REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Ensino e aprendizagem: problemas como solução - Carlos Vogt
Reportagens
Método ABP na medicina: origem e desdobramentos
Carolina Simas e Fernanda Vasconcelos
Exatas e humanas experimentam nova metodologia
Cristiane Paião
Entre semelhanças e diferenças
Luciana Palharini
Cara ou coroa?
Maíra Valle e Alessandra Pancetti
Pensando criticamente as novas abordagens de ensino
Danilo Albergaria
Artigos
Novos caminhos para a educação básica e superior
Myriam Krasilchik e Ulisses F. Araújo
Metodologias ativas de aprendizagem em ciências humanas e sociais
Ricardo Ricci Uvinha e Diamantino Pereira
Aprendizagem baseada em problema no curso de medicina
Hissachi Tsuji
Experiências na área de engenharias e ciências aplicadas
Júlia Baruque Ramos, Homero Fonseca Filho, Marcelo Ventura Freire, Sarajane Marques Peres
Construtivismo, ABP e formação de professores
Ana Maria Klein e Verônica Guridi
Resenha
Ser e ter
Por Iara Cardoso
Entrevista
Lee Shulman
Entrevistado por Por Daniela Ingui
Poema
Expedição
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Editorial
Ensino e aprendizagem: problemas como solução
Por Carlos Vogt
10/02/2010

A tirada de Bernard Shaw sobre generalistas e especialistas pode nos servir de introdução para a reflexão sobre os novos métodos de ensino e aprendizagem que se desenvolveram a partir do fenômeno da globalização e, no caso especial de que vai tratar este número da revista ComCiência, da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).

Bernard Shaw dizia que a diferença entre generalistas e especialistas consiste em que estes, os especialistas, sabem cada vez mais sobre menos, até saber tudo sobre nada; enquanto que aqueles, os generalistas, sabem cada vez menos sobre mais, até saber nada sobre tudo. O humor e a ironia da distinção não impedem, contudo, que a tirada nos leve a uma reflexão sobre o comportamento de todo o processo relativo ao conhecimento que se desenvolve, em particular, a partir da segunda metade do século XX, culminando, no final desse século e no início do século XXI, com a expansão e com a implantação do que passou a chamar-se sociedade do conhecimento, ou economia do conhecimento.

Sabe-se que um dos fatores fundamentais para a consolidação dessa sociedade foi o alto desenvolvimento das tecnociências, em especial das novas tecnologias de informação e de comunicação (NTICs). E isso por muitas razões, entre elas certamente as que estão ligadas à procura das condições de livre circulação do capital financeiro em todo o planeta e, consequentemente, da possibilidade efetiva de participação direta dos diferentes países do globo no processo de expansão do novo capitalismo, assentado sobre as bases dessa nova economia e da nova sociedade que foram então se configurando.

O processo do conhecimento, nele incluída a relação de ensino e aprendizagem, conheceu nessa sociedade, desde o início, alguns mantras que passaram a ser repetidos como que rituais necessários e indispensáveis para a instauração do novo. Entre esses mantras, um deles é o de “aprender a aprender”. Contudo, mais do que um mantra, esse slogan anunciava uma nova preocupação com as metodologias de ensino e apontava para uma dinâmica de interação necessária entre os atores do processo de aprendizagem, enfatizando em primeiro lugar a substituição, enquanto valor permanente, do diploma pela educação contínua. Em segundo lugar, o papel dos estudantes na relação com o professor, alterando, desse modo, o processo de ensino baseado preferencialmente na relação daquele que sabe e que vai fazer saber com aqueles que ainda não sabem.

Do ponto de vista epistemológico, uma das características do conhecimento no mundo contemporâneo é a de que o desenvolvimento de novas áreas e de novas fronteiras se faz, contrariamente ao que ocorreu no século XIX e em parte do século XX, sob o paradigma positivista das ciências, por agregação e não por seccionamento e compartimentação. Daí o caráter interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento na contemporaneidade. Disto resultando a necessidade de, na distinção de Bernard Shaw, imaginarmos um ator do conhecimento que congregasse nos seus caracteres, ao mesmo tempo, o generalismo e a especialidade, e fosse, dessa forma, um especialista generalista ou, ao contrário, e no mesmo sentido, um generalista especialista.

Nos anos 60 e 70, a Universidade de McMaster, no Canadá, e a Universidade de Maastricht, na Holanda, criaram e desenvolveram uma metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que logo se difundiu por várias instituições em todo o mundo e que teve no Brasil também uma grande acolhida, conhecendo experiências importantes e de sucesso no que diz respeito aos resultados de sua aplicação. É o caso das experiências da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), entre outras tantas, e em particular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

A ABP procura conciliar no processo de ensino e aprendizagem a relação prática-teoria-prática, de modo que, partindo dos problemas que pertencem ao universo social do conhecimento dos estudantes e de sua vivência, busca, através da agregação de informações e de formulações críticas e teóricas, soluções que possam contribuir não apenas para a compreensão e o entendimento do problema, mas também para a sua solução, enfatizando a relevância das questões envolvidas para a vida social dos estudantes e das comunidades em que eles se inserem.

A EACH-USP adotou o paradigma da ABP depois de tê-lo trabalhado, estudado e implantado como experiência de sucesso para os cerca de cinco mil estudantes que frequentam a instituição, e é o relato crítico, através de diferentes contribuições e artigos sobre o tema, que este número da ComCiência traz agora ao leitor.