O DEBUG e seu uso: um 
            pequenino exemplo de aula de computação 
            
            O DOS, que todos nós já esquecemos em função das facilidades gráficas 
            do Windows, tinha algumas ferramentas realmente interessantes de programação. 
            Hoje em dia existem pacotes de programas muito mais sofisticados, 
            como os da Borland, que rodam em Windows. Mas o interessante do Debug 
            do DOS é que ele existe em qualquer computador com qualquer versão 
            do programa, e é pequeno e fácil de usar. Se você é curioso e quer 
            ver como funciona o computador por dentro, não se assuste: é possível 
            entrar e sair de dentro da máquina sem quase nenhum arranhão... 
            
            1 - Chame uma janela do MS-DOS no "Menu Iniciar" do Windows. Escolha 
            o ícone "prompt do ms-dos". Abrirá uma janela em fundo preto com o 
            prompt do DOS esperando um comando seu. 
            
            2 - Chame o programa Debug. Para isso digite no prompt: debug sem 
            nenhuma pontuação no final. você notará que o prompt muda de c:\windows> 
            para apenas um tracinho "-". Este é o prompt do debug, que já está 
            rodando, e espera de você um comando. Neste ponto pode ser interessante 
            você chamar a ajuda do debug. Para isso digite no prompt "?". A lista 
            de letrinhas que aparece são comandos que você pode usar no debug. 
            Cada uma delas ajuda o programador em um certo aspecto do trabalho. 
            
            
            3 - Nossa aula de computação número 1: Digite no prompt o comando 
            "u". Significa "unassemble". Com isso você estará revertendo 
            as instruções presentes na memória RAM do seu computador em código 
            assembler. O interessante é que isso está acontecendo em tempo real: 
            são as instruções atuais que o seu computador está rodando. Você está 
            dentro da máquina! O "u" digitado sozinho faz o debug reverter as 
            instruções no primeiro endereço de memória RAM disponível. Isso deve 
            corresponder a 166B:0120. Esta primeira coluna são endereços de memória, 
            onde as instruções dos programas estão guardadas. A coluna do meio 
            são instruções da máquina: mov, add, push, pop, etc. São instruções 
            em Assembler. A terceira e última coluna são os dados e endereços 
            de memória onde o chip deve executar as instruções. 
          Simples não? Por hora ficamos 
            por aqui. Para aprender a programar em Assembler vai um longo caminho 
            que não é possível descrever neste espaço. 
            
            4 - Saia do debug e volte o prompt do DOS. Digite "q" no prompt do 
            debug. Siginfica "quit". O debug some e dá lugar ao prompt inicial 
            do DOS c:\windows>. Saia agora do dos digitando "exit". De volta ao 
            windows! 
          E de volta ao texto...