigo Cunha
Cadeia aeronáutica brasileira requer incentivo e financiamentos
Luiza Bragion
Avaliando riscos: os números contra a emoção
Yurij Castelfranchi
Artigos
Infra-estrutura não é capaz de suportar as mudanças
Rodrigo Coelho
Brasil (Embraer) x Canadá (Bombardier) na OMC
Umberto Celli Junior
Aviação e literatura
Guillermo Giucci
Um caso que ninguém pode esquecer
Daniel Leb Sasaki
Um mundo totalmente digital?
Victor Scardigli
Competitividade da indústria aeronáutica: uma comparação internacional
Roberto Bernardes
Resenha
Montenegro
Patrícia Mariuzzo
Entrevista
Cristiano Monteiro
Entrevistado por por Susana Dias
Poema
Comunicação
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Editorial
Transportação aérea
Por Carlos Vogt
10/02/2007

O ano de 2006 foi importante para a aviação brasileira, pelo positivo e pelo negativo.

Primeiro, foi um ano pleno de comemorações pelo centenário do primeiro vôo autônomo da história, tendo como personagem o 14-Bis e como protagonista o seu inventor, Alberto Santos Dumont.

Foi, contudo, um ano marcado pela dimensão do terrível desastre que vitimou 154 pessoas que se encontravam no avião da Gol que se chocou com o jato executivo Legacy, fabricado pela Embraer e pertencente à uma companhia aérea norte-americana.

Este acidente desencadeou uma crise tal na aviação comercial do país que acabou por revelar as sérias deficiências do sistema de transportação aérea até então não suspeitadas nem pelos meios de comunicação, nem pela opinião pública nacionais e até mesmo desconhecidas - o que é paradoxalmente descabido - pelas instituições e autoridades responsáveis do setor.

Apesar disso, a aviação comercial brasileira cresceu 12,3% em 2006, não tanto quanto os 19,4% de 2005, mas cresceu. E esse crescimento agravou a crise porque contribui, conjunturalmente, para acentuar o congestionamento de passageiros nos aeroportos em filas intermináveis, todas conduzindo à frustração, ao desespero, ao desencanto.

O brasileiro que viaja, em geral o brasileiro de classe média para cima - sem intenção de trocadilho com o vôo dos aeroplanos -, já se habituou, melhor dizendo, já se resignou com a inexistência de transporte ferroviário no país e com o estado calamitoso de nossas rodovias, exceção feita a São Paulo e ao sistema concessionário de estradas de excelente qualidade de manutenção e de funcionamento.

Daí, entre outras coisas, a explicação para o acima aludido crescimento da aviação comercial do país.

Entretanto, com o apagão produzido após o acidente com o boeing da Gol e agravado pela gestão temerária do "overbooking" da TAM no Natal, uma nova decepção juntou-se a tantas outras que acompanham o brasileiro em sua saga paradoxal de crença na democracia e descrença nas suas instituições.

A saúde é precária, o ensino é deficiente, a segurança é periclitante, o trabalho e o emprego, difíceis, a moradia, um sonho como aspiração, um pesadelo como realidade, e a locomoção, por qualquer meio de transporte, um horror, incluindo agora o avião.

Desse modo, o transporte público, como instituição, entra também no rol das profundas desconfianças do cidadão brasileiro, contribuindo para enfatizar o paradoxo de nossas crenças democráticas e do descrédito crescente de suas instituições, tal como se pode constatar pelos resultados da pesquisa recentemente concluída sobre A desconfiança dos cidadãos das instituições democráticas coordenada pelos professores José Álvaro Moisés, da Usp, e Rachel Meneguello, da Unicamp.

O ano de 2006 não foi ruim para a aviação comercial no Brasil; a aviação comercial foi péssima para com os brasileiros usuários do sistema e pior ainda como exemplo negativo a reforçar a descrença do cidadão em nossas instituições democráticas.