REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
O Cerrado e os frutos da infância - Carlos Vogt
Reportagens
No coração do gigante
Enio Rodrigo
Megadiversidade corroída em ritmo acelerado
Germana Barata
A busca por números da devastação
Cristina Caldas
Do ouro à soja: riquezas do Brasil Central
Rodrigo Cunha
Cultura, resistência, memória e identidade
Susana Dias
Artigos
Cerrado no contexto das transformações socioambientais
Laurindo Elias Pedrosa
Novas tecnologias podem auxiliar na conservação e uso sustentável do Cerrado
Anderson Cleiton José
Evolução histórica do conceito de savana e a sua relação com o Cerrado brasileiro
Fabiana de Gois Aquino
José Roberto Rodrigues Pinto
José Felipe Ribeiro
Os cerrados e o fogo
Vânia R. Pivello
Tópicos para construção da ocupação pré-histórica do Cerrado
Altair Sales Barbosa
Resenha
Sol na moleira
Por Rafael Evangelista
Entrevista
Leopoldo Magno Coutinho
Entrevistado por Por Flavia Natércia
Poema
Clichês
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Cerrado no contexto das transformações socioambientais
Por Laurindo Elias Pedrosa
10/02/2009

O presente texto tem como propósito formular alguns questionamentos e ainda trazer, a partir de experiências vivenciadas, contribuições para a reflexão sobre a degradação humana e ambiental francamente em curso no Cerrado brasileiro. As proposições construídas, frutos de debates amplos e democráticos, tão ausentes no momento, poderão resultar em ações concretas no seio da sociedade e que devem ser implementadas por uma vigorosa política de educação ambiental formal e informal, em conjunto com os movimentos sociais e por mobilizações populares, tendo em comum o posicionamento que questione os empreendimentos voltados para o setor produtivo, em especial o agronegócio e hidronegócio no Cerrado.

É nesse contexto que surge, em particular, a preocupação sobre os empreendimentos para fins de geração de energia elétrica, nos rios do bioma do Cerrado, sustentado pelo modelo da matriz energética brasileira, cada vez mais vulnerável e quase monolítica, que é por força hidráulica, potencializada pela queda d'água dos grandes lagos e dos barramentos artificiais.

Para a qualificação do debate e construção de um posicionamento político e ideológico, que leve em consideração a diversidade e a complexidade do tema, foram feitos análises, estudos e debates de riquíssimos e vastos documentos. Portanto, é necessário uma construção histórica e coletiva sobre os processos de licenciamentos ambientais de empreendimentos diversos e de construções de usinas hidrelétricas, com assessoramento de segmentos atingidos direta e indiretamente por barragens e por instalações de empreendimentos econômicos regionais de várias naturezas, visando sempre às intervenções e controles sociais plurais e democráticos, possibilitando, junto a outros setores, a inclusão de todos os atores e agentes sociais.

É oportuno introduzir no debate um novo instrumento para a proteção do meio ambiente e de interesses sociais difusos e coletivos, com dados e informações para os devidos questionamentos, assegurando à sociedade civil organizada e aos movimentos populares da região geográfica de abrangência, o direito à informação, ao questionamento e ao contraditório.

Vale ressaltar que atualmente estão localizados dentro da área de abrangência das bacias hidrográficas do rio Paranaíba, Tocantins, Araguaia e São Francisco, no estado de Goiás, importantes empreendimentos altamente impactantes, e estudos e enquadramentos de vários outros vinculados ao agronegócio, agroenergético e de aproveitamentos hidrelétricos, que se apresentam nos estudos e licenciamentos, isolados e compartimentados, negligenciando e/ou desconsiderando os efeitos e processos de interações e de sinergia que ocorrem no meio antrópico, físico e biológico.

Diante dos fatos e das intervenções relevantes para o ambiente natural e para a sociedade, especificamente para o segmento dos atingidos direta e indiretamente pelos empreendimentos e atividades de natureza econômica, argumentamos em defesa da participação popular e do controle social e democrático, tendo como finalidade precípua o direito à formação e à informação formal e informal.

A nossa preocupação se fundamenta, ainda, nas discussões e questionamentos apresentados junto aos licenciamentos ambientais de vários empreendimentos que, no passado não foram considerados por parte dos órgãos ambientais. São fartos os documentos analisados e discutidos em momentos apropriados, sempre por profissionais e militantes das causas socioambientais, percebendo com perplexidade que a maioria da população, ou quase a sua totalidade, desconhece a relevância do assunto.

Dentro de Goiás, estado totalmente inserido dentro do bioma do Cerrad o, no eixo sul/sudeste/sudoeste, busca-se o aproveitamento do potencial hidrelétrico dos mananciais mais altos da bacia do Paraná. No eixo sudoeste e oeste, o aproveitamento do potencial hidrelétrico dos mananciais do alto e médio Araguaia. No eixo norte, busca-se o aproveitamento hidrelétrico dos mananciais do alto do rio Tocantins. É nesse ambiente genuinamente de Cerrado, ecossistema marginalizado pelas leis ambientais e constitucionais e pelos programas governamentais diversos, que vários projetos estão em fase de estudo, de licenciamento e de implantação, especificamente para irrigação e geração de energia elétrica.

O total de empreendimentos instalados e planejados para o estado de Goiás é superior a 100 hidrelétricas (Central de Geração de Energia - CGE; Usina Hidrelétrica - UHE; Aproveitamento Hidrelétrico - AHE; e Pequena Central Hidrelétrica - PCH), somando os em estudo, enquadramento e licenciamento, deverão inundar uma área superior a 6.500 quilômetros quadrados (Km2), com os 3.500 Km2 já inundados, chegará ao montante de um milhão de hectares de terras férteis, ocupadas quase sempre por pequenos e médios produtores que trabalham em regime familiar. Sendo que da margem esquerda do rio Paranaíba, no estado de Minas Gerais, mais de uma dezena de barragens completarão o futuro cenário da região do Cerrado brasileiro - espaço territorial que é considerado o berço das águas e refúgio da fauna e flora endêmicas ou em risco de extinção, e remanescente dos últimos laços culturais e das tradições seculares dos povos da região central do Brasil: a cultura cerradeira.

Constata-se que os rios do Cerrado brasileiro têm sido agredidos por ações e lançamentos de dejetos e de outros tipos de efluentes e resíduos de natureza diversa, comprometendo e promovendo alteração física, química, físico-química e biológica, o que é frequentemente noticiado e denunciado pela imprensa, em vários episódios tristemente ocorridos, o que vem reforçar a preocupação.

A região do Cerrado brasileiro já se apresenta em profundo desequilíbrio, quer pela falta de ordenamento e planejamento do uso intensivo e extensivo do solo e pelo adensamento populacional urbano, como no entorno de Brasília e de Goiânia, quer pela abertura das fronteiras agrícolas para a produção em escala comercial e que ocupam os topos e platôs das chapadas e chapadões, induzindo o escoamento e carreamento de grande quantidade de sedimentos erosivos junto aos corretivos de solos (usualmente o calcário calcítico e dolomítico e o gesso agrícola) e nutrientes químicos (NPK), associando-se aos danosos agrotóxicos e lançamentos de esgotos in natura, potencializados pelos desmatamentos incontroláveis, exercendo enorme pressão nos ambientes de nascentes e de veredas, que são consideradas os oásis do Cerrado brasileiro.

Verifica-se que os vales dos rios do Cerrado foram, no passado, habitados e utilizados como refúgios de antigos grupos humanos e das tradicionais nações e povos indígenas, deixando um enorme legado de testemunhos e registros em forma de utensílios líticos, cerâmicos, cemitérios e de pinturas rupestres, o que até o presente momento muito pouco fora feito de concreto para a preservação, recuperação, valorização e disseminação desse patrimônio da humanidade.

Notadamente, esses empreendimentos citados anteriormente, em uma visão de conjunto, vão acarretar uma série de macro-impactos ecológicos e sociais irreversíveis que estão sendo ignorados ou negligenciados pelos órgãos e agências de fiscalização e licenciamento ambiental, uma vez que, frente aos documentos produzidos e discutidos a esse respeito, pouco ou quase nada resultou em algo concreto por parte desses órgãos.

O momento é muito oportuno, pois há o compromisso social e ambiental do atual governo federal e, com a promulgação de leis, resoluções e dispositivos constitucionais, das leis ambientais e dos recursos hídricos, assinaturas de tratados e acordos nacionais e internacionais, tais como o Tratado de Kyoto e a Agenda 21, que coincidem com vários processos de licenciamentos ambientais para o início de obras de hidrelétricas e implantação de um conjunto portentoso de usinas de álcool na região de Cerrado. Há ainda, a preocupação com a divulgação dos possíveis riscos ambientais com as mudanças climáticas, segundo o que se apresenta no Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC), aliado aos impactos regionais nos meios natural e social que esses empreendimentos vão ocasionar, particularmente no sul, sudoeste, sudeste e norte do estado de Goiás, regiões intensamente exploradas nas últimas décadas e que se projetam para um futuro próximo como o celeiro para os biocombustíveis.

São vários os questionamentos que a cada momento surgem em decorrência dos estudos, debates e análises, pois são comprometedores para cada um dos empreendimentos isolados, inicialmente, e em conjunto, posteriormente. Pesa ainda, as riquezas e as variedades da cultura e tradições seculares e da biodiversidade da fauna e da flora do Cerrado, uma existência de milhões de anos. É sempre o paradoxo do custo e benefício que orienta as tomadas de decisões governamentais e privadas.

Contudo, entre as dezenas de interrogações e questionamentos, destacamos as mais corriqueiras, que nem sempre são respondidas e consideradas, tais como: será compensada a degradação da cobertura vegetal nativa, compreendida de mata de galeria, de encosta e aluvial, até então preservadas? Haverá o extermínio da fauna (compreendendo a terrestre, avifauna, ictiofauna e limnológica)? Como evitar o extermínio de mais de 50% das espécies de peixes de piracema em decorrência do barramento e da transformação do ambiente hídrico, de lótico para lêntico?

Verifica-se a necessidade de mais estudos verticalizados e de mais debates consistentes sobre a degradação dos ambientes hídricos e dos futuros lagos, com possíveis comprometimentos na manutenção da qualidade das águas, causado pela erosão das encostas e dos topos das chapadas e consequente sedimentação, em decorrência do uso intensivo e extensivo do solo por atividades agropecuárias que, transportados por ocasião das chuvas sazonais, favorecem o intenso processo de assoreamento dos reservatórios e de seus afluentes, como os que drenam a densamente populosa região da bacia hidrográfica do rio Paranaíba (Alto Paraná).

Dessa forma, pensar com ética sobre a situação atual é envidar esforços por outro modelo de desenvolvimento para o Cerrado brasileiro, bem como, a implementação de uma agenda positiva para esse bioma, sendo, inicialmente, uma contribuição para o debate, incluindo a educação ambiental formal e informal, subsidiando as tomadas de decisões, contrapondo a situação real e patente da desinformação e da negligência, se não, da subserviência do público diante do privado e de toda a postura antiética para com a natureza e para com os povos do Cerrado, remanescentes de uma cultura secular de existência e história que, a toda sorte, lutam para resistir aos impactos gerados por um modelo econômico excludente, voltado unicamente para a produção, reprodução e concentração do capital que, na atualidade, é implementado por uma política agrícola e agrária com uma inovadora tríade: agronegócio, hidronegócio e agroenergia.

Em última análise, vale considerar que a devida ausência das preocupações acima descritas confere negligência no trato para com o meio ambiente e para com a sociedade, caracterizando um verdadeiro crime contra a natureza e um afrontamento às leis ambientais, portanto, uma conspiração contra a vida no Cerrado em suas mais variadas formas e expressões.

Laurindo Elias Pedrosa é professor do curso de geografia do campus de Catalão da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi presidente da Associação de Geógrafos do Brasileiros, Seção Catalão (gestão 2006/2008) e perito ad hoc de crimes ambientais Diretoria Geral de Polícia Civil de Goiás/Superintendência de Polícia Judiciária/9ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

Notas

O presente texto foi extraído de documentos produzidos e subscritos por vários seguimentos organizados da sociedade civil e movimentos ambientais e populares, protocolados junto a diversos órgãos públicos, jurídicos, de licenciamento e fiscalização, portanto, uma construção coletiva com expressiva contribuição dos professores do curso de geografia do campus de Catalão/UFG, como também parte de projeto de pesquisa e extensão da PRPPG/UFG, com o título “A hidrelétrica Serra do Facão: o outro lado da moeda”, coordenado por Helena Angélica de Mesquita.