Barra de navegação do site

Página inicial Carta ao Leitor Reportagens Notícias Entrevistas Resenhas Radar da Ciência Links Opinião Observatório da Imprensa Busca Cadastro

 

Resenhas Anteriores

A leitura da obra de Philippe Ariès nos permite ter contato com uma produção historiográfica notadamente datada. A primeira edição brasileira é a tradução de uma versão francesa de 1973, um resumo do estudo original publicado em 1960. A década de 1960 foi um período de consolidação do chamado movimento da "história nova", corrente que é apontada por alguns como responsável por uma "revolução francesa da historiografia". O estudo de Ariès possui dois fios condutores: o primeiro é a constatação de que a ausência do sentido de “infância”, tal como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano, até o fim da Idade Média, abre as portas para uma interpretação das chamadas “sociedades tradicionais” ocidentais. O segundo é que este mesmo processo de definição da infância como um período distinto da vida adulta também abre as portas para uma análise do novo lugar assumido pela criança e pela família nas sociedades modernas.

  Por Daniel Chiozzini

Poemas para brincar, de José Paulo Paes foi publicado em 1990 e já foi reeditado mais de 16 vezes. Garantiu ao autor o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil, enquanto as ilustrações de Luiz Maia receberam o Jabuti de Melhor Ilustração de Livro Infantil e Juvenil. O livro é composto de 12 poemas curtos, com versos de medida irregular, mas predominantemente rimados. O poema de abertura, “Convite”, já deixa clara a idéia de sustentar o livro todo: produzir um encômio da poesia no mundo das crianças, acentuando nela o que tenha de prática, divertida e sempre cambiável, como um lugar de resistência do frescor e da novidade em meio ao cansaço inevitável das demais brincadeiras. No conjunto, os poemas têm um jeito de distração suave na iminência de alguma melancolia. Como se a poesia da criança fosse, de fato, um respiro de memória amena num inevitável cansaço adulto.

  Por Alcir Pécora

 

Atualizado em 10/12/2005
http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br
© 2004
SBPC/Labjor
Brasil