Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Cadastre-se
Receba semanalmente as manchetes da seção de notícias.
Clique aqui.

Eventos
Setembro
Outubro

Novembro
Dezembro

Divulgue
seu evento

 

Notícias

01/10/04
Antropologia
Documentário mostra situação de quilombolas de Alcântara

A situação das comunidades quilombolas do município do Alcântara (MA), uma das regiões do país que concentra maior número de comunidades descendentes de quilombos, é alvo do documentário Terra de quilombos: uma dívida histórica. O vídeo, dirigido por Murilo Santos e com financiamento da Fundação Ford, mostra as dificuldades enfrentadas pelas comunidades locais devido à falta de acesso às terras cultiváveis, após a implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), um centro de lançamentos de foguetes controlado pela Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero). O vídeo estará disponível para compra no site da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). (leia mais)

30/09/04
Fim do mito

Livro líder de vendas nos EUA mostra que estar na rede não derruba as vendas
Ao contrário do que se pensa, a disponibilização online de obras e de músicas para download não parece afetar os negócios e, ao contrário, pode auxiliar na divulgação e na distribuição de obras artísticas. O fato que comprova a tese é um fenômeno recente nos Estados Unidos: o livro "9/11 Comission Report", que relata as conclusões da comissão parlamentar que investigou a responsabilidade do governo Bush sobre o 11 de setembro, pode ser baixado gratuitamente na rede. Mesmo assim, está há nove semanas no topo da lista dos livros mais vendidos do New York Times. (Leia mais)
29/09/04
Segurança alimentar

Pesquisa avalia riscos no consumo de peixes contaminados por metais pesados
Um estudo, lançado no dia 27 de setembro pela Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (AFSSA) e pelo Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica da França (INRA) compromete-se a avaliar a relação de risco/benefício do consumo de produtos do mar, (como peixes e crustáceos), ou seja, suas qualidades nutricionais e sua contaminação advinda da poluição do meio ambiente. A iniciativa da pesquisa sinaliza a importância da articulação entre diferentes setores, como por exemplo, o pesqueiro e o de gestão das águas e do meio ambiente. (Leia mais)
28/09/04
Poluição

Mercúrio indica poluição urbana e industrial na costa brasileira
Embora as emissões de mercúrio tenham sido largamente reduzidas a partir da década de 1970, o metal ainda é emitido por fontes difusas, como componentes de lâmpadas, aparelhos de pressão e termômetros. Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) acreditam que a medida da distribuição deste elemento possa ser um ótimo indicador de níveis de poluição presentes na costa brasileira, região que concentra grande densidade populacional e de indústrias do país. (Leia mais)

Notas

Unicamp assina convênio para viabilizar
novo museu de ciência

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinou, no último dia 24, um convênio com Instituto Sangari, uma organização educacional com foco em educação básica e projetos de ciência e tecnologia. A parceria é o primeiro passo para a criação de um novo Museu Exploratório de Ciência na cidade de Campinas, que vem sendo planejado pela Universidade desde o ano passado. Serão implementados dois projetos-piloto: o Circo da Ciência, um caminhão que levará jogos educacionais sobre nanotecnologia a diferentes cidades do país, e o Desafio, que levará às escolas públicas um conjunto de atividades em grupo e exercícios visando o uso da tecnologia para a solução de problemas concretos. A intenção do convênio é também atrair outros parceiros privados para a construção do museu.

Observatório Brasileiro de Mídia é inaugurado na USP

Mais uma iniciativa voltada para o monitoramento dos meios de comunicação foi lançada, no último dia 22, na Universidade de São Paulo (USP): o Observatório Brasileiro de Mídia, resultado de uma parceria entre o Núcleo de Jornalismo Comparado da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), o Instituto Observatório Social (ligado à Central Única dos Trabalhadores - CUT) e o Media Watch Global (criado durante o II Fórum Social Mundial, com sede na França). O primeiro trabalho desenvolvido pelo Observatório é o acompanhamento da cobertura jornalística sobre o processo eleitoral na cidade de São Paulo. Através de uma metodologia que inclui o levantamento da quantidade de citações, espaço disponível na cobertura e a presença ou não de fotos dos candidatos nos jornais impressos, os pesquisadores estão acompanhando a freqüência com que cada um dos 14 candidatos à prefeitura de São Paulo aparecem nos jornais e se as informações divulgadas sobre eles são positivas, negativas ou neutras. O resultado parcial da pesquisa indica uma forte tendência da mídia a dar destaque positivo ao candidato José Serra, do PSDB. Os resultados finais da pesquisa serão divulgados no site do Observatório Social.

Mercado editorial brasileiro é fraco,
diz pesquisa divulgada no Rio

Os pesquisadores Fábio Sá Earp, da UFRJ, e George Kornis, da UERJ, divulgaram no dia 16 de setembro, na abertura de uma feira conhecida como Primavera dos Livros, no Rio de Janeiro, os resultados de um estudo que reuniu estatísticas anuais da Câmara Brasileira do Livro e do Sindicato Nacional de Editores de Livros, e comparou-as com dados de outros países. Segundo a pesquisa, enquanto o Brasil produz cerca de 1,8 exemplares por habitante a cada ano, na França, a produção anual é de aproximadamente 6,7 exemplares por habitante. Nos Estados Unidos, onde a população é 1,5 vez maior que a do Brasil, a compra de livros pelo governo destinada a estudantes é seis vezes maior que aqui. No Japão, um livro custa em média 0,35% da renda média per capita daquele país, enquanto no Brasil, apesar do preço médio de um livro ser 2,8 vezes menor que no Japão, ele representa 1% da nossa renda média per capita. A pesquisa de Earp e Kornis, que durou um ano e meio e foi financiada pelo BNDES, também revela que nos últimos oito anos o faturamento das editoras brasileiras caiu 48% e o número de exemplares vendidos diminuiu 50%.

Primeira Semana Nacional de Ciência
e Tecnologia será em outubro

A programação por Estado da primeira Semana Nacional de Ciência eTecnologia, que acontecerá entre 18 e 24 de outubro, já está disponível no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A Semana foi instituída por decreto do presidente Lula em junho e a idéia é que ela ocorra anualmente. Durante uma semana, institutos de pesquisa, universidades, centros culturais, museus e escolas de todo o país deverão realizar atividades de divulgação científica e tecnológica voltadas para estudantes e o público em geral, como festivais, feiras de ciência, oficinas, discussões públicas, e mostras de vídeos. Também fará parte da programação o evento de observação astronômica O Brasil olha para o céu, já que no final de outubro haverá um eclipse total da Lua. Na Bahia, por exemplo, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) promoverá observações astronômicas e oficinas de construção de kits didáticos sobre o sistema solar, entre outras atividades. Já na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Planetário e o Observatório da universidade receberão a comunidade para o acompanhamento e esclarecimento do eclipse por meio de palestra, sessão no Planetário e observação com telescópios.

Leia também no Radar da Ciência:

Dois Mundos, Duas Licenças

Por trás de um contrato que deve ser incondicionalmente aceito, o software proprietário esconde várias limitações aos usuários. Já as licenças livres promovem o compartilhamento.

Por: Rafael Evangelista

Gabriel Nucci, Rafael Evangelista, Marta Kanashiro, Germana Barata e Alexandra Tavares

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br
© 2001
SBPC/Labjor

Brasil