Notícias da Semana

Notícias Anteriores

Cadastre-se
Receba semanalmente as manchetes da seção de notícias.
Clique aqui.

Eventos
2006

Divulgue
seu evento

 

Notícias
09/02/06
Transgênicos
Cresce a campanha contra legalização de sementes estéreis

A tecnologia terminator nunca causou tanta polêmica como agora. Um intenso debate foi retomado porque empresas como a Monsanto e a Delta & Pine vêm exercendo pressão para encerrar a moratória global sobre as sementes estéreis geradas por essa tecnologia. Além disso, está em tramitação na câmara dos deputados o projeto de lei, da deputada Kátia Abreu (PFL-TO), que pretende legalizar o terminator no país. Dependência econômica, interferência cultural, insegurança alimentar e poluição genética são alguns dos impactos apontados por pesquisadores, povos indígenas, agricultores e representantes do Ministério do Meio Ambiente e de ONGs ambientalistas. (Leia mais)
08/02/06
Recursos Hídricos
Plano federal não irá alterar a situação da água no país, diz especialista

Com o objetivo de organizar informações sobre a água e estabelecer diretrizes para garantir seu uso até 2020, o Brasil elaborou o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), aprovado no dia 30 de janeiro pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). “No Brasil, somos especialistas em fazer planos e não em solucionar os problemas”, critica Marilene Ramos, engenheira e especialista em recursos hídricos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro. (Leia mais)
07/02/06
Demografia
São Paulo apresenta migração negativa

A migração no Estado de São Paulo está se caracterizando por um maior número de pessoas saindo do estado. Isso é o que indica a análise de José Marcos Pinto da Cunha, demógrafo e pesquisador do Núcleo de Estudos de População (NEPO), da Unicamp sobre a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) de 2004, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no final de 2005. (Leia mais)
06/02/06
Inovação tecnológica
Pesquisa desenvolve capacete que absorve mais impacto

O neurocirurgião Maurício Paranhos Torres e o químico José Roberto de Oliveira desenvolveram uma pesquisa em busca de modelos de capacetes que absorvessem mais impacto do que os modelos atuais. O equipamento desenvolvido pelos pesquisadores é capaz de absorver os 33% de impacto que não são absorvidos pelos capacetes utilizados atualmente, tem uma espessura 35% menor e é mais leve. A patente referente ao produto está em processo de concessão e a nova tecnologia já despertou a atenção de empresas do ramo. (Leia mais)
03/02/06
Estudos Populacionais
Auto-reconhecimento indígena é confundido com boom demográfico

Quando o IBGE lançou em dezembro de 2005 o estudo comparativo dos censos demográficos dos indígenas brasileiros realizados em 1991 e 2000, apontando que a população que se declarou indígena aumentou 150%, a imprensa, talvez impressionada pelos números percentuais, ignorou o fenômeno implícito nesses dados: a conscientização dos indígenas urbanos sobre a própria raça. Utilizando exaustivamente a palavra “crescimento” e apresentando centenas de dados da pesquisa, a mídia supervalorizou as duas hipóteses mais fracas levantadas pelo estudo. (Leia mais)

Repórteres da semana

Erika Blaudt, Patrícia Piacentini, Cauê Nunes,
Jacira Werle e Daniela Klebis

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br
© 2001
SBPC/Labjor

Brasil