REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
A casa alsaciana - Carlos Vogt
Reportagens
Novos medicamentos, novos tratamentos, novas abordagens
Patrícia Mariuzzo e Murilo Alves Pereira
A versão biológica da dor
Susana Dias
Em busca de um padrão de medida
Marta Kanashiro
O piercing e a cruz: a dor que não se evita
Yurij Castelfranchi
Dar à luz sem sentir dor
Carolina Cantarino
Artigos
Dor e linguagem: em torno de Wittgenstein
Jaime Ginzburg
Dor crônica, sofrimento que pode ser tratado
Jaime Olavo Márquez
Trabalho, adoecimento e sofrimento
Álvaro Roberto Crespo Merlo
Conseqüências da dor repetida ou persistente no período neonatal
Ruth Guinsburg, Ana Teresa Stochero Leslie e Luciene Covolan
Tratamento alternativo e complementar e dor
Li Shih Min
Homens e mulheres: manual do usuário
Jerry Borges
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional
Sebastião Carlos da Silva Junior
Resenha
Por dentro da enxaqueca
Fábio Reynol
Entrevista
Gabriela Lauretti
Entrevistado por por Rodrigo Cunha
Poema
Dúvida unânime
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Conseqüências da dor repetida ou persistente no período neonatal
Por Ruth Guinsburg, Ana Teresa Stochero Leslie e Luciene Covolan
10/05/2007

Procedimentos invasivos dolorosos freqüentemente são realizados em recém-nascidos admitidos nas unidades de terapia intensiva, em especial nos neonatos muito prematuros devido aos cuidados vitais necessários ao longo do período de internação.

Nos Países Baixos, estudou-se de maneira prospectiva o uso de analgésicos em procedimentos invasivos realizados em 151 recém-nascidos durante os primeiros 14 dias de vida. Os pacientes foram submetidos, no total, a 19.674 procedimentos. A aspiração de vias aéreas e a intubação traqueal constituíram 64% dos procedimentos, com uma média de zero a 53 procedimentos por dia por paciente. Em nosso meio, durante uma análise da freqüência do emprego de analgésicos em unidades de terapia intensiva neonatais universitárias, foram avaliados 91 recém-nascidos durante 30 dias no ano de 2003. Estes pacientes foram submetidos, no total, a 921 punções arteriais, 1045 punções venosas, 1437 punções capilares, 115 intubações traqueais, oito inserções de dreno torácico, 73 inserções de cateteres centrais e 64 punções lombares. Com exceção das inserções de drenos torácicos e cateteres centrais, em nenhum procedimento os pacientes receberam tratamento analgésico específico. Além da exposição à dor causada pelos procedimentos, os pacientes também foram submetidos a 17 cirurgias no mês de estudo e apenas 53% dos neonatos operados receberam alguma dose de analgésico no período pós-operatório.

Neste contexto, deve-se considerar que a exposição freqüente do recém-nascido doente, em especial os muito prematuros, a dor está ocorrendo em um período crítico de organização estrutural e funcional do sistema nervoso central, ressaltando-se os sistemas sensoriais medulares e supra-medulares. Alterações funcionais dos circuitos neurais podem constituir uma importante conseqüência da exposição aos estímulos dolorosos repetitivos e/ou prolongados no período neonatal.

Os efeitos agudos e os de longo prazo causados por estímulos dolorosos em recém-nascidos humanos podem ser investigados em modelos animais, dos quais se destacam os ratos recém-nascidos. Tendo em vista que o sistema nervoso central dos ratos ainda está incompleto ao nascimento, se comparado a outros mamíferos e, em particular, ao recém-nascido humano a termo, o período pós-natal do rato é o que melhor se aproxima do padrão de desenvolvimento observado em bebês humanos no terceiro trimestre de gestação.

Alterações comportamentais permanentes e/ou a longo prazo já foram descritas em animais adultos expostos à dor repetida quando recém-nascidos. Ratos recém-nascidos submetidos a estímulos dolorosos repetidos ou a estímulos táteis uma a quatro vezes ao dia desde o dia de nascimento até o sétimo dia de vida mostraram, quando adultos, preferência aumentada pelo álcool, aumento da ansiedade, comportamentos de defesa, de retirada e de hipervigilância e elevação do tempo de latência à exploração, quando colocados em campo aberto.

Da mesma maneira, um estudo recente em ratos demonstrou que a inflamação periférica vivenciada durante o período neonatal produz, em longo prazo, conseqüências no desenvolvimento do circuito neuronal nociceptivo e no comportamento frente à dor podendo levar a alterações profundas no processamento sensorial na idade adulta. Seguindo essa linha de pesquisa de dor no período neonatal em modelo animal e suas repercussões no sistema nervoso central, nosso grupo estudou efeito de estímulos nociceptivos agudos repetidos, realizados entre o primeiro e o sétimo dias de vida, sobre a neurogênese no giro denteado do hipocampo. Para a estimulação aguda, realizou-se quatro punções diárias em intervalos de uma hora nas patas dos animais com agulha fina durante a primeira semana de vida pós-natal de ratos Wistar. Nesse ensaio, ao avaliarmos a taxa de neurogênese na camada granular do giro denteado do hipocampo, não encontramos nenhuma diferença entre os animais que receberam a estimulação nociceptiva aguda repetida em relação aos animais controle.

Em relação ao recém-nascido humano, uma ligação direta entre a dor intensa no período neonatal e a alteração da resposta à dor na infância é sugerida por estudos que fazem o seguimento de recém-nascidos a termo, submetidos à circuncisão sem anestesia. Taddio e colaboradores demonstraram, em uma análise post-hoc, que recém-nascidos a termo saudáveis e circuncidados sem anestesia respondiam com exacerbação da mímica facial e da duração do choro à vacinação rotineira com quatro e seis meses de vida comparada aos não circuncidados. Os mesmos autores, em estudo prospectivo e randomizado, analisaram meninos circuncidados sem anestesia ou com analgesia mediante a aplicação de um anestésico tópico, o EMLA e encontraram uma resposta mais atenuada à vacinação na infância naqueles expostos ao anestésico tópico do que nos pacientes que não receberam qualquer medida para o alívio da dor. Esses resultados sugerem que o estímulo doloroso intenso no período neonatal deixe um imprint nas vias sensoriais, alterando a resposta à dor durante a infância.

Já a dor prolongada, persistente ou repetitiva induziria a mudanças fisiológicas e hormonais, que, por sua vez, modificariam os mecanismos moleculares neurobiológicos operantes nestes pacientes e desencadeariam uma reprogramação do desenvolvimento do sistema nervoso central. Em longo prazo, as seqüelas no desenvolvimento de crianças, que estiveram muito doente enquanto recém-nascidas, podem ser tão relevantes quanto as modificações da resposta à dor durante a infância e a vida adulta.

Em relação à sensibilidade posterior à dor, há achados consistentes de que crianças prematuras apresentam um limiar mais baixo à estimulação nociceptiva, quando submetidas a procedimentos invasivos repetidos, pois apresentam lesão, inflamação, hiperinervação da área afetada e hiperexcitabilidade das regiões de aferência em nível de medula espinal, tornando-se hipersensíveis à dor. O melhor modelo desse fenômeno é aquele em que o paciente é submetido a punções capilares repetidas em um mesmo local, o que, sem dúvida, faz parte da rotina dos neonatos criticamente doentes.

Os bebês expostos à estimulação nociceptiva repetida e/ou persistente passam também a exibir reações comportamentais diante de estímulos táteis não dolorosos e de estímulos desagradáveis como o barulho. Ou seja, em pacientes submetidos a múltiplos estímulos dolorosos, os não-dolorosos passam a ser percebidos como dor e os estímulos dolorosos passam a ser desencadeados em limiares cada vez mais baixos, com efeitos deletérios cumulativos.

Assim, apesar da necessidade de pesquisas sistemáticas na área, a sugestão de uma reestruturação da reposta à dor e a estímulos ambientais variados em indivíduos submetidos a múltiplos procedimentos invasivos durante o período neonatal não deve ser negligenciada como fonte de preocupação em relação ao prognóstico de recém-nascidos criticamente doentes.

Como referido anteriormente, o prematuro e/ou o neonato criticamente doente estão sujeitos a procedimentos diagnósticos e terapêuticos desagradáveis e/ou dolorosos, além de apresentarem risco elevado para uma série de intercorrências relacionadas à própria condição que obrigou a internação na UTI, incluindo, entre outras, a doença pulmonar crônica, a hemorragia peri-intraventricular, a asfixia perinatal e a leucomalácia periventricular. A associação desses eventos pode culminar no aparecimento de deficiências motoras, sensoriais, cognitivas, de aprendizagem, de atenção e de comportamento durante a infância, adolescência e vida adulta desses pacientes.

A dor é um dos fenômenos mais salientes de um sem-número de vivências a que os prematuros são expostos de maneira mais precoce do que a recomendado pela natureza. Essa exposição precoce à dor pode alterar o desenvolvimento cerebral do bebê e afetar as aquisições neurológicas, emocionais e cognitivas posteriores.

Ruth Guinsburg é professora titular da disciplina de pediatria neonatal do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (Unifesp); Ana Teresa Stochero Leslie é mestre em ciências e médica da disciplina de pediatria neonatal Departamento de Pediatria da Unifesp e Luciene Covolan é professora adjunta da disciplina de neurofisiologia do Departamento de Fisiologia da Unifesp.