REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
O gordo, o belo e o obeso - Carlos Vogt
Reportagens
Transição nutricional: da desnutrição à obesidade
Cintia Cavalcanti
A fisiologia da obesidade: bases genéticas, ambientais e sua relação com o diabetes
Ricardo Schinaider de Aguiar
Jos Ricardo Manini
Um desafio de peso para as políticas públicas
Marta Avancini
O gordo, o belo e o feio: o embate entre obesidade e padrões estéticos
Meghie Rodrigues
De dieta em dieta. O que a ciência diz sobre as soluções milagrosas?
Marina Gomes
Artigos
Consumo alimentar no Brasil e o desafio da alimentação saudável
Rosely Sichieri
Engordurando a arte contemporânea: as imagens de Fernanda Magalhães
Vinicios Kabral Ribeiro
A obesidade e a indústria do emagrecimento
Tadeu João Ribeiro Baptista
Cirurgia bariátrica: de anti-obesidade à anti-diabetes
Bruno Geloneze
Abordagens da obesidade na mídia e a construção de ideia de epidemia
Simone Pallone de Figueiredo
Alimento e emoção*
Arthur Kaufman
Resenha
O que há por trás da obesidade infantil
Por Monique Lopes
Entrevista
Maria Edna de Melo
Entrevistado por Por Romulo Orlandini
Poema
Mentirinha
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Engordurando a arte contemporânea: as imagens de Fernanda Magalhães
Por Vinicios Kabral Ribeiro
10/02/2013

No documentário Rotundus1, em pouco menos de cinco minutos, o corpo da artista visual Fernanda Magalhães (1962-) é revelado em pequenos detalhes: orelhas, mãos, olhos, silhueta. Ao final do vídeo uma resposta é dada, entre risadas, a uma pergunta que possivelmente seria: “você se considera uma pessoa gorda?” A resposta: “Eu sou gorda? Claro, com certeza, com orgulho. Sou gorda, sempre serei uma pessoa gorda, uma pessoa redonda, né? Eu adoro, é a minha constituição, essa sou eu”.

Nascida na cidade de Londrina (PR), a artista visual é graduada em educação artística pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutora em arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fernanda Magalhães desenvolve pesquisas e experimentações sobre os limites e potencialidades de representações do corpo na arte, em uma predileção por corpos catalogados como acima do peso. Os trabalhos da artista inserem-se em um panorama da arte em que o corpo torna-se central na construção de obras produzidas a partir de diferentes linguagens.

É produtivo considerar algumas questões ao analisar os trabalhos desenvolvidos por Fernanda Magalhães: as metáforas do corpo nas visualidades artísticas, o enfrentamento aos discursos biomédicos e patologizantes, o engendramento do campo da arte e das ciências na formulação de outros saberes e olhares. A artista entende seus trabalhos como uma ação possível dentre as tantas políticas do corpo. Essa tomada do corpo como político pode ser interpretada como linhas de fuga e dobras nas estruturas e redes de poder, além de um enfrentamento aos discursos de patologização e medicalização dos corpos vigentes na sociedade.

Em 1993, a artista participou, na Universidade Federal Fluminense (UFF), da oficina “Atelier Livre de Fotografia”, ministrada pelo fotógrafo e crítico de arte Pedro Karp Vasquez (1954-). Desde então ela pesquisa e produz o que denomina fotografias contaminadas e manipuladas. Seus trabalhos materializam-se em colagens e instalações que dialogam constantemente com a fotografia. A manipulação pode ser entendida como o gesto artesanal e criativo disparado pela artista. Ela recorta fragmentos de imagens, insere referências midiáticas, inscreve textos nas superfícies das imagens, cola materiais diversos. A manipulação é, também, digital, valendo-se de programas de computadores em seu repertório poético.

A vivência de Fernanda Magalhães no curso de Vasquez foi fundamental para a aproximação e uma melhor percepção de seu corpo e de suas experiências subjetivas nos processos de criação. Nos trabalhos exigidos para a oficina fotográfica, a artista explorou a questão da solidão e o isolamento que sentia em alguns momentos na sua chegada à cidade do Rio de Janeiro onde o exagerado culto ao corpo fez aumentar as suas angústias e os seus questionamentos acerca do (seu) corpo tido como “fora de forma”. Dentro dessa experimentação surgiu a série Autorretrato no RJ (1993, Figura 1), na qual a artista aparece agachada, de costas, em um quarto com pouca luminosidade, apoiada em um colchonete no chão, tendo ao seu lado um carrinho para transportar mercadorias, malas, ou o peso da discriminação imputada ao seu corpo.

http://www.labjor.unicamp.br/comciencia/img/obesidade/ar_vinicios/img1.jpg
Figura 1. Auto Retrato no RJ, 1993, Fernanda Magalhães. Portfólio da artista.

Fernanda Magalhães, ainda em 1993, amplia o processo de investigação de seus autorretratos e inicia o seu desnudamento, em inserções de traços do seu corpo, em uma dificuldade em revelá-lo totalmente. Nessa série, intitulada Autorretratos nus no RJ (Figura 2), a artista trabalha com bricolagem e apropriação de outros materiais, como texto de jornais, bilhetes de ônibus, recorte de revistas, cartas pessoais; uma característica que aparecerá nos próximos trabalhos da artista.

http://www.labjor.unicamp.br/comciencia/img/obesidade/ar_vinicios/img2.jpg
Figura 2. Auto Retrato Nu no RJ, 1993, Fernanda Magalhães. Portfólio da artista.

Em 1995, a artista submeteu uma proposta de projeto dessa série à Funarte, tendo sido contemplada com uma bolsa de pesquisa. Após desenvolver o projeto pelo período de um ano, apresentou 28 obras de arte, que compõem a série aqui analisada. Fernanda Magalhães é premiada no mesmo ano com o VII prêmio Marc Ferrez de fotografia. A diferença substancial dessa série de trabalho para o anterior, Autorretratos nus no RJ, é a consciência de seu corpo, ora em fragmentos ora visualmente revelado.

É instigante a forma como a artista intitulou esses trabalhos: gorda, em uma escala de 1 a 28. Um indício de como a mulher gorda é percebida no tecido social, pelo saber biomédico e pelos meios de comunicação de massa apenas por sua corporeidade. E, também, a tônica que movimenta a representação do corpo não apenas dirigida às mulheres gordas, mas a todas e todos que vivenciam diariamente alguma insatisfação ou sentimento de não pertencimento em razão de algum atributo físico. Além de enumerar sequencialmente os trabalhos da série A representação da mulher gorda nua na fotografia, é comum em algumas obras a retirada do rosto da artista, assim como a sobreposição de outras imagens.

Fernanda Magalhães opera genuinamente o jogo de esconder, em alguns momentos, o rosto que desconhece a nudez, ao mesmo tempo em que descobre em seu corpo a nudez. Se o rosto é a possibilidade de uma nova comunicação erótica, para a artista, eliminá-lo constitui a possibilidade de anular a individualidade e dirigir ao corpo das mulheres gordas nuas outras nuances de erotismo, distantes dos habituais estereótipos e associações com a anormalidade do corpo feminino gordo. O que a artista provoca, questiona e subverte são as condições claustrofóbicas que nossos corpos vivenciam rotineiramente. Suas imagens circulam por um mundo onde corpos são reificados. A obsolescência e perecibilidade são constantes, assim como a fragmentação dos sujeitos.

Em Gorda 13 (Figura 3) temos um fundo escuro, sobreposto por uma imagem, no canto inferior à esquerda, retirada de uma revista pornográfica especializada em nudez de mulheres gordas. Ao lado direito, um retrato em 3x4 de Fernanda Magalhães quando criança é entrecruzado por excertos textuais. Nessa impressão, entre seu retrato fragmentado e o texto, podemos observar um duplo desabafo repercutindo não apenas para a sua experiência com o corpo, mas também sobre a corporeidade feminina: “Quero que as mulheres magras e médias encarem a disforia de sua imagem corporal e se deem conta de que há um mundo de diferença entre suas experiências de mulheres que odeiam seus corpos e minha experiência de ser gorda. Todos os corpos femininos são odiados em nossa cultura, e isso não significa que todas as mulheres sejam gordas”.

http://www.labjor.unicamp.br/comciencia/img/obesidade/ar_vinicios/img3.jpg
Figura 3. Gorda 13, Fernanda Magalhães, 1995. Portfólio da artista.

Classificações científicas da obesidade (2000, Figura 4) é uma instalação onde a artista critica os diagnósticos médicos e as tabelas de Índice de Massa Corporal (IMC) e suas tecnologias de enquadramento do corpo em relação à quantidade de gordura corpórea. Ao reproduzir imagens de corpos em tamanho natural, a artista dispõe, em espaços expositivos, essas variações corporais. As imagens são recortadas de tal maneira que apenas a sua silhueta é mantida, permitindo aos presentes cruzar e sentir o volume de muitos corpos. Como lembrado pela artista, esse trabalho na época de sua primeira exposição, em 2000, foi considerado por alguns endocrinologistas da cidade de Londrina como um “desserviço à medicina”, pois a obesidade é considerada uma das maiores epidemias da contemporaneidade.

http://www.labjor.unicamp.br/comciencia/img/obesidade/ar_vinicios/img4.jpg
Figura 4. Classificações Científicas da Obesidade, Fernanda Magalhães, 2000. Portfólio da artista.

Em relação ao corpo com sobrepeso, gordo ou obeso, é pertinente entendermos a ojeriza reinante contra os corpos que apresentam uma maior quantidade de gordura. Há um sentimento coletivo de lipofobia, ou seja, uma formação social que tem aversão à gordura, ao sobrepeso e à obesidade. O grande paradoxo é que as sociedades industrializadas criaram um exército de cidadãos com excesso de peso. De maneira geral, o alto custo de uma alimentação saudável, o tempo escasso para preparar e apreciar uma refeição e a abundante oferta de comidas rápidas conhecidas como fast foods, coadunam-se com o sedentarismo exigido para profissões burocráticas ou ligadas ao uso de computadores para gerar indivíduos que acumulam gordura em seus corpos.

O cenário descrito é apenas uma das explicações para a questão da obesidade. Não cabe, aqui, investigar as inúmeras causas da obesidade e seus múltiplos fatores – genéticos, psicológicos, sociais – e, sim, problematizar como a não conformação com as exigências estéticas contemporâneas tornou-se um estigma e uma desbonificação no tecido social.

As mulheres gordas nuas no trabalho de Magalhães são transgressoras. Considero que no contexto da produção da arte contemporânea brasileira é perceptível e necessário algum grau de transgressão ao se trabalhar temas como as sexualidades, o corpo, a obesidade, a violência urbana, a religião, ou outros assuntos caros à moral de nosso país. Meu argumento é o de que a gordura é uma transgressão por ferir e afrontar de diversas maneiras a idealização do corpo saudável, livre do sobrepeso, da compulsoriedade pelo bem-estar, o corpo disciplinado e em movimento.

Ao desnudar seu corpo gordo, redondo e volumoso, Fernanda Magalhães assume uma transgressão em sua criação artística. Mais ainda, a artista trama, investe na escrita de si mesma e do mundo, constrói, destrói, fragmenta, sobrepõe imagens, discursos, medos. As obras da artista transgridem não com o intuito da exibição do corpo pelo “frenesi da exibição”, mas por alinhavar as poéticas do corpo com o fazer criativo que supera a dicotomia normal, anormal. Moral e não moral. Imagens transgressoras que violam, profanam e dançam sobre os frágeis terrenos da moralidade cristã. Imagens que devolvem o pecado aos olhos dos que condenam e julgam. Quem está nua não são as mulheres gordas, não é Fernanda Magalhães. Mas todas e todos que combatem aquele corpo, que o repelem da sociedade. Seus trabalhos contestam e denunciam, mas acima de tudo colaboram para “alargar” o lugar do corpo na sociedade, possibilidades de se “engordurar o mundo”.

Vinicios Kabral Ribeiro é doutorando em comunicação e cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor da Escola de Belas Artes na mesma instituição.

1 Realização Kinoarte. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0DDknRfJBZU. Acesso: 23 jan 2012.