Carlos Minc |
Criacionismo nas escolas é aberração
legal e pedagógica, diz deputado
Filho de família judia, o deputado Carlos Minc (PT-RJ) considera que o ensino do criacionismo nas escolas públicas do Rio de Janeiro é uma volta à Idade Média. Minc é contra o ensino religioso confessional e acredita que as aulas de religião, de modo geral, não são necessárias.
Ele também é responsável pelo projeto que alterava a lei de autoria do ex-deputado Carlos Dias (PP-RJ). O projeto de lei previa que as aulas de religião, de caráter facultativo, fossem ministradas do ponto de vista histórico-antropológico. O plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) chegou a aprovar o projeto de lei, em 16 de outubro de 2003, que foi, no entanto, vetado pela governadora Rosinha Garotinho.
|
Carlos Dias |
Para autor da lei do ensino religioso confessional,
evolucionismo está superado
O ex-deputado Carlos Dias (PP-RJ) é autor da lei 3459 que instituiu o ensino religioso confessional nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Pela lei, sancionada em 14 de setembro de 2000 pelo então governador Anthony Garotinho, as aulas de religião ficam divididas por credo, são facultativas e integram o calendário normal das escolas públicas, desde a educação infantil até o ensino médio.Em janeiro deste ano, foi realizado o concurso público para contratação de 500 professores de religião confessional.
|
Marco Del Lama |
"A vida se parece com o processo evolutivo, uma união de potencialidades e oportunidades"
Marco Antonio Del Lama, professor de evolução e pesquisador em genética de abelhas desde 1974, na Universidade Federal de São Carlos, professa também uma experiência religiosa na fé cristã, mais especificamente, na religião católica. "Ao iniciar a disciplina de evolução aos meus alunos da Universidade Federal de São Carlos, eu costumava brincar com eles dizendo que não era o meu parco conhecimento a respeito de evolução que me fazia levantar cedo e disposto da cama, mas a minha fé" afirma, com modéstia, o pesquisador. Entrevistado pela ComCiência o pesquisador comenta questões polêmicas como a evolução cultural, extremismos religiosos e científicos e fornece uma descomplicada coletânea dos principais conceitos em que se baseia a biologia evolutiva, fornecendo também um breve panorama do estado-da-arte do conhecimento atual em genética e evolução.
|
|