Glossário

Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos do Mar (CNUDM): É o objeto jurídico que dispõe sobre o uso de todos os espaços marítimos e oceânicos do mundo. É a referência global para a normatização e legislação sobre a utilização do mar e de seus recursos, juntamente com o capítulo 17 da Agenda 21 (o documento resultante da convenção Rio 92).

Fechar

Espécime: É um único indivíduo. Por exemplo, um bicho ou planta. Não confundir com espécie, que é um conjunto de organismos capazes de reproduzirem-se entre si.

Fechar

Atóis - Nome usado para designar recifes de coral que sejam circulares ou ovais, com uma borda de recife envolvendo uma laguna central. Interupções na borda de recife podem conduzir ao lago protegido.

Fechar

ZEE - Representa o mar e o subsolo submarino que se estende entre as 12 milhas de mar territorial até o limite de 200 milhas, podendo ultrapassar este limite nos locais onde a plataforma continental for comprovadamente mais larga, como ocorre na região da desembocadura do Rio Amazonas. Vale lembrar que o limite de mar territorial e a ZEE se aplicam também no entorno das ilhas oceânicas, o que aumenta consideravelmente a área de mar sob jurisdição nacional.

Fechar

Norte, Nordeste, Central e Sul: São as regiões da costa brasileira, segundo a divisão feita pelo projeto:

• Costa Norte - Da Foz do Rio Oiapoque à Foz do Rio Parnaíba
  • Costa Nordeste - Da Foz do Rio Parnaíba até Salvador, incluindo F. de Noronha, Atol das Rocas, e o Arquipélago de São
  • Pedro e São Paulo.
  • Costa Central - de Salvador ao Cabo de São Tomé incluindo as ilhas de Trindade e Martins Vaz
  • Costa Sul - Cabo de São Tomé ao Chuí.

Fechar

Famílias e ordens: Agrupamentos criados pelos cientistas para descrever semelhanças entre organismos. A escala taxonômica vai de Reino (categoria mais geral e abrangente) até espécie, passando por filo, classe, ordem, família e gênero. Nestas categorias os organismos são classificados, segundo seus parentescos. Por exemplo: Gatos e cães são ambos da Classe Mamalia (mamíferos), mas diferem quanto à família. Cães são da família Canidae e gatos são da família Felidae. De família até os grupos mais baixos na escala, cães e gatos não são mais agrupados juntos.

Filo: (do latim phylum) A maior divisão dentro de um reino de organismos. Por exemplo, dentro do reino Animalia (dos animais), temos diversos filos. O dos Artrópodos, por exemplo, engloba as Classes dos Crustáceos, dos Insetos e dos Aracnídeos. O Filo dos Cordados, engloba os vertebrados. No reino Plantae (dos vegetais), se utiliza o nome Divisão no lugar de Filo.

Fechar

Coletas: atividade básica de ir ao ambiente natural capturar organismos vivos. É praticada por biólogos, ecólogos, botânicos, zoólogos, oceanógrafos, etc.

Fechar

Triagem: É a etapa do trabalho onde se separa os animais do material que vem junto com eles. No caso do REVIZEE a coleta era feita apanhando-se a lama do fundo do mar com uma draga. Os biólogos, então, triavam esta lama, separando os pequenos organismos que vivem ali.

Fechar

Mangues: Nome dos ambientes que se formam na foz ou delta de um rio, quando desemboca no mar. O encontro de águas doces com águas salgadas produz um ambiente particular, habitado por espécies (tanto animais como vegetais) adaptadas às condições químicas e físicas do mangue.

Fechar

Identificação: Consiste em atribuir a um espécime (recém trazido da natureza, por exemplo) o nome científico, através da comparação com outros espécimes de coleções já identificados.

Fechar

Biota: É um nome genérico que é utilizado quando se pretende aludir ao conjunto total de organismos que habitam um local, sem fazer distinções de grupos, por exemplo, animais ou vegetais. A biota de um determinado local envolve quaisquer organismos vivos que habitem este local, desde microorganismos até vertebrados.

Fechar

Coleções: São o resultado do trabalho de catalogação de biodiversidade. Uma coleção é representativa da biodiversidade de algum local, ou grupo de organismos. É composta por espécimes fixados, resistentes à decomposição.

Microorganismos
: termo geral que se refere à organismos somente visíveis através de microscópio. Geralmente são compostos por uma única célula.

Fechar

Bentônicos: Os organismos marinhos são comumente divididos em três grupos quanto à sua capacidade de locomoção:

• Planctônicos - microscópicos e flutuantes, que movem-se junto com a maré.
  • Bentônicos - Movem-se pouco ou não se movem. Habitam geralmente o fundo arenoso ou rochoso do mar. Ex.: estrelas do mar, ouriços, caranguejos e siris.
  • Nectônicos - Movem-se livremente pela água. Ex.: peixes, baleias, golfinhos, lulas.

Fechar

Hábitos de vida: São o conjunto de comportamentos que caracterizam uma dada espécie na natureza. Um animal pode ter hábitos parasitários e viver no interior do corpo de algum outro animal. Ou ter hábitos de vida livre e habitar o solo. O termo envolve ainda o que o organismo come, como se reproduz, como se locomove.

Fechar

Celenterologia: Ciência que estuda os celenterados. Celenterados são animais muito antigos e simples que são formados quase que só por uma boca e um saco digestivo, para onde o alimento é enviado. Os corais e anêmonas são exemplos de celenterados.

Fechar

Octocorais: Um grupo de corais que produzem colônias moles. São abundantes no Brasil.

Fechar

Abundância: Representa a quantidade da espécie que existe em um dado local. Geralmente é dada como uma informação de densidade. Para plâncton marinho usa-se quantidade de células por centímetro cúbico. Para insetos no solo da mata pode-se usar número de insetos por metro quadrado.

Fechar

Fotossíntese: Síntese de substâncias orgânicas mediante a fixação do gás carbônico do ar através da ação da radiação solar. A clorofila tem participação fundamental nesse processo.

Fechar

Bancos submersos: Cadeias de montanhas submarinas. No Brasil, temos por exemplo, os banco da Cadeia Norte brasileira, ao largo do litoral cearense, os da Cadeia Norte de Abrolhos, na Bahia e os da Cadeia Vitória-Trindade, no Espírito Santo.

Fechar

Bioma: Amplos espaços terrestres, caracterizados por tipos fisionômicos de vegetação semelhantes. Exemplo: o bioma da Floresta Amazônica, do Cerrado, etc.

Fechar

Marisma: Formação pantanosa plana, costeira, em águas rasas e inundada nas marés cheias. Normalmente com vegetação de gramíneas.

Fechar

Quimiossíntese: Processo de produção orgânica independente da luz, onde a fonte de energia é obtida de reações químicas de compostos como os do enxofre e os do ferro, realizado por algumas bactérias.

Fechar

Restinga: Depósito de areia emerso, baixo e plano, fechando ou tendendo a fechar uma reentrância mais ou menos extensa da costa. Nesse ambiente ocorrem comunidades vegetais e animais característicos.

Fechar

Ecossistema: Um ecossistema costuma ser entendido como a soma das populações animais, vegetais e de microorganismos que ocorre em uma área. Neste conceito entram também as características físicas como temperatura, umidade e incidência de luz solar.

Fechar

Colônias: Os corais adultos são tipicamente chamados de colônias. Cada colônia pode conter centenas de indivíduos.

Fechar

Antozoários: São o tipo de corais responsáveis pela maior parte das formações de recifes no Brasil.

Fechar

Endemismo: Diz-se que uma espécie é endêmica quando ela ocorre somente em uma região geográfica restrita. Espécies endêmicas são mais facilmente ameaçadas de extinção, bastando para isso que sua pequena área de ocorrência seja destruída. Um exemplo de espécie endêmica seria o Mico-leão-dourado.