Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Eventos
Julho
Agosto
Setembro
Outubro

Divulgue
seu evento


 



ComCiência comemora 5 anos e 300 mil acessos

Em julho de 1999, há cinco anos, foi ao ar a primeira edição da revista ComCiência, feita por alunos da primeira turma do curso de Especialização em Jornalismo Científico da Unicamp. Essa e as outras 55 ediçôes que se seguiram, além de 11 reportagens especiais, continuam sendo acessadas até hoje, graças aos sites de busca, e com isso, o número de leitores da revista cresce a cada ano. No último levantamento, sobre os acessos no mês de maio de 2004, a revista contabilizou uma visitação acima de 300 mil page views em mais de mil documentos, entre reportagens, artigos, resenhas e entrevistas.

Além da edição de maio de 2004, dedicada ao tema "Trabalho", outras cinco superaram os 10 mil page views naquele mês: a de novembro de 2003, sobre o "Brasil Negro", a de "Energia Nuclear" (agosto de 2000), "Petróleo" (dezembro de 2002), "Amazônia" (novembro de 2000), e a de "Linguagem" (agosto de 2001). Os textos mais lidos em maio foram "Angra 2 reacende o debate sobre a energia nuclear", do biólogo Bruno Buys e do sociólogo Rafael Evangelista - um dos atuais editores-chefe da revista, ao lado da jornalista Simone Pallone -, "Ações afirmativas e políticas de afirmação do negro no Brasil", do lingüista Carlos Vogt - diretor de redação da ComCiência - e "História do petróleo no Brasil", da bióloga Germana Barata, que divide a editoria de notícias com a jornalista Sabine Righetti.

Número de page views na revista nos últimos três anos
Clique aqui para ampliar o gráfico
Fonte: HitboxCentral

O crescimento da revista nesse curto espaço de tempo se deve em grande parte ao apoio da Fapesp, através do programa Mídia-Ciência. A grande maioria da equipe de reportagem da ComCiência, oriunda do curso de Especialização em Jornalismo Científico, é ou já foi bolsista desse programa. Na primeira turma do curso, sete alunos - que criaram a revista sob a tutela da então editora-chefe, a jornalista Mônica Macedo, e do diretor de redação, Carlos Vogt - foram bolsistas do programa Mídia-Ciência. Na segunda turma do curso, esse número passou para 11, e na terceira turma, já eram 20 bolsistas que trabalhavam regularmente na revista.

Apesar de ter apenas cinco anos, a ComCiência conquistou um espaço importante no campo da divulgação científica, sendo comparada às melhores publicações do gênero: "Não tenho dúvida de que a revista Pesquisa Fapesp se constitui, hoje, ao lado da tradicional Ciência Hoje e da jovem ComCiência, nas maiores e melhores referências no campo da divulgação da pesquisa brasileira", afirmou o jornalista e pesquisador Wilson da Costa Bueno, da Universidade de São Paulo (USP), em carta publicada na revista Pesquisa Fapesp nº 95, de janeiro de 2004. Por ter se tornado uma referência em divulgação científica, a ComCiência é lida não apenas por pesquisadores, estudantes e profissionais de mídia, mas também por tomadores de decisão nas políticas de C&T.

Leitores ligados à políticas de C&T
Clique aqui para ampliar o gráfico
Fonte: Cadastro de leitores da revista ComCiência

 

Atualizado em 16/07/04
http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2001
SBPC/Labjor

Brasil