Notícias da Semana

Setembro
Outubro

Divulgue
seu evento

Temas científicos podem ser lidos no metrô mexicano

No final do mês de junho, a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) e o Sistema de Transporte Coletivo da Cidade do México fecharam um acordo para impressão e empréstimo de 250 mil livretos de divulgação científica, como divulgou o portal mexicano Universia.net.O acordo faz parte do programa de divulgação "La ciencia de boleto", que almeja oferecer 50 títulos, a partir do final de agosto, abordando temas como nanotecnologia, física quântica, neurociências, ciências da terra, genética, mecatrônica e ecologia, entre muitos outros.

O acordo foi fechado pelo coordenador de investigação científica da Unam, René Drúcker Colín, e pela diretora do metrô, Florencia Serrano Soto. A idéia principal do programa é atingir os usuários de uma linha de metrô de 201.308 quilômetros de extensão, com 22 estações, que transporta cerca de 4,7 milhões de pessoas por dia. Os passageiros podem ler os livretos de divulgação de 12 páginas durante sua viagem, devolvendo-os no desembarque. O programa de divulgação também envolve a exposição de anúncios, em frases concisas, de dados científicos curiosos. Segundo Mercedes Aguilar, porta voz do serviço de metrô, o programa espera incitar a reflexão do público sobre a importância da ciência na solução de problemas nacionais e mundiais.

O projeto mexicano de divulgação científica utilizará a infraestrutura proporcionada pela campanha de fomento a leitura, iniciada em colaboração com o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes. Esse projeto anterior, ainda em andamento, publicou em sua primeira etapa autores mexicanos residentes na capital. No ano de 2005, pretende dar lugar a autores consagrados, como Gabriel Garcia Márquez, e aos mexicanos, Carlos Fuentes, José Augustin e José Emilio Pacheco.

A expectativa das instituições que firmaram o acordo é criar o hábito de leitura entre 500 mil novos leitores, no prazo de dois anos.

Atualizado em 12/07/04